Score Com Pictures

10 de setembro de 2010

Segue um tutorial feito por Kenny, de scores e usando pictures:

Introdução: Beleza pessoal? Resolvi fazer o meu décimo tutorial especial. Algo bem legal mesmo, útil e difícil para iniciantes. O sistema será de pontuação, algo como, se você pegar o cristal vermelho, ganha 1 ponto, o amarelo 2, o azul três e o preto faz você perder 2 pontos. Esse sistema é muito bom para mini-games, para dar mais dinâmica ao seu jogo. Muito bem, como trabalharemos com pictures, precisarão de 10 figuras, a do número 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. Como pode ser difícil achá-las, vou anexar ao tutorial as figuras que eu tenho.

Passo 1: Recorte as figuras e colo na pasta pictures do seu RTP.

Passo 2: Agora abra seu RPG Maker. Dê um F8 para ativar o database. Vá em Commom Events e crie um evento chamado Score. Coloque como Parallel Process, e uma switch chamada score ligando o evento. Bem; vamos ao que interessa: dê um wait de 0.1 segundos para evitar bugs. Certo, agora abra uma fork conditions. Abriu? Agora crie uma variable chamada Score. Já criou? Certo. Selecione-a, coloque 0 e same, e não deixe a caixa embaixo marcada.

– Pô Kenny, não entendi pitangas!
– Certo, eu ajudo. O que você fez foi criar um sistema, de quando a pontuação do herói for 0.

Entendeu? Agora vamos continuar: dentro da Fork, dê um Show Picture com a figura do número 0. Em direction, coloque X – 150 e Y – 15. Assim,a figura 0 ficará no topo e no meio da tela. Ah! Em magnification coloque 200, pra figura ficar um pouquinho maior.

Certo, agora, fora da fork, crie outra, marque a variable score e sete 1, sem ELSE Case.

Agora faça o seguinte: dê um Erase Picture e a figura 1. Copie o show picture anterior, substituindo apenas a figura 0 pela figura 1. Entendeu o sistema? Agora vá copiando e colando as forks, mudando apenas o set da fork, para 2, 3, 4, 5 e etc, e a figura do show picture pelo número do set. Muito bem. No meu jogo, o mini-game era o seguinte: o herói tinha um minuto para somar vinte pontos. Certo, vou ensiná-lo a criar uma pontuação que vá até dois números possíveis, ou seja, o máximo seria 99. Quando criar a fork da imagem 9, vamos mudar, mas não radicalmente. Sete para 10. Delete a figura 1, agora vamos mudar: dê um show picture, da figura 1 nos mesmos X e Y. Quando acabar, dê outro show picture, da figura 0. A única coisa que irá mudar será o X, que passará de 150 para 165 e setar a figura como 2. Pronto! Agora pra continuar você deve deletar a figura 1 e 2, e criar sempre o primeiro número num X de 150 e o segundo num X de 165. Se você quiser criar mais números, sete a figura como três, quatro, etc e mude seu X para 180, lembrando que para a figura ficar corretamente ao lado da outra, deve-se somar o X de 15 em 15.

Passo 3: Agora iremos criar os eventos que aumentarão o score do seu personagem. Crie um evento de um cristal vermelho, por exemplo. Coloque como At Hero Touch, Comomm Char Below. Dê um play se parabenizando o herói por achar o cristal (no meu eu coloquei Success 2). Dê um change variable, marque a variable score, em operation sete + e em operand coloque 1.

Muito bem, agora dê um set event place (na segunda aba), selecione this event, e marque direction, marcando o canto da tela (000,000). Pronto você criou a pontuação! Agora, por exemplo, se o diamante verde valer dos pontos, mude o change variable, do set 1 pro set 2. E se for pra diminuir dois, troque o + pelo -, e o número desejado (no caso 2)

Obrigado pessoal, por ler mais esse tuto!

Visitem www.navi2k3.cjb.net

Qualquer duvida, rafael_kint@hotmail.com

Deixe um comentário

  • Seja social e nos siga!

           
  • Páginas

  • Tags Especiais

  • Categorias

  • Parceiros

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2017 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.