Lloyd’s Beacon No RPG Maker

16 de setembro de 2011

Lloyd's Beacon No RPG Maker
Lloyd’s Beacon é uma magia/skill da série de Role Playing Video Games criada por Jon Van Caneghem, Might And Magic. O funcionamento desta magia é a seguinte: quando é escolhida para usar, ela dá duas opções para o jogador, Set (Define O Lugar) e Teleport (retorna ao lugar marcado previamente com o Set). Ou seja, com o Lloyd’s Beacon você pode marcar um determinado ponto em algum mapa, e teleportar pra ele, quando estiver em outro ponto.

É uma magia extremamente útil em um game, para o jogador. Por exemplo, o jogador chega num ponto onde tem um grupo de monstros muito forte, mas está sem HP suficiente para enfrentá-los. Daí ele usa o Lloyd’s Beacon e marca o lugar do mapa (beacon é um termo em inglês para um dispositivo desenvolvido especificamente para atrair atenção para um local designado. Traduzindo literalmente significa farol), volta para a cidade, recupera HP, compra ítens que recuperam HP e volta para o lugar dos monstros, sem ter que percorrer todo o caminho de volta, economizando tempo e HP para os eventuais desafios que surgem no processo.

Este tutorial vai ensinar como criar essa magia/skill num projeto do RPG Maker 2000 e 2003. Alguém com experiência pode usar a lógica para o RPG Maker XP, VX ou até outros makers. A dificuldade deste tutorial não é difícil, basta ter experiência com switches, parallel processes, eventos e eventos comuns. Eu diria também que é um bom exercício para servir de base para aprender coisas mais avançadas como programação por eventos.

Criando O Skill

Pois bem, o primeiro passo é criar o skill. Vá no Database (aperte F8) e na aba Skills e crie um novo skill, chame de Lloyd’s Beacon, classifique como Switch, coloque o custo de MP que você quer, marque apenas a caixa “Field” no Available In e no On Switch, crie um switch chamado Lloyd's Beacon e deixe este lá. Não usei nenhum efeito sonoro, pois antes de marcar ou teleportar, vai aparecer uma caixa de mensagem. Daí você pode definir sons distintos para ambas as ações, se quiser. O que você colocar no Using Message parece não ter muito efeito. Aqui ficou assim:

Skill Lloyd's Beacon Criado

Skill Lloyd's Beacon Criado. Clique para ampliar.

O Skill Sendo Chamado

Se você tiver testado seu jogo, verá que o skill já está disponível na lista (se tiver habilitado para o nível do seu herói, é claro). Mas não acontece nada, pois ele só ligou o switch Lloyd's Beacon, mas isto não tem efeito vísivel, no gameplay. O que eu fiz depois foi então criar um Common Event (evento comum) que é ativado assim que este switch é ligado. No Event Start Conditions marquei Parallel Process e no Appearance Conditions Switch coloquei o switch Lloyd's Beacon que criei.

Agora você vai precisar de criar trê variáveis, que serão usadas para marcar as coordenadas X e Y num determinado mapa. Estas variaveis vão determinar o exato ponto em que o herói vai teleportar ou marcar para teleportar, usando as opções Set e Teleport, respectivamente. Então eu criei Lloyds's Beacon X, Lloyds's Beacon Y e Lloyds's Beacon MAP.

Criei uma escolha para o jogador com duas opções, Definir e Teleportar, que fazem o que descrevi no início deste texto. Na case Definir, o Common Event vai setar estas três variáveis acima. Na case Teleportar, ele vai mandar o herói para o ponto e o mapa definidos anteriormente com Definir, chamando o comando Goto Memorized Place. Este comando tira os dados do lugar memorizado das três variáveis que criei:

goto memorized place

Goto Memorized Place. O comando que teleporta o herói baseado em dados de variáveis.

Quando terminar o fork, não deixe de desativar o switch Lloyd’s Beacon! Senão o jogo vai entrar em um loop infinito, pois com ele ligado, o Common Event é sempre chamado.

Você pode também criar um fork que impede o uso do Lloyd’s Beacon. Por exemplo, em algum mapa com propriedades mágicas que impedem o uso de magias de teleporte, as tentativas de se usar esta magia irão sempre falhar. Para isto, basta criar um evento nestes mapas que precise do switch Lloyd's Bacon ON e Event Start Conditions como Auto Start. Fica tipo assim:

nobeacon

Evento que faz falhar o Beacon. Ele deve ser colocado em qualquer mapa em que não se queira permitir o uso do skill. Clique para ampliar esta imagem.

Você pode colocar mensagens e sons dentro dos cases à seu gosto. O código completo do Common Event Lloyd’s Beacon ficou assim (código exportado com o RMEventFactory, portanto não fica exatamente igual o que fica no RPG Maker 2000.):

<> Comment: ESTE FORK ABAIXO É OPCIONAL. SERVE PARA FALHAR OU NÃO A 
:        MAGIA CASO SEJA USADO EM ALGUM LUGAR PROIBIDO.
<> Fork Condition: If Switch [4] == OFF then ...
  <> Comment: A MENSAGEM ABAIXO USA AS VARIÁVEIS DO RM2K*
  <> Show Choices: Definir/Teleportar (\V[0001],\V[0002]) (Option #2 as default)
 : [Definir] Handler (Option #1)
  <> Change Variable: [1] = X position on map (tiles) of hero
  <> Change Variable: [2] = Y position on map (tiles) of hero
  <> Change Variable: [3] = Map ID of hero
  <> Play Sound Effect: Success2, Volume 100%, Speed 100%, Pan Center
  <> Show Message: Posição do Beacon Definida
  <>
 : [Teleportar (\V[0001],\V[0002])] Handler (Option #2)
  <> Play Sound Effect: Teleport2, Volume 100%, Speed 100%, Pan Center
  <> Go To Memorized Location: Map V[3], (V[1], V[2])
  <> Show Message: A magia Lloyd's Beacon te levou ao lugar marcado.
  <>
 : End of choice
 <>
: Else ...
 <> Show Message: Sua magia falhou.
 <> Play Sound Effect: Fall1, Volume 100%, Speed 100%, Pan Center
 <> Comment: DESLIGUE O SWITCH QUE PROIBE O LLOYD. É IMPORTANTE, CASO 
 :        CONTRARIO O SKILL VAI SEMPRE FALHAR.
 <> Change Switch: [4] = OFF
 <>
: End of fork
<> Comment: DESLIGUE O SWITCH QUE CHAMA O EVENTO, SENÃO VAI DAR LOOP!
<> Change Switch: [3] = OFF
<>

*Algumas mensagens deste código e do minigame usam os códigos de mensagens do RPG Maker 2000. Para mais informações, leia este post.

A janela ficou assim:

common event

O Common Event em seu estágio final. Clique para ampliar a figura.

Finalizando

Bom, não tem muito segredo nesse sisteminha. Vale a pena observar a posição dos forks, as variáveis e as condições para chamar os eventos. É pouca coisa mas qualquer errinho pode bugar o skill. Você pode personalizar e incrementar do jeito que você quiser também, usando figuras, vídeos, etc.

O minigame e o tutorial foram feitos usando o RPG Maker 2000 1.05b com o database em português (usei o Database do RPG Maker 2000 em Português BR para isto).

Para rodar o minigame/demo, você vai precisar do RTP do RPG Maker 2000 instalado no seu sistema, e de descompactar o arquivo com algum utilitário como o izARC.

Copyright

Qualquer um pode usar este tutorial no seu game ou projeto. Você pode distribuir este tutorial e o minigame do jeito que quiser, mas dando os nossos devidos créditos (não seja incrivelmente mediocre falando que você é o autor de um tutorial tão simples e cite a fonte):

Créditos

  1. Autor: LichKing (http://www.gamingroom.net)
  2. Conceito Original tirado dos Might And Magic’s
site ou autor do arquivo Gaming Room tamanho do arquivo 390kb licencaFreeware sistemas operacionais compativeisWindows 95/98/98SE/Me/2000/XP/Vista/7 Download

Deixe um comentário

  • Seja social e nos siga!

           
  • Páginas

  • Tags Especiais

  • Categorias

  • Parceiros

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2017 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.