Dicas e trapaças do ESWAT

Dicas, macetes e trapaças do ESWAT em suas versões de Master System, Mega, Fliperama, Commodore 64, Atari ST, Amiga e Android, incluindo códigos e detonados.

9 de novembro de 2022

Nesta matéria, temos reunidos alguns macetes e manhas do Cyber Police ESWAT, o jogo de tiro de 1989 da Sega também conhecido apenas como ESWAT, onde uma unidade de policia especial cibernética têm que lutar contra bandidos diversos que infestam uma cidade. É meio tipo RoboCop.

O game saiu primeiro nos arcades, mas logo foi portado para outras plataformas, como Master System, Commodore 64, Spectrum, CPC, Amiga e Atari ST. Aqui, cobrimos todas as versões que descobri dicas, incluindo a de Mega Drive, iOS e Android, ESWAT: City Under Siege, que é um jogo substancialmente diferente do original, mas tá valendo.

As dicas e trapaças ensinadas aqui consistem em créditos extras, seleção de fases e rounds, vidas extras, energia infinita, detonados em vídeo e outras informações que podem ser úteis para zerar o ESWAT na manha.

Tenha em mente que comandos descritos aqui consideram os controles originais de suas respectivas plataformas. Se estiver jogando num emulador, configure os inputs direito aí pra depois não ficar reclamando.

Mas agora chega de conversa fiada.

Master System

A versão de Master System do ESWAT pode parecer meio pobre em relação à original, mas é extremamente divertida. Há quem diga que a movimentação do personagem neste port consegue ser tão boa ou até mesmo melhor que a de arcade. De qualquer maneira, lembre-se de que, como no controle deste console existem apenas dois botões, tem que pressionar ambos para ativar a arma secundária.

Energia infinita

Para ativar o código de energia infinita do ESWAT do console 8-bit da Sega, você vai precisar de um Action Replay, um dispositivo tipo Game Genie. A boa notícia é que a maioria dos emuladores tem suporte a estes códigos, como o como Emulicious (Tools > Cheats) e Fusion (File > Game Genie / PAR), pro caso de você não ter o hardware aí:

  • 00C0 640C – Energia infinita

Aí, fica mamão com açúcar.

Detonado em vídeo

Abaixo, temos uma playthrough da versão de Master System do ESWAT feita pelo canal World of Longplays. Note que o vídeo não foi feito exatamente para ser um guia, mas pode muito bem servir como tal, visto que mostra as fases, onde estão inimigos e pick-ups e o que deve ser feito para vencê-las. Além disto, é bom para trazer nostalgia:

A jogatina acima foi conduzida por T-0815. Note que os vídeos deste canal podem ou não usar save states.

Mega Drive

A versão de Mega Drive/Genesis, ESWAT: City Under Siege, é um jogo bem diferente. Ela acabou sendo portada para Android, iOS, Linux, Macintosh, Wii, Windows e até para arcade. Então, pode ter uma pequena chance que os esquemas a seguir funcionem nestas outras plataformas também, embora eu considere improvável.

Códigos Game Genie

Pra iniciar, descolei uma porrada de códigos do Game Genie, que permitem mamatas como iniciar com mais vidas (inclusive infinitas), invencibilidade e saltar fases. Estes podem ser ativados em emuladores com o Gens (File > Game Genie) ou o Fusion (File > Game Genie / PAR).

Não testei todos, mas os que testei, funcionaram de boa:

  • KG1T-FA38 – Iniciar com 50 vidas
  • J78A-AEWC – Quase invencível
  • A41T-FA38 – Iniciar com 7 vidas
  • BC1T-FA38 – Iniciar com 9 vidas
  • EW1T-FA38 – Iniciar com 25 vidas
  • AB2A-AACN – Vidas infinitas
  • AATT-B62J – Os fincos do solo não causam dano
  • AV3A-B666 – Life-up restaura 1 barra do medidor de vida em vez de 2
  • BV3A-B666 – Life-up restaura 3 barras do medidor de vida
  • CB3A-B666 – Life-up restaura 4 barras do medidor de vida
  • JB3A-B666 – Life-up restaura totalmente a barra do medidor de vida
  • 1K3A-BE6Y – Life-up vale uma vidinha extra (1-up)
  • AK2A-AAB2 – 1-up vale 2 vidas em vez de 1
  • AP2A-AAB2 – 1-up vale 3 vidas
  • AZ2A-AAB2 – 1-up vale 5 vidas
  • CB2A-AAB2 – 1-up vale 10 vidas
  • AFWA-AABC – Iniciar com 1 créditos
  • AKWA-AABC – Iniciar com 2 créditos
  • BKWA-AABC – Iniciar com 10 créditos
  • BDCA-EA9E – Créditos infinitos
  • AKWA-BA20 + FKWA-B924 + AKWA-AA26 – Iniciar na Missão 2
  • AVWA-BA20 + FKWA-B924 + AKWA-AA26 – Iniciar na Missão 3
  • A3WA-BA20 + FKWA-B924 + AKWA-AA26 – Iniciar na Missão 4
  • BBWA-BA20 + FKWA-B924 + AKWA-AA26 – Iniciar na Missão 5
  • BKWA-BA20 + FKWA-B924 + AKWA-AA26 – Iniciar na Missão 6
  • BVWA-BA20 + FKWA-B924 + AKWA-AA26 – Iniciar na Missão 7
  • B3WA-BA20 + FKWA-B924 + AKWA-AA26 – Iniciar na Missão 8

Seleção de fases

Atenção: muitas fontes garantem que esta trapaça funciona, mas não consegui reproduzir aqui. Se você souber como fazer direito, deixe aí nos comentários.

Inicie uma partida e, na tela de heróis e missões, pressione e segure os botões A, B e C simultaneamente, e daí pressione Esquerda, Direita, Cima e Baixo no direcional. Neste ponto, você será capaz de escolher a fase inicial pressionando Esquerda ou Direita.

Teste de sons

Atenção: este também não testei.

Para ativar o teste de sons, complete o jogo. Durante a sequência final, pressione e segure A, B, C, Baixo e Esquerda. Continue segurando e pressione START até que a tela de Sound Test apareça.

Detonado

Segue um walkthrough do ESWAT: City Under Siege feito pelo canal John Brain:

Amiga

99 créditos

Atenção: não testei esse código, mas, pesquisando, parece que funciona de boa.

Para conseguir 99 créditos na versão de Amiga do ESWAT, pause a partida e digite JUSTIFIED ANCIENTS OF MU MU. A tela piscará para confirmar a entrada correta do código. Alternativamente, digite justified ancients of mumu ou justifiedancientsofmu.

Detonado em vídeo

Abaixo, temos uma longplay desta versão, usando o emulador de Amiga WinUAE, feita pelo canal Ransom. Zerou o game até o fim:

Fliperama

Como vencer a Fase 9 sem problemas

Na 9ª fase, onde você persegue o chefão em seu caminhão monstro num estádio, deixe um dos bandidos com metralhadora vivo e empurre-o para o lado direito da tela, batendo-o para trás durante todo este estágio. Se feito corretamente, o caminhão não deixará mais inimigos te atacarem e continuará indo até o final do estágio para lutar contra o chefão.

Às vezes, o inimigo se recusará a cair para a direita, então você pode ter que eliminá-lo e fazer a mesma coisa com um novo bandido vindo do referido caminhão para assim continuar a estratégia.

Como derrotar facilmente o segundo chefão

Quando for encarar o segundo chefão, o vagabundo altão com bumerangue, apenas atire nele repetidamente até que fique sem munição. Daí, chegue bem perto dele e lhe dê um chute para vencê-lo com apenas um golpe.

Detonado em vídeo

A seguir, você pode dar uma conferida na playthrough que o canal World of Longplays fez do ESWAT de arcade (sem comentários):

Android

Seleção de fases

Atenção: não testei essa trapaça.

Termine o jogo, então comece uma nova partida. Durante qualquer uma das telas de início da missão, pressione Cima ou Baixo para ser levado ao Round Select.

Vídeo

Não encontrei nenhum vídeo do ESWAT de Android sendo detonado, só esse com seu gameplay. Mas pode ser que ajude:

Commodore 64

Vida e tempo infinitos

Atenção: não testei essa trapaça.

Para obter vida e tempo infinitos no ESWAT de C64, Reinicie a máquina com um cartucho e digite:

  • POKE 6156,173 – Vidas infinitas para o jogador 1
  • POKE 6132,173 – Vidas infinitas para o jogador 2
  • POKE 36783,173 – Tempo infinito

Detonado em vídeo

Abaixo, temos um vídeo do port de ESWAT para Commodore 64 que mostra o game sendo totalmente zerado. Foi feito pelo canal runsame e não tem comentários:

Atari ST

Atenção: não testei essa trapaça.

99 vidas

Para obter 99 vidas no ESWAT de Atari ST, o procedimento é o mesmo dos 99 créditos da versão de Amiga: pause o jogo e digite JUSTIFIED ANCIENTS OF MU MU.

Vídeo

Também não achei nenhum longplay ou detonado deste port, apenas o vídeo abaixo. O vídeo tem uns comentários chatos e é uma gravação de uma live, mas pode ser útil e/ou interessante:


Então, por hora é só. Creio que a publicação ficou completa e deve ajudar qualquer um a zerar este game nestas versões.

Como sempre, cada nova dica ou trapaça que eu descobrir deste game vou inserir e atualizar esta publicação, e você pode ajudar, deixando suas dúvidas, correções e complementações aí nos comentários.

Valew!

Mais dicas

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!