Convertendo MP3 Para O RPG Maker 2000

18 de setembro de 2011

Convertendo MP3 Para O RPG Maker 2000

O RPG Maker 2000 não suporta MP3 originalmente. Existe uma dll que ele usa, que é responsável por reproduzir sons que apenas em .WAV mas não em MP3. Na época em que o rm2k foi lançado, foi na época dos Pentiuns 166 mhz. Em 97, a melhor máquina que existia era o pentium pro 233 mhz. Eles mal conseguiam reproduzir MP3, quanto mais processar tudo o que este maker necessitava. [1]

Posteriormente surgiriam patches para usar MP3 neste maker. Com excessão, talvez, do Ineluke’s patch, nem sempre estes funcionavam bem. Sem contar que tem gente que prefere usar o RPG Maker 2000 ainda em seu estado “puro”, sem patches ou hacks. Também, muitas vezes, ao trabalhar nos projetos, as músicas do RTP do RPG Maker 2000, ou as midis que encontramos por aí não satisfazem, por um motivo ou outro. Não saber compor midis com as músicas de nossa autoria é um destes motivos.

Por outro lado, o RM2K suporta arquivos .WAV, tanto para efeitos sonoros como músicas de fundo, podendo resolver o problema. O único porém, é que apenas converter um MP3 para WAVE pode gerar um arquivo enorme, dificultando a distribuição do seu game sem contar no lag.

Pensando nisto, estamos postando este tutorial/dica que ensina como fazer esta conversão de um jeito apropriado, obtendo resultados adequados para seu game.

São apenas 4 simples passos, sendo o mais importante o último, que especifica o formato com melhor qualidade/menor tamanho compatível com o RPG Maker 2000 (PCM 16bit 22,050Hz Mono).

  1. Primeiro você vai precisar da música que você quer importar para o seu game. Se caso for de algum cd de áudio, você devera ripar a música e salvar o output para WAVE ou MP3 (pode usar outro formato aqui, mas tem que ver se é compatível com o programa conversor de áudio que você pretende usar). Caso seja WAVE, provavelmente você vai ter um arquivo de música ainda muito grande (provavelmente 11 mb por minuto) para ser usado de modo eficiente no seu game. Um programa freeware que pode ripar CDs de áudio é o Free CD Ripper.*
  2. Agora você vai precisar de um programa que converta áudio no formato original para arquivos .WAV, podendo escolher a qualidade de saída. Alguns programas gratuitos que podem fazer isto são o Format Factory e o X2X Free Audio Converter. Dependendo do programa, você pode usar até vídeos como arquivo de entrada, gerando o WAVE a partir de seu áudio.
  3. Converta a música/som para o formato PCM 16bit 22,050Hz Mono, o qual é um formato adequado para o rm2k, com qualidade decente e tamanho pequeno. Uma música com duração normal, pode ficar com menos de 1mb de tamanho. Se mesmo assim achar o arquivo de saída grande, experimente diminuir o Hz ou converter pra 8bit, mas lembre-se de deixar PCM. De outra forma, o maker não reconhecerá o .WAV
  4. Importe o arquivo .WAV como música (Music) no seu projeto do RPG Maker 2000. Mude o tipo para .WAV na caixa de dialogo que escolhe o recurso.

* se o seu Ripper tiver a opção de salvar em WAVE já na qualidade PCM 16bit 22,050Hz Mono, você pode ignorar os passos 2 e 3.

Créditos

  1. Por: LichKing
  2. Tutorial usado como base: Mp3 Ro Wav: Very Effective Way por Ninja666.
  3. Informações Técnicas sobre MP3 no rm2k por Guimax, da Powerfull BR Workforce

Deixe um comentário

  • Seja social e nos siga!

           
  • Páginas

  • Tags Especiais

  • Categorias

  • Parceiros

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2017 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.