Imagens aleatórias na Scene_Title

4 de maio de 2011

Hoje vamos postar um tutorial escrito por Sephiroth que vai mostrar como colocar imagens aleatórias na tela inicial do jogo através de script.

Este tutorial foi salvo da antiga RPG Menace, e é interessante pois a partir dele você pode fazer outras coisas aleatórias também, usando a mesma lógica.

Vamos ao tutorial:

Primeiro, salve as imagens na pasta Title. No exemplo irei usar 2 imagens, mas ensinarei a colocar mais. Agora vamos á programação!
No script Scene_Title, localize a seguinte linha:

@sprite = Sprite.new
@sprite.bitmap = RPG::Cache.title($data_system.title_name)

Para ser mais preciso, as linhas número 36 e 37.
Substitua estas linhas por:

case rand(1)
when 0
when 1
end

O que é esse rand(n)? É um comando que gera números aleatórios. No exemplo eu coloquei 1, ou seja, ele escolhe um número de 0 a 1, mas esse valor pode ser substituído.

Epa! Você não quer só duas imagens? É só trocar o 1 pelo número que você quiser (mas lembre-se, você tem que contar o zero), e adicionar mais “when x”, onde o x é o número.

Não entendeu? Vamos mostar um exemplo de 5 números:

case rand(4)
when 0
when 1
when 2
when 3
when 4
end

Agora acho que entendeu! ^^

Mas continuando com o tuto: Beleza, jácriamos o comando, agora vamos adicionar as imagens:

@sprite = Sprite.new
@sprite.bitmap = RPG::Cache.title("imagem")

Troque o imagem pelo nome da sua imagem na pasta Title
Mas onde colocar isso? Dentro dos when:

case rand(1)
when 0
@sprite = Sprite.new
@sprite.bitmap = RPG::Cache.title("imagem")
when 1
@sprite = Sprite.new
@sprite.bitmap = RPG::Cache.title("imagem")
end

Pronto, rode o game vrias vezes, e ver que no ser a mesma imagem!
Por hoje é só, espero ter ajudado.
T+

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!