Dicas e trapaças para o Cyborg Justice

Dá pra escolher fase e encher de vida extra e tem códigos Action Replay e manhas diversas.


5 de julho de 2022

Este artigo reúne dicas, macetes, trapaças e informações que podem certamente te ajudar a zerar o Cyborg Justice, um beat ’em up de 1993 que saiu para o Mega Drive/Genesis e envolve ciborgues caindo na pancadaria e arrancando as partes uns dos outros em um mundo arrasado e dominado por um cérebro gigante maléfico estilo “mastermind”.

As manhas envolvem um menu secreto de opções, códigos Action Replay, informações sobre aspectos da jogabilidade e um detonado em vídeo. Temos também a lista completa de golpes do Cyborg Justice, se é o que está procurando.

Como de costume, se eu ficar sabendo de mais alguma dica ou esquema para este jogo de luta da Appaloosa Interactive (Novotrade à época), completo aqui. E você pode ajudar, deixando suas correções, dúvidas, complementações e tal, mas, por enquanto, é o que tem pra hoje:

O Cyborg Justice tem um menu de opções secreto que parece mais uma ferramenta para debug. Digo isso pois neste menu dá pra escolher fases, encher de vidas extras (até 255!), mudar de arma, trocar o nível de dificuldade (até 255 🤔), ir direto pro chefão (não consegui acionar esse), reiniciar a fase, resetar CPU, ver o final, mudar o modo de jogo e gravar e reproduzir demos.

Atenção: este macete considera os controles originais do Mega Drive, não as teclas do seu teclado. Se estiver jogando num emulador, configure o input direito aí.

Para ativar este menu secreto, pause o jogo e aperte a seguinte sequência de botões: CBBCCACB. Se fizer certo, vai aparecer umas opções na tela tipo assim:

Use o direcional para navegar, sendo que o botão B confirma as opções do segundo bloco. Pressione Start de novo para sair.

Algumas opções só entram em efeito depois de morrer (perder todas as vidas), mas dá também pra selecionar o final (The End) e daí a partida reinicia, embora eu não saiba dizer que reinicia mais difícil que o normal.

É isso. Só essa trapaça sozinha já garante quase todas as mamatas.

Códigos Action Replay

Se você tiver Action Replay ou algum emulador que tenha esta opção (o Fusion tem em File > Game Genie / PAR), use os códigos abaixo:

  • Vidas infinitas: FFAF5AOOO2
  • Energia infinita: FFAF9EOO7F

Armas

O braço primário de cada ciborgue é também uma arma que pode ser acionada apertando A e segurando este botão. Existem sete tipos de braço. Abaixo, segue a lista do que cada um traz de especial:

  • Normal Hand – Solta um soco a longa distância que dá pra repetir pressionando o direcional pra frente (sem soltar A).
  • Crusher – Parece uma broca tripla que se acertar o inimigo pode arrancar membros dos inimigos. Use o direcional para movimentar o braço.
  • Saw Hand – Funciona de forma similar ao Crusher, mas eu acho melhor para amputar.
  • Launch Hand – O especial deste braço consiste em lançá-lo como um projétil. Se pegar no inimigo, mata na hora (talvez exceto os chefes). Depois, você tem que catar o braço de volta, senão fica sem ele (use estes comandos, caso não saiba como fazer isso).
  • Laser Hand – Esta arma demora um pouco pra carregar, mas quando solta, sai um tirinho em linha reta que sai arrebentando tudo o que estiver pela frente. Dá para executar enquanto agachado. Creio que existe um número de vezes que pode-se usar esta arma, como se fosse munição.
  • Fire Spray Hand – Este braço funciona como um lança-chamas. Só funciona em curtas distâncias, e acho que não faz muita diferença.
  • Boss Hand – Dá para arrancar os braços dos chefes e usá-los, mas acho que não tem diferença alguma da Laser Hand.

Pernas

As pernas no Cyborg Justice também são peças que garantem habilidades especiais aos ciborgues.

  • Jogging Legs – É como se fosse a perna equilibrada do jogo, mas não faz nada de especial.
  • Spiked Legs – Dá muita velocidade e seus chutes infligem mais dano.
  • Somersault Legs – Com estas pernas, dá para executar uns saltos mortais pra frente (pressione duas vezes C) que tiram uma boa energia dos alvos.
  • Tank Legs – Pressione C duas vezes para ativar umas esteiras nas pernas e sai correndo bem rasteiro acertando o que tiver pela frente até soltar C.
  • Pneumatic Legs – Pressione C duas vezes durante um salto (↑ + C) para dar um super salto.
  • Big Foot Legs – Estas pernas tem duas utilidades: a primeira é evitar que você seja carregado pelos inimigos, pois ela é muito pesada, a segunda é que ela passa por cima das armadilhas de boa, sem levar dano ou ser preço no campo de força.

Dicas gerais

  • Toda fase do Cyborg Justice rola da esquerda para a direita. Os combates, contra um ou dois inimigos, acontecem quando você atinge certa parte do estágio. Fora destes combates, o game fica lançando mísseis contra os jogadores que arrancam bastante energia, o que exige que você fique em constante movimento. Entretanto, se tiver as manhas de calcular exatamente quando vai aparecer um inimigo, salte o míssil e deixe oatingir o vagabundo pra você.
  • Acho que as diferenças de torso dos ciborgues são puramente estéticas, enquanto as armas e pernas podem garantir habilidades especiais, como vimos acima.
  • Para enfrentar o chefão final, é essencial dominar a técnica do mortal pra trás: pressione C + ↓ para agachar. Sem soltar baixo, pressione C. Com este mortal, é possível desviar dos ataques do chefe.
  • Quando está com o seu braço jogado no chão, o oponente controlado pela CPU vai andar em direção à peça para tentar recuperá-la, ignorando todo o resto. Ou seja, pode-se usar o braço como isca pra arrebentar com um ciborgue inimigo, inclusive facilitando para arrancar seu torso e finalizá-lo de vez.
  • Até onde sei (ou lembro), existem dois jeitos de recuperar energia neste jogo: uma é saltar caindo em cima do inimigo apertando baixo + C e a outra é arrancar o torso de um oponente sem braço pressionando trás + A e depois apertar A para consumir o torso. Saiba mais detalhes sobre este esquema aqui!
  • Dá para otimizar o processo de sugar (a energia) o inimigo usando o golpe de cair em cima até o inimigo desmontar, remontando-o em seguida para continuar roubando a energia dele (saiba mais aqui). Dá pra fazer isso umas duas vezes até o corpo do oponente se desintegrar de vez.

Aliás, o vídeo a seguir mostra como dá para arrancar energia dos oponentes arrancando o torso (e outros golpes):

Detonado em vídeo

Pra deixar mais completo, trazer nostalgia e demonstrar como pode-se detonar cada fase deste jogo, adicionei também um vídeo do World of Longplays que mostra o Cyborg Justice sendo totalmente zerado:

Note que este vídeo não é exatamente um guia/walkthrough, e pode ser que o camarada que jogou (JagOfTroy -) tenha usado save state, mas tenho certeza que este longplay pode ajudar sim.


Bom, por enquanto é só isso mesmo. Parafraseando o Coleção em Ação Show, ficou daquele jeitão.

Espero que ajude!

Abraços!

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