4 fáceis modos de fazer o seu jogo mais conveniente

30 de agosto de 2016
4 fáceis modos de fazer o seu jogo mais conveniente

Este é um tutorial que eu vi na página RPG Maker Web que ensina quatro modos bem fáceis para você deixar o seu projeto no RPG Maker, seja lá qual versão você use (ou quem sabe em até outras ferramentas), que eu traduzi e vou arquivar aqui, pois achei bem relevante.

Ele foi escrito por um sujeito que se identifica como Nick Palmer, no dia 30 de agosto de 2016.


Antes de mais nada: Eu não estou falando em como fazer o seu jogo FÁCIL. Dificuldade é algo que muitas pessoas querem em seu game. O que nós queremos eliminar é, na verdade, é o aborrecimento do jogador.

Uma das coisas mais frustrantes nos jogos, pelo menos para mim, são coisas que demoram muito ou são apenas complicadas sem ser desafiadoras. Então, vamos dar uma olhada em alguns simples modos que nós poderemos diminuir a chateação do jogador, sem facilitar o game em si.

Tutoriais Puláveis

Ok. Estamos ligados. O seu game apresenta umas mecânicas únicas que precisam de ser explicadas detalhadamente. Isso é realmente bom.

Quando eu estou jogando o seu game pela segunda vez, ou eu já dei uma lida nestas mecânicas antes de começar, eu não preciso de ficar 10 minutos esperando o personagem explicá-lo para mim. Adicione um jeito de pular (o famoso “skip“) o tutorial ou pular ele totalmente.

SkippableTutorials

O Final Fantasy VI fez um excelente trabalho com isso, te dando um monte de tutoriais, mas que não obrigava o jogador a ler eles todos, caso ele já conheça as mecânicas do jogo, bastando não falar com os NPCs que ofereciam os tutoriais. Você não precisa de fazer isso de forma que eu possa evitar de falar com todos eles juntos, mas se isso se encaixa melhor no seu jogo, tudo o que você precisa fazer é colocar uma opção tipo “Não, eu não preciso disso” para quando o tutorial iniciar.

Tutoriais, para quem já conhece o jogo, são desnecessários.

Me dê algum modo de eu lembrar o que estou fazendo

A vida nem sempre coopera com o meu desejo de jogar os games (honestamente, tem um jogo que eu gostaria de estar jogando agora mas, ao invés disto, eu estou escrevendo este artigo). Quando as coisas começam a me deixar ocupado, pode durar semanas ou até meses para eu jogá-lo de novo.

Já é ruim o suficiente ter que me acostumar com a mecânica do jogo, o que dirá ter que lembrar o que eu estava fazendo, em termos de enredo, etc?

Me providencie um modo de ter uma referência para o que eu preciso de fazer. Isso pode ser feito de vários modos. Diários de quests são, provavelmente, o modo mais popular, mas o meu favorito é uma opção de chat entre o grupo.

PartyChat

O primeiro jogo que eu lembro que fazia isso é o Phantasy Star IV e eu sempre me lembro disso. Era um jeito fácil de recolher informação sobre onde eu tinha que ir no momento, e isso também garante  uma caracterização extra divertida para os personagens jogáveis.

Claro, um diário de quests é melhor para registrar missões secundárias, então, se você tiver várias destas, eu sugiro fazer  ambos.

Faça o jogo me informar quando eu terminar de fazer algo

Como nós já falamos no tópico anterior, eu tenho a memória de um peixinho dourado.

Algumas vezes, quando eu estou fazendo uma missão secundária, eu esqueço o quanto de algo que eu preciso. Ou quanto eu tenho. Toda vez que isso acontece, isso significa que eu tenho que voltar ao menu, ir no diário de quests (se você tiver um. se não tiver, eu tenho que voltar até achar quem me enviou na missão!) para verificar o quanto eu preciso e voltar a tela de itens para ver o quanto eu tenho.

Sim. Isto não é a pior coisa do mundo, mas eu já me encontrei checando 3 a 4 vezes durante uma quest. “Ah! Eu esqueci de checar que alguém dropou umas das coisas que eu preciso. Tenho que olhar de volta no menu.”

QuestUpdate

Um bom modo de ajeitar isso é fazer o game lhe DIZER quando você recolheu o suficiente de algum item, ou falou com as pessoas certas, etc. a fim de terminar a quest. Apenas faça o personagem falar consigo mesmo ou com o grupo para declarar que a quest terminou. Como um bônus extra, faça isso dizer pra mim onde eu tenho que entregar (os itens, etc.), também!

É um pequeno toque, mas ele poupa bastante tempo para os seus jogadores, especialmente se eles são como eu.

Atalhos em calabouços (dungeons)

Eu já rodei até o fundo das cavernas, já naveguei através das armadilhas e quebra-cabeças, eu aniquilei o monstro aterrorizando a cidade.

Agora eu tenho que fazer tudo de novo, só que ao contrário. Veja, aqui está. Eu já fiz a parte desafiadora. tudo o que você quer que eu faça é refazer tudo o que eu já fiz. Me deixe sair fora!

Tem vários jeitos de fazer isso. Skyrim oferece isso tendo algo perto da sala final que te teleporta de volta ao início do calabouço. O Dragon Quest, os jogos do Pokémon (exceto o Pokemon GO, é claro), o Phantasy Star e os Might & Magics (dentre outros) oferecem itens ou feitiços que te fazem sair fora de um calabouço imediatamente. Tokyo Mirage Sessions ♯FE combina as duas coisas e ainda coloca teleportes para você sair do calabouço.

shortcut

Atravessando de novo a mesma área pela segunda, terceira ou quarta vez não o faz um jogo difícil. Faz ele consumir tempo e ser monótono. Não faça seu game ser tedioso.


O principal objetivo é fazer o jogo ser desafiador e divertido. Ninguém quer jogar um game lento e gordo. Adicionando melhorias que implicam em aumento na qualidade de vida faz o jogador se preocupar com o que realmente importa no jogo.

E sobre o seu jogo? que métodos você usa para fazer o jogo mais conveniente para os jogadores? O que você achar deste e outros métodos de melhoras de “qualidade de vida” nos games? Precisa de algum conselho em sua própria mecânica? Deixe-nos um comentário!

Saiba Mais

  • Eu concordo com o artigo como um todo, embora tenha feito algumas pequenas modificações. São muito boas as dicas, em especial a primeira, um erro que eu vejo recorrente em vários projetos nacionais. Inclusive, eu expandiria o primeiro item também para as intros dos games. Realmente, esses jogos onde você tem que ficar apertando ENTER toda hora, pra ler textão, enchem o saco.
  • Artigo original – em inglês.

Um comentário para “4 fáceis modos de fazer o seu jogo mais conveniente”

  1. João Pedro Nogueira disse:

    Sensacional, parabéns pelo artigo.

Deixe um comentário

  • Seja social e nos siga!

           
  • Páginas

  • Tags Especiais

  • Categorias

  • Parceiros

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2017 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.