Dicas e detonado do Batman Returns do Master System

Detonado do Batman Returns, um jogo baseado no filme de mesmo nome, em sua versão de Master System. Traz dicas, vídeo, screenshots, nostalgia e promete te levar até o 'fim do maior desafio do Cavaleiro das Trevas'.

19 de junho de 2021

Nesta publicação, trago um detonado em texto e um walkthrough em vídeo do jogo Batman Returns, um jogo de plataforma baseado no filme de mesmo nome (Batman: O Retorno) em sua versão de Master System, a qual foi desenvolvida pela Aspect e publicada pela Sega em 1992.

O detonado deste jogo do Batman, que promete te levar até o “fim do maior desafio do Cavaleiro das Trevas”, foi baseado numa matéria especial sobre o game que saiu na 23ª edição da saudosa revista Supergame (1993), mas foi adaptada e complementada com dicas de outras fontes.

O artigo traz screenshots e muita nostalgia. Ah! Temos também as trapaças para esse jogo, se é isso o que está procurando.

Introdução e dicas gerais

Antes de mais nada, note que é bem capaz deste detonado servir apenas para a versão de Master mesmo, pois este jogo costuma ser bem diferente em algumas das outras plataformas.

O Batman Returns pode se desenvolver em dois tipos de rota. Para facilitar, elas serão chamadas aqui de Rota 1 e Rota 2. Este guia cobre a Rota 1.

Para conseguir agarra-se às paredes ou aos postes de luz, utilize o bat-arpão. Quando o objetivo é destruir os inimigos, a arma mais apropriada é o batrang.

Recolha o máximo possível de itens — morcego laranja (vidas), morcego amarelo (aumento de velocidade) e morcego roxo (distancia do batrang). Eles serão úteis especialmente contra a Mulher-Gato e outros inimigos mais fortes. Para pegar um item, Batman deve primeiro acertar um morcego com o Batarang ou com o Bat-arpão para revelá-lo, podendo usar o Bat-arpão de novo para recolhê-lo também.

Mesmo quem não assistiu ao filme não terá dificuldade em logo identificar os inimigos: palhaços, homens-bomba etc.

Esse jogo não tem energia, o que significa que o menor vacilo pode lhe custar uma vida. Entretanto, não há motivos pra desespero, pois os continues são infinitos (e você pode sempre usar o save state se tiver jogando no emulador).

Controles

Note que os controles abaixo consideram os joysticks originais do Master System, não as teclas do seu teclado. Configure o input direito aí, se estiver jogando no emulador.

  • Botão 1: Usado para iniciar o jogo e atirar
  • Botão 2: Saltar
  • Segurar Botão 2: Usar capa para flutuar ao cair de estruturas
  • Direcional Esquerda ou Direita: Movimentar-se para a esquerda ou direita
  • Direcional Esquerda ou Direita + Botão 2: Saltar para esquerda ou direita
  • Direcional Baixo: Agachar
  • Baixo + 2: Cair através de uma saliência
  • 2 no Ar: Disparar o bat-arpão na direção desejada

Armas

São obviamente necessárias armas para combater o que quer que o vagabundo do Pinguim tem reservado para você.

Batrang

Sua arma básica. Pressionando o Botão 1 o lança na direção para a qual o Batman está olhando. Saltar ou abaixar enquanto o Batrang volta pode fazê-lo seguir uma trajetória em arco que pode ser útil em algumas situações. O Batrang não pode ser utilizado enquanto o bat-arpão estiver sendo usado.

Bat-arpão

Este equipamento é essencial, utilizado para atingir áreas superiores das fases. Para implantá-lo, pressione 2 enquanto Batman está no ar. Depois que ele agarrar em um objeto, Batman pode ficar pendurado nele indefinidamente até que pressione o botão 2 novamente. Pode também subir e descer o gancho pressionando cima ou baixo no direcional.

Dependendo do objeto onde o arpão se prender, pressionando cima até o topo faz com que Batman suba em cima do objeto. Isso acontece nas luzes da rua.

Enquanto pendurado no gancho, pressionar esquerda ou direita para começar a oscilar para adquirir momento suficiente para alcançar outras áreas. O Batman pode avançar no estilo Homem-Aranha, balançando e pressionando 2 para fixar o bat-arpão num objeto mais distante.

1ª Fase

A fase começa na rua, a qual está adornada com luzes e decorações de Natal. Ou seja, o jogo deve se passar num fim de ano. Use primeiros postes de luz para treinar o uso do bat-arpão, tentando fazer a transição da rua luz para a borda do primeiro andar do edifício (onde tem um morcego dando sopa). É importante pra aprender a mexer com esse equipamento, e dá pra treinar bastante, pois o jogo não tem limite de tempo.

Aproveite o começo do jogo para pegar todos os morcegos que avistar. Assim, você estará mais forte ou com mais vidas para enfrentar o inimigo.

Chefão

Para derrotar o chefão da fase, tente acertá-lo toda vez que ele colocar a garrafa na boca, tomando todo o cuidado possível com suas chamas, que podem ser fatais para suas pretensões. Ele só perde energia quando tá bebendo na garrafa. Devem precisar de uns 6 ou 7 acertos para despachá-lo.

2ª Fase

Só se pode ultrapassar ou descer os tetos de menor espessura. Prepare o seu bat-arpão, que será muito útil nessa fase, caprichando com a mira dele.

Tome muito cuidado com os lustres que caem e provocam um fogaréu. Para escapar das chamas, siga pelo teto.

Com as mulheres que soltam bombas, a melhor saída é manter distância e mandar chumbo:

Quando encontrar um terreno coberto de labaredas é hora de ativar novamente seu bat-arpão.

Para pegar os morcegos, dê a volta. Alguns deles se escondem atrás de muitas das portas fechadas. Fique esperto para não se dar mal.

Chefão

Para derrotar a Mulher-Gato, a chefona da fase e fonte de tantos problemas e inquietações para morcegos em geral, use o bat-rang. Vá para o meio da tela, que parece ser o melhor lugar para manobrar aqui. Fique esperto com o chicote dela, o qual é usado para atacar a longas distâncias.

O comportamento da Mulher-Gato é saltar de prédio em prédio e, quando chega o topo, descer até o telhado para se aproximar do Batman e atacar com o chicote. Acerte-a com o Batrang quando ela se aproximar e salte para evitar o chicote. Ela se afastará e repetirá o processo. Depois de acertar seis ou sete vezes, ela simplesmente vai bater em retirada.

3ª Fase

Agora, você se encontra nos arranha-céus de Gotham. Abra os olhos, pois o cenário confunde. Procure saída por todos os lados, sempre recolhendo os morcegos.

Fique atento ao chão falso:

Nas fases intermediárias, há muitas vidas escondidas.

Chefão

Para destruir o chefão dessa fase, atire vários batrangs enquanto estiver parado. Esse gigante de metal possui dois ataques: ele desliza em direção ao Batman para dar um soco nele (pule para trás para evitar isso) e quatro pedras gigantes que ele arremessa em direção ao Homem-Morcego. Você precisa saltar entre duas das pedras para evitar danos.

Mantenha a atenção às pedras gigantes. Permaneça no canto esquerdo da tela quando ele vier velozmente em sua direção. Acerte esse chefão cerca de oito vezes para mandá-lo pro saco.

4ª Fase

Esta é uma fase do esgoto (cade o Civvie?). Agora, você vai precisar de toda sua paciência, porque as vidas dessa fase foram colocadas propositalmente nos lugares mais difíceis.

Chefão

A Mulher-Gato está de volta. Para destruí-la, use a mesma estratégia da esquema da segunda fase, mas não deixe que as goteiras (ou as unhas dela) te atinjam. Para além disso, ela não faz nada de novo.

O negócio é fritar o peixe sem tirar o olho da gata!

5ª e Última Fase

Parece que os esgotos levam ao esconderijo do Pinguim. A decoração desta fase é bastante sombria, refletindo as cores da gangue do chefão principal.

Mantenha-se nos subsolos. Desta vez, a dificuldade aumenta. No começo da cachoeira, há um vagabundo mal-encarado te esperando, soltando mísseis. Desvie de suas investidas.

Suba o máximo que puder para encontrar a saída, o que está no topo.

Para superar o rio, agarre-se à primeira plataforma, bem na ponta. Pule e agarre a segunda:

Feito isso, você encontrará outra cachoeira onde terá que subir até o topo e atravessá-la planando com sua capa, pois não existe absolutamente nada no meio dela para se segurar:

Chefão

Até que enfim, apareceu o Pinguim. À primeira vista,ele parece parece com um daqueles magos da franquia Final Fantasy. Ele tem um guarda-chuva que o permite voar pra cima da tela enquanto solta bombas, que podem ser destruídos com o batrang ou o bat-arpão, e acerte-o ele com o batrang quando ele descer. Desvie quando ele der um rasante em sua direção.

Depois de acertá-lo umas 3 ou 4 vezes, ele some e volta com uma tática diferente, cercado com três guarda-chuvas fechados rotacionando e voam em direção ao Batman. Você precisa de evitar esses guarda-chuvas 2 ou 3 vezes, os quais podem ser defletidos com os batrangs, antes que o Pinguim desça o suficiente para você acertá-lo com o batrang.

Basta mais três ou quatro hits para que ele suma e apareça de novo com o seu pato gigante, um veículo que dispara dois mísseis sucessivos. Evite os projéteis e espere o pato estar no nível do solo para atacá-lo. O pato precisa ser atingido na cabeça quatro vezes para que a cadência dos tiros aumente para 3. Mais dois acertos e pronto: você zerou o game.

Lembre-se de acertar o máximo de bat-arpões possíveis no momento em que o pato levantar, sempre desviando dos seus mísseis.

Faça tudo certo que aparece a sequência final.

Matéria original

Abaixo, segue a matéria da Supergame #23 em seu estado original:

Clique para ampliar e use as setinhas para navegar pelas páginas da matéria.

Detonado em vídeo

Pra deixar mais completo e trazer ainda mais nostalgia, temos também um walkthrough do Batman: Returns do Master System feito pelo Leonardo Lucas que mostra o jogo sendo zerado de cabo a rabo:

Mais Master System

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!