Dicas e trapaças do Rastan de Master System

Dicas e trapaças do Rastan de Master System: continues infinitos, invencibilidade, seleção de fases, detonados em vídeo e informações úteis para zerar esse jogo na manha.

8 de novembro de 2022

Estou reunindo neste artigo alguns macetes e manhas da versão de Master System do Rastan, o jogo de plataforma da Taito que se passa num mundo de fantasia e cujo protagonista é um bárbaro inspirado no Conan.

O Rastan foi lançado inicialmente aos fliperamas, o que se deu em 1987. Eventualmente, o game foi portado a outras plataformas, dentre elas, o Master System. Lembro que o Rastan era um dos jogos mais falados deste console 8-bit da Sega.

Enfim, junto às dicas e trapaças deste port do Rastan – como continues infinitos, invencibilidade e seleção de fases – encontrar-se-á nesta matéria detonados em vídeo e informações que forem úteis para ajudar a zerar esse jogo na manha.

Note que os comandos descritos aqui consideram os controles originais de Master System. Se você estiver jogando num emulador, configure os inputs direito aí pra depois não ficar reclamando.

Enfim, o papo tá muito bom, mas vamos ao que interessa.

Continues ilimitados

Para conseguir continues infinitos no Rastan de Master System, segure o direcional para o lado esquerdo inferior e os botões 1 e 2, tudo junto. Daí, ligue o jogo e espere a tela de titulo aparecer. Se tiver feito certo, o logotipo do jogo ai ficar azul.

Dá pra fazer no emulador, mas tem que dar um jeito de manter os botões pressionados antes de aparecer a tela de título.

Códigos Action Replay

Existem códigos Action Replay para o Rastan de Master System que ativam invencibilidade, energia infinita e seleção de fases.

Pra quem não conhece, o Action Replay é um dispositivo tipo Game Genie, ou seja, que permite ativar trapaças e/ou modificar umas paradas nos jogos. Dá pra ativar esses códigos em emuladores como Emulicious (Tools > Cheats) e Fusion (File > Game Genie / PAR), caso você não tenha o hardware aí:

  • 00C0 2064 – Energia infinita
  • 00C0 1703 – Invencibilidade
  • 00C1 4AXX – Seleção de fase (substitua o XX neste código por um número hexadecimal de 00 a 15 para passar da rodada 1-1 à rodada 7-4).

Comandos

Segue a lista de ataques e outras ações de Rastan e seus respectivos comandos:

  • Botão 1: Atacar.
  • Botão 2: Saltar.
  • ↑ + Botão 2: Saltar mais alto.
  • Salte na direção a uma parede. Quando Rastan bater na parede, aperte o Botão 2 e o direcional na direção oposta. Rastan vai pular na parede e subir ziguezagueando de parede a parede, tipo o que dá pra fazer no Alex Kidd in Shinobi World. Esta técnica pode ser feito repetidamente até que o herói atinja o topo.
  • ← ou →: Movimenta para esquerda ou direita.
  • ↑ ou ↓: Subir ou descer cordas. Note que o Rastan não consegue subir ou descer cordas que ficam balançando.
  • ↓: Agachar
  • Diagonal Superior (Direita ou Esquerda) + Botão 2: Saltar para esquerda ou direita.
  • Saltar + ↓ + Botão 1: Salta e faz um ataque com a arma em direção ao solo. É a famosa cravada, que nem as do Felipe Dayrell.
  • Saltar + ↑ + Botão 1: Ataca pra cima saltando.
  • ↑ + Botão 1: Ataca pra cima.
  • ↓ + Botão 1: Ataca agachado.

Etapas

Rastan tem 7 fases (ou rounds), cada uma dividida em 3 etapas:

  • A primeira etapa é externa. Geralmente em uma montanha ou uma floresta.
  • A segunda é interna. Nas primeiras fases é num castelo, mas a partir do Round 4, se passa em cavernas.
  • A terceiro etapa é sempre uma sala com um chefão. Nestas salas, a saúde de Rastan vai diminuindo lentamente para que você não apenas derrote o chefe, mas que o faça rapidamente.

A única exceção é o Round 7, que não tem palco externo. Rastan começa cada etapa desta fase dentro de um castelo, embora estas sejam maiores para compensr a falta do cenário externo dos outros rounds.

É importante concluir a primeira e a segunda etapas o mais rápido possível, porque depois de um tempo vai escurecer, o que faz com que os morcegos apareçam pra te atacar e te impede de ver para onde está indo. Lembre-se que isso acontece nas segundas etapas também.

Ao morrer, você perde um continue. Normalmente, tem-se três continue com os quais pode-se completar o jogo. Uma vez que estes são usados, é game over (exceto se você tiver usado a manha de continues infinitos).

Detonados em vídeo

Abaixo, seguem dois playthroughs do Rastan de Master System (usando o chip de som FM) jogados e publicados pelo canal World of Longplays. Os vídeos não foram feitos exatamente como guias, mas certamente servem como tal, pois mostram os layouts das fases, onde estão itens, como matar os chefões etc. Além disso, são bons para trazer nostalgia também.

A primeira jogatina foi conduzida por SCHLAUCHI:

Já a segunda quem mandou foi o T-0815:

Note que estes vídeos podem ter sido gravados usando save states ou nào.


Bom, por enquanto é só isso mesmo. Impossível alguém ser tão incompetente e não conseguir detonar o Rastan de Master System agora com essas dicas e trapaças que foram trazidas pra cá.

Agora, toda manha nova que eu descobrir deste game vou inserir aqui para deixar essa publicação mais precisa possível, e você pode ajudar, deixando suas dúvidas, correções e complementações aí nos comentários.

Valew!

Mais dicas de Master System

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!