Caverna do Dragão

Caverna do Dragão (Dungeons & Dragons) é um fangame de 2021 que adapta o icônico desenho animado de mesmo nome em um beat 'em up que lembra antigos títulos de fliperama de fantasia medieval da Capcom.

6 de julho de 2021

Caverna do Dragão, ou Dungeons & Dragons, é um jogo de luta estilo beat ’em up que adapta com maestria personagens, enredo, temática e vários outros elementos do icônico desenho animado de mesmo nome, oficial da franquia de mesmo nome, que fez um estrondoso sucesso nos anos 80 e é reverenciado até os dias de hoje.

Este mais um fangame do ZVitor traz um estilo retrô nos gráficos, sons e gameplay combinado com gimmicks não tão comuns, como poder trocar de personagens durante uma partida a qualquer momento e um sistema de nivelamento para os mesmos. Conta também com múltiplos finais, dois game modes e a possibilidade de jogar multiplayer (co-op).

O Caverna do Dragão foi lançado originalmente no dia 6 de julho de 2021 de forma gratuita para Windows, Android e Mac. Me lembrou de cara alguns dos antigos jogos de fliperama da Capcom de fantasia medieval, como Dungeons & Dragons: Tower of Doom, Knights of the Round e The King of Dragons.

Vídeos

Acima, temos o 19º episódio da Fan Gaming Room, a qual é sobre fangames e alguns jogos independentes (aqueles bem homebrew mesmo). O vídeo traz uma jogatina e comentários sobre o game.

Já o vídeo anterior é um trailer do jogo.

Gameplay

Embora conte com alguns elementos não tão frequentes nos títulos old school do gênero, como dito acima, o Caverna do Dragão/Dungeons & Dragons apresenta jogabilidade bem padrão: movimenta-se nas oito direções, combina-se ataques, saltos e poderes especiais e pode-se encontrar pick-ups pelas fases ajudam os heróis, recuperando saúde etc.

Os controles, os quais podem ser (re)definidos no Options, consistem em um direcional (que movimenta os heróis), um botão de ataque melee com a arma, um de ataque com a arma, um de poder especial (que consome mana), um de salto e dois que servem para trocar personagens durante uma partida em ciclo. Tentar usar o poder especial sem mana não consome saúde: o golpe apenas não sai.

Esta mecânica de trocar de heróis é um gimmick interessante, visto que força o jogador a utilizar um dos heróis do desenho (Hank, Bobby, Sheila, Presto, Diana e Eric), ou alguns dos secretos (parece que tem) nos momentos em que suas habilidades únicas serão mais úteis e/ou eficientes. Deve ser desnecessário falar que estas são inspiradas nas do desenho, sendo baseadas nas armas ou habilidades físicas dos personagens: a Diana, por exemplo, é muito ágil, mete a porrada com o bastão e conta com saltos duplos. Este esquema funciona no Store Mode (melhor explicado a seguir).

Como supracitado, existem dois modos de jogo: Story Mode (Modo História) e Arcade Mode (Modo Arcade). O Story Mode é o principal, onde jogador vai no single player, podendo trocar de personagem em tempo real para desfrutar das suas habilidades e características únicas. Já o Arcade Mode dá pra ser jogado tanto sozinho como no cooperativo para até quatro pessoas e apresenta um esquema mais tradicional.

Outro elemento de gameplay é o sistema de nivelamento dos heróis. Toda vez que um passa de nível, suas capacidades serão melhoradas baseadas na sua folha de personagem. Existem itens que ajudam os chars a upar mais rápido.

Existe uma grande variedade de inimigos, os quais infestam as fases que os nossos seis aventureiros devem atravessar: orcs, trolls, macumbeiros, criaturas míticas (tipo o Beholder), goblins, esqueletos, outros mortos-vivos e, claro, dragões.

Em alguns momentos, você vai poder controlar Uni, aquele unicórnio filhote pela saco que acabava muitas vezes atrapalhando o plantão quando os moleques estavam quase voltando pra casa, em fases de bônus que vão te permitir recolher pontos e outros pick-ups úteis.

Curiosidades

  • O Caverna do Dragão foi construido sobre o engine OpenBOR.
  • Além de recursos editados e de outros beat ’em ups (como os daqueles da Capcom supracitados), o Caverna do Dragão usa também cinemáticas, efeitos sonoros e músicas do desenho animado original. É pura nostalgia.
  • Este beat ’em up é o segundo trabalho extremamente meritório feito por fãs inspirado no desenho que vi nos últimos anos. O outro foi o Requiem, o ultimo episódio do Caverna do Dragão que nunca chegou às telinhas de forma oficial. Será que o jogo também apresenta este final?
  • O primeiro WIP do Caverna do Dragão é datado de julho de 2020. Ou seja, o game levou praticamente 1 ano pra ficar pronto.

Screenshots

Sobre o download

O nosso link de download leva à página do game no site oficial do ZVitor. Lá, você encontra links para baixar as versões em PT-BR do jogo (Caverna do Dragão), em inglês (Dungeons & Dragons), para Windows, Android e Mac. Tem também o manual e outras informações.

Convém baixar logo essa belezinha. Pode ser que logo seja retirado do ar por alguma palhaçada relacionada a “propriedade” intelectual.

Link alternativo para download: como o jogo explodiu em popularidade, o link para download principal desta publicação acabou ficando sobrecarregado. Por isso, criei um mirror alternativo que vem com as versões em português brasileiro e em inglês do Caverna do Dragão (para Windows) pra nós.

Mais Dungeons & Dragons

autor, site, canal ou publisher ZVitor tamanho do arquivo 83,6 MB licençaFreeware sistemas operacionais compativeisWindows, Android e Mac download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

2 comentários para “Caverna do Dragão”

  1. Marcos Pereira disse:

    Mano o Server de Download ta MUITO lento infelizmente, mas bora lá, paciência…

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!