Space Harrier II

Um dos jogos que foram lançados juntos com o Mega Drive.


18 de novembro de 2023

Space Harrier II (スペースハリアーII ) é um jogo de ação e tiro com visão por trás onde um carinha que corre muito e pode voar sai metendo bala em peculiares inimigos num futuro longínquo. Foi desenvolvido pela Sega e lançado inicialmente em 29 de outubro de 1988.

Publicado pela própria Sega, esta sequência do clássico Space Harrier foi geralmente bem recebida pela crítica, o que foi algo que provavelmente justificou o fato de ter sido disponibilizado para uma porrada de plataformas: fliperama, Mega Drive, Amiga, Atari ST, Commodore 64, Amstrad CPC, ZX Spectrum, Wii, iOS, Android e Windows.

Vídeos

Acima, o Celso defenestra o Space Harrier II de Mega Drive em seu canal, comentando e trazendo muitas informações sobre este clássico 16-bit que saiu no lançamento desse incrível aparelho e trouxe o arcade às nossas residências.

Já no vídeo anterior, temos a jogatina da versão de Amiga 500 do game até o fim, sem comentários, do World of Longplays.

Enredo

Harrier mais uma vez recebe um pedido de ajuda, desta vez do setor 214, a anos-luz de seu cruzador. Harrier viaja para lá rapidamente com seu “portão cósmico” e descobre que Fantasy Land está mais uma vez sendo invadida por forças hostis. Ele resolve mais uma vez salvar um mundo lutando sozinho contra toda essa horda de inimigos.

Gameplay

Space Harrier II segue (muito de perto) os passos de seu antecessor e envolve você, um Space Harrier, um herói sobre-humano que corre e voa em direção a um cenário sempre distante em um terreno em estilo tabuleiro de xadrez para salvar a Fantasy Land. Isso, combinado com as muitas cores berrantes do jogo, como se ele tivesse nascido de uma viagem ruim com ácido.

Existem 13 etapas para completar, onde o jogador sai voando e destruindo bandidos e chefes conforme se aproximam. A visão é por trás do protagonista, e a paisagem surge em 3D semelhante ao efeito usado em muitos jogos de carros como Out Run. Existem muitos dos inimigos e chefes do primeiro Space Harrier junto a uma série de novos. Também como no original, pode-se apertar qualquer um dos botões para disparar o canhão laser (quatro tiros de cada vez), e existe uma opção para ativar o disparo automático no menu.

À medida que o campo de jogo avança, os inimigos vêm por trás e de longe para atacar o personagem, disparando um projétil ou tentando colidir nele. O jogador também deve desviar de grandes objetos em seu caminho, alguns dos quais podem ser destruídos, como árvores, e outros que não podem, como colunas iônicas e postes. Um golpe de um inimigo ou uma colisão com esses objetos grandes custa uma vida. Vidas extras são concedidas a cada determinado número de pontos. Objetos menores, como folhagens, só farão o Harrier tropeçar, o que o deixa vulnerável a ataques por dois segundos. Se o jogador perder todas as vidas, é game over.

Há um total de 12 fases, cada uma com seu chefe final. Um estágio geralmente consiste em diferentes paisagens (objetos pequenos versus objetos grandes) e também pode se mover em velocidades diferentes (lento versus rápido). Alguns estágios, como Stuna Area, possuem um chefe de nível médio que pode ser facilmente derrotado.

Embora o jogador possa selecionar qualquer estágio para iniciar uma partida, todos os doze níveis devem ser concluídos antes de passar para o Capítulo Final. Lá, Space harrier deve derrotar todos os chefes principais novamente (um boss rush) e depois lutar contra o Dark Harrier para zerar.

Os inimigos se movem pela tela em grupos uniformes. Um tom de sinal é tocado para alertar o jogador de que há um inimigo não estacionário no campo de jogo. Em muitos casos, os inimigos se movem em linha reta ao longo de um caminho predeterminado e pseudotridimensional. Ondas de inimigos também costumam vir em pares: um grupo virá da esquerda à distância ou em primeiro plano, seguido pelo mesmo tipo e mesmo número de inimigos vindo da direita.

Devido à incapacidade do Mega Drive de dimensionar sprites, sprites de inimigos, paisagens e sombras são pré-renderizados em tamanhos diferentes nesta plataforma.

Curiosidades

  • Em meados de outubro de 2023, a Sega removeu este e outros títulos da Sega Forever das plataformas oficiais. Era de graça e dava pra jogar relativamente bem, mas todo dia é uma patifaria nova.
  • Em 1989, a revista ACE listou Space Harrier II como um dos três melhores jogos disponíveis para Mega Drive na época, junto com Altered Beast e Thunder Force II.
  • Junto ao Super Thunder Blade, este game foi um dos títulos de lançamento originais lançados para o Mega Drive no Japão, em outubro de 1988, e um dos seis títulos de lançamento do Genesis nos Estados Unidos no ano seguinte.

Screenshots

As screenshots acima são de diferentes plataformas do Space Harrier II, estão aqui redimensionadas e foram kibadas do MobyGames.

Mais informações e fliperama

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!