Super Spacefortress Macross

5 de agosto de 2019

Super Spacefortress Macross (超時空要塞マクロス) é um jogo de tiro com rolagem vertical desenvolvido pela NMK e lançado originalmente pela Banpresto nos fliperamas em setembro de 1992, no Japão.

Baseado no filme The Super Dimension Fortress Macross: Do You Remember Love? (1984), este shoot ’em up parece bastante com outros títulos do gênero de sua época, mas teve seu nível de dificuldade planejado para acomodar os novatos.

Embora Super Spacefortress Macross tenha boa jogabilidade, gráficos e trilha sonora, não foi portado para nenhuma outra plataforma. Entretanto, o shoot ’em up ganhou duas sequências, o Super Spacefortress Macross II (1993) e o Macross Plus (1996).

Vídeos

Acima, temos Super Spacefortress Macross sendo apresentado e comentado em mais um Fliperama Nostálgico, um quadro do canal Defenestrando Jogos. O vídeo é divertido, bastante informativo e nos trouxe várias informações e curiosidades, dados que usamos nesta publicação.

Exibir conteúdo: Mais vídeos

Enredo

No meio de uma guerra entre humanoides aliens gigantes chamados Zentradi, a única defesa humana é a Fortaleza Espacial Macross, a qual abriga milhares de civis na Cidade de Macross. As instituições e os civis sabem que a Terra foi atacada, mas desconhecem o que aconteceu aos humanos no planeta. Contudo, é revelado que os machos Zentradi estão numa luta contra as suas contrapartes fêmeas: As Meltlandi. Ambos os gêneros, produzidos pela guerra, têm eventualmente seus valores em choque, devido ao seu contato com a cultura humana, particularmente com a música e o amor.

Os pilotos de elite dos caças VF-1 Valkyrie Max Jenius e Hikari Ichjyuo deve entrar em combate contra os Zentradi através da Cidade Macross, os Anéis de Saturno e a superfície de uma Terra devastada, até travarem a batalha final contra Boddole Zer.

Gameplay

Super Spacefortress Macross tem o gameplay parecido com o Raiden, com os caças Valkyrie podendo ser transformados em um dos três diferentes modos, desde que coletado o power-up apropriado: no Modo Caça, a nave faz disparos espalhados; no Modo Gerwalk, se dispara um laser estreito e poderoso que atravessa os inimigos; e o Modo Battroid conta com mísseis teleguiados. A intensidade dos ataques podem receber três níveis de upgrades se recolher outro power-up. Existem também bombas que servem para limpar praticamente toda a tela de inimigos com apenas um tiro.

Quando a rara armadura “A” é obtida, o VF-1S se torna um Armored Battroid que pode lançar granadas com misseis. Enquanto esta armadura está sendo usada, todos os power-ups que são recolhidos viram pontos de bônus. Depois de levar um tiro, a armadura some.

Até duas pessoas podem jogar Super Spacefortress Macross ao mesmo tempo, simultaneamente. Eles devem detonar hordas de inimigos até a batalha final com o chefão de cada fase, podendo recolher medalhas e as raras bonecas Minmay através dos níveis para aumentar a pontuação.

Super Spacefortress Macross tem sete fases baseadas em cenas do filme original e, entre elas, tem cutscenes que recriam partes do filme e ilustram o roteiro. Depois que se vence o chefão final da última fase, o jogo recomeça automaticamente, devendo as sete fases ser vencidas de novo para o game ser finalmente zerado, quando a tela com os créditos rolam e tal.

Curiosidades

  • Este jogo é conhecido no Japão como “Chou-zikuu Yousai Macross”, traduzido do japonês como “Super Spacefortress Macross” mesmo;
  • Macross é um dos mais importantes animes da época. Depois da série original em 1982 com 36 episódios, lançaram o filme de 1984, no qual este jogo foi baseado. Mais tarde, veio o Macross Flashback 2012, Macross II, Macross Plus (1994, quatro OVAs e um filme), Macross 7 (1993, 49 episódios de TV, 2 OVAs em um filme) e Macross 7 Dynamite (4 OVAs);
  • O filme de 1994 foi escrito de forma a possibilitar ser entendido sem conhecer nenhuma das séries de TV. Desta forma, muitos eventos tiveram que ser alterados. O Studio Nue chegou a considerar uma linha alternativa da série original, mas, no primeiro episódio de Macross 7, é estabelecido que o DYRL existe dentro da continuidade oficial de Macross;
  • Vários brinquedos Valkyrie foram posteriormente convertidos em um autobot (Transformers) chamado Jetfire. Eles foram proibidos de usar uma Valkyrie no programa de TV, então a versão animada foi redesenhada e renomeada “Skyfire”. Uma versão animada do Jetfire apareceu apenas uma vez no comercial do brinquedo Jetfire;
  • Macross também é conhecida mundialmente como a primeira saga de Robotech. As outras duas sagas adaptadas são Southern Cross e Genesis Climber Mospeada;

Tabela de recordes

A tabela de recordes padrão, tem os nomes de vários personagens do anime:

  1. 3210 1 HIKARU
  2. 2940 1 MAGS
  3. 2390 1 MINMAY
  4. 2020 1 MISA
  5. 1780 1 FOCADOR
  6. 1130 1 CLODIA
  7. 1070 1 KAKIZAKI
  8. 850 1 BRITAI
  9. 380 1 MIRIA
  10. 170 1 BODDLEZE

Staff

  • Designers gráficos: Ikezu Kenzi, Wisaku, NA, Kate Seki, Nao, Mingmei
  • Programação: Ore Dayo, Tommysan
  • Sons: Hide-Kaz, Papa, Manabu Namiki (Taro)
  • Hardware: Yuki, Drunker, Tuna Banan
  • Produção: Toshifumi Kawashima
  • Planejamento: Masahiko Takahashi

Screenshots

As screenshots acima foram ampliadas. A resolução 224 x 256 pixels.

Fontes, mais informações e outros shoot ’em ups

Deixe um comentário

  • Inscreva-se na nossa newsletter!

  • Nos siga nas redes sociais!

  • Páginas

  • Áreas especiais

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2019 Gaming Room - Powered by Facínora!