Dicas, trapaças e detonados do Rampage

Dicas, trapaças e detonados do Rampage, o maneiro jogo da Midway inspirado em filmes antigos de terror e em tokusatsus. A maioria das dicas são da versão original de fliperama, mas tem também para outras plataformas.

17 de janeiro de 2020

Reunimos, neste artigo, dicas, trapaças e detonados do Rampage, o maneiro jogo da Midway inspirado em filmes antigos de terror e em tokusatsus.

A maioria das dicas tem em mente a versão original de fliperama do Rampage, a qual foi lançada em 1986, mas pode ser que funcionem em outras plataformas e temos macetes específicos para certos ports também. Na medida em que eu for descobrindo manhas novas, irei adicioná-las neste post.

O Rampage pode ser jogado por até três pessoas simultaneamente, na versão de fliperama. A partida começa com os seus monstros no canto inferior da tela. Daí, é hora de começar a sua campanha de demolição urbana, pois cada fase é vencida quando o cenário é reduzido a escombros.

Dicas gerais

Os jogadores começarão a ser atacados logo de cara. Não existe uma maneira real de evitar muitos ataques da guarda nacional, que conta com um grande volume de fogo. A melhor forma de minimizar os danos, é seguir em frente destruindo tudo, enquanto tenta se tornar um alvo difícil de atingir.

Para passar rapidamente de uma construção para outra e aperte para cima para agarrar o outro edifício. Isto permite que você use a capacidade do seu monstro para saltar e subir ao mesmo tempo.

Para aliviar a pressão dos soldadinhos, suba nos prédios e arrebente as janelas de onde eles saem ou simplesmente os devore quando estiverem na janela. Você deve ser rápido, pois os outros soldados vão meter bala no seu monstro.

A menos que você esteja querendo marcar o máximo de pontos o possível, deixe que os hominhos façam o trabalho para você. Às vezes, por exemplo, aparece algum soldado correndo com explosivos. Ele deixa na base de alguma estrutura, tentando de acertar, mas isto acaba destruindo-a, o que vai te economizar tempo. Só tem que tomar cuidado para você não ser explodido junto.

Outra maneira de destruir edifícios é dar umas porradas para enfraquecê-lo e depois saltar em cima do telhado da construção. O peso do monstro fará com que a estrutura desmorone.

As unidades aéreas podem ser bastante perigosas. Durante os primeiros dias, os helicópteros sobrevoarão seu monstro, darão a volta e mergulharão ao ataque. Você pode destruir os helicópteros quando eles chegarem para impedi-los. Além disso, quando ao se mover, fica mais difícil para eles acertarem o seu monstro.

Nos últimos dias do Rampage, os helicópteros lançarão bombas. Preste atenção para você escapar dos explosivos e, se possível, fazê-los atirarem as bombas no topo de alguma estrutura. Para isso, suba no telhado para atrair o ataque do helicóptero e, quando a bomba cair, caia fora e deixe-a explodir a construção.

Paraquedistas podem ser um pé no saco. Se você planeja atacar um prédio com um paraquedista no telhado , certifique-se de escalar rapidamente a construção e devorar a unidade. Isto evita que te arranque muita saúde, pois os paraquedistas atiram bem rápido.

Fique esperto com o que o seu monstro come. Tem itens que podem te causar danos. Via de regra, itens elétricos e explosivos fazem mal, mas tem outros perigos também. Fiz uma sessão com exemplos de pick-ups bons e ruins que se encontra mais abaixo.

Unidades terrestres, como tanques e carros de polícia, podem encher o saco também. Elas disparam alguns projéteis bastante pesados que não apenas causam muitos dano, mas também podem empurrar seu monstro, avacalhando o seu expediente. Entretanto, existem algumas maneiras de lidar com esses pela-sacos:

  1. Suba rapidamente em uma construção. Quando a unidade passar abaixo de seu monstro, pule para baixo e acerte um soco nela;
  2. Cronometre os tiros e, quando der um intervalo, corra para socar a unidade terrestre;
  3. Tampas de bueiros, vasos de flores ou cofres podem ser usadas como armas se deixá-las cair sobre os inimigos. Essas coisas também permitem que você os atinja à distância.

Saúde, continues vidas extras

Recolha comida para recuperar sua saúde, o que inclui devorar os soldadinhos. Se você aguentar 128 dias, recuperará toda a sua saúde, o que se repetira aos dias 256, 384, 512, 640 e 768. Lembre-se que, se ficar socando rápido demais, pode acabar recebendo algo que infringirá dano ao seu monstro.

Vidinhas extras (Master System)

Em cada fase, tem uma mulherzinha com vestido amarelo. Cate-a e devore-a para ganhar uma vida de bônus.

Continue (Master System)

Quando você perder toda a sua saúde na sua última vida, fique pressionando o Botão 2 até que o seu hominho saia da tela. Se der certo, retornará ao jogo com o monstro escolhido no início e a pontuação zerada.

Continue (NES)

Pressione o Botão B quando estiver morrendo.

Bônus e perigos

No Rampage, existem pick-ups que podem fazer bem ou mal aos monstros dos jogadores. Deve-se tentar recolher os bônus e as comidas e evitar os perigos, obviamente.

Exemplos de bônus e comidas

  • Comida: leite, peru, torradas e frutas;
  • Nos edifícios: vaso de flores, TV e saco de dinheiro;
  • Bônus fora dos edifícios: automóvel ou caminhão, trem e pessoa no bueiro.

Exemplos de perigos

  • Nos edifícios: cacto, veneno, lâmpada e torradeira;
  • Fora dos edifícios: tanque de guerra, carro de polícia e nuvem de tempestade;
  • Jamais coma as dinamites que às vezes são descobertas nos meios dos prédios. Elas só servem pra te causar dano. Além disto, quando você achar alguma, terá 2 ou 3 segundos para se afastar antes que ela exploda e te machuque.

Você pode obter mais informações sobre o gameplay ou a mecânica de jogo do Rampage aqui!

Seleção de fases

Nintendinho (NES 8-bit)

Na tela de título, pressione o botão B e Select no controle do Player 1, enquanto pressiona simultaneamente B no controle do Player 2. Depois de selecionar os seus monstros, dá para escolher em qual dia jogar.

Lynx

Selecione o seu personagem, pressione Pause duas vezes e segure Option 1 na tela de manchetes de notícias.

Easter Eggs

Mostrar foto do programador (Lynx)

Ative a trapaça de seleção de fases (está logo acima). Quando o jornal aparecer, mantenha Option 1 pressionado e selecione “Dia 6”. Pressione Pause duas vezes. Segure Option 1 e selecione “Dia 15”. Pressione Pause duas vezes. Para finalizar, segure a Option 1 + Option 2 + B. O jogo terminará, e isso revelará uma foto de Peter Wierzbicki, o programador chefe por trás dos score boxes. Pressione Pause para congelar a imagem quando ela aparecer.

Detonados do Rampage em vídeo

Abaixo, tem um vídeo que mostra um longplay do Rampage de arcade jogado todos os 128 do jogo com o Ralph. Foi feito pelo canal snoogans460 e o conteúdo começa mais ou menos na minutagem 1:30:

O próximo detonado é da versão de Master System do Rampage, a qual eu mais joguei, diga-se de passagem. O vídeo foi feito pelo canal World of Longplays e tem 1 hora de duração:

Mais jogos antigos

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!