Todos os mapas do Phantasy Star

Todos os mapas do Phantasy Star, o RPG de 1987, para aliviar o sofrimento de atravessar as masmorras e labirintos deste grande clássico do Master System. Inclui dicas e a seção de Phantasy Star do Guia Games (1992).

4 de outubro de 2021

Nesta publicação, disponibilizo todos os mapas do Phantasy Star, o clássico RPG da Sega lançado originalmente em 1987 ao Master System, jogo que influenciou vários títulos e deu início a uma longeva franquia de sucesso.

O Phantasy Star é talvez o melhor cartucho que saiu para esse console 8-bit da Sega. Traz muitas horas de jogo (normalmente leva dias senão meses pra zerar) excelentes gráficos, trilha sonora marcante e inovações, como os seus complexos labirintos com visão em primeira pessoa. Entretanto, essa parte dos labirintos também acaba sendo algo bem chato que não tem como escapar, embora dê pra aliviar com o conteúdo deste artigo.

Uma das soluções para mitigar o sofrimento de atravessar as masmorras, calabouços, necrotérios, redutos de criaturas míticas e até bueiros do Phantasy Star é fazer mapas destes locais, algo inclusive sugerido no manual do jogo, diga-se de passagem.

E se, além disso, compartilhássemos esses mapas pra ajudar os brothers, publicar em revistas ou meter na Gaming Room pra deixar o site melhor ainda? Pois bem. É o que vamos fazer aqui. Bom, exceto a parte da revista porque não temos… Mas quem sabe um dia?

Separei duas opções que trazem os mapas completos do jogo – um pacote com imagens em formato GIF e a seção do lendário Guia Games dedicada ao Phantasy Star. De bônus, reuni mapas separados e avulsos que fizemos das cavernas, cidades, vilas e mundos deste clássico. Ah! Temos dicas diversas para este game para além das deste post também.

Bom. Chega de resenha. Vamos aos mapas:

Phantasy Star no Guia Games

O Guia Games foi um livrinho vendido pela Abril em 1992 que, em suas 324 páginas, trazia um monte de dicas e macetes para um grande número de jogos. Tive um exemplar, mas acho que perdi ou alguém roubou (acho que foi o segundo caso).

O destaque do Guia Games, além do tanto de games que cobria, era certamente a seção de Phantasy Star. Esta não trazia apenas dicas diversas, mas também todas as masmorras e labirintos deste RPG mapeados. Zerei esse game com uma combinação de mapas próprios, de amigos e do Guia Games, e não posso assegurar que tá tudo 100% acurado ou completinho, até porque isso tem muitos anos (senão décadas), mas tipo, não reclama não. Tá bom demais.

Phantasy Star no Guia Games @ Odysee (3,11 MB) – Para visualizar/e ou baixar em nosso canal. Aproveite e cadastre-se.

P.S.: saiba mais sobre os maravilhosos guias do passado e baixe alguns, inclusive o Guia Games.

Pacote de mapas no formato GIF

 

Não lembro onde achei esses mapas, mas sei que eles são razoavelmente antigos e ajudam pacas, embora estejam em inglês e não sejam tão bons quanto os do Guia Games (pelo menos em certos aspectos) e muito menos como os feitos na mão que tenho aqui (mas esses não posso compartilhar). No meio, tem uns mapas mundi dos planetas do Sistema Solar Algol também.

Uma vantagem desse pacote é que você pode mandar pros seus amigos gringos, visto que está em inglês.

Download @ MediaFire (1,05 MB)

Mapas avulsos

Os mapas abaixo são os extras que a gente fez aqui (ou recebeu) que ficaram bem feitos, mas mesmo reunidos estão longe de completar o jogo. Tipo, foram feitos por esporte e/ou experiência, ou tinham a intenção de ser parte de um pacote com o resto dos mapas, mas isto nunca foi concluído.

Como os mapas ficaram caprichados e alguns ainda contém dicas, vou metê-los aqui de bônus também:

Prisão Triada

Esta prisão é onde se encontra o Doutor Luveno, quem vai construir a nave que é capaz de ir para o planeta Dezori e que vai ser usada para viagens interplanetárias, depois que o espaçoporto é fechado.

A prisão se encontra ao sul da vila Gotica, ou Gothic, em Palma.

Prisão Triada

Este mapa também não tem nenhum segredo. Se não me engano, o único combate é com o Robotcop da entrada, que se você responder não à pergunta “Você tem seu passe?” ou “Do you have your Roadpass?” ele vai te atacar. Como, pra ter chegado neste ponto do game, você obrigatoriamente tem que possuir o PASSE, se você tentar matar o Robotcop e ganhar 25xp e 156 mesetas, de bobeira.

As informações que os prisioneiros fornecem não são obrigatórias para você continuar o jogo, só se estiver curioso. A única exceção, e que eu não tenho certeza, é o prisioneiro que está marcado com um * no mapa. Se você der uma Cola pra ele, ele revela que algumas aranhas (as Tarântulas) são inteligentes. Eu não lembro se depois disso é que você poderá conversar com elas, usando magia DICA (CHAT), podendo evitar batalhas com elas, se assim desejar.

Quando você chegar no Dr. Luveno, ele vai ficar de esfregação, e não vai aceitar te ajudar. Mas insista, entrando 3 vezes que ele vai acabar cedendo. Após feito isso, volte ao Bueiro (aquela passagem que liga o espaçoporto até Gothic) e fale com o assistente dele, novamente.

Mapas dos Planetas

A pedidos, postamos uns mapas dos mundos do Phantasy Star. Não somos os autores destes mapas, assim que ficarmos sabendo quem são, vamos dar os devidos créditos (mas acho que eles estão também no pacote no formato GIF.

Seguem, na ordem, de Motavia, Palma e Dezori. Para visualizar o mapa desejado completo, basta clicar na figura correspondente:

Caverna do Tarzimal

Estes mapas foram feitos por um antigo colaborador/membro da Gaming Room, o Maboang. Ficou um trabalho legal, e já deve ter uns 20 anos que ele mandou pra gente, quando site nem existia ainda.

Esta caverna é composta por três níveis subterrâneos:

Quando você encontra o Tarzimal, apenas Noah vai enfrentá-lo. Caso o pupilo ganhe o duelo, seu grupo recebe o Manto de Frade (FRAD MANTLE, na versão original), que serve para Noah e vai aumentar sua defesa.

Para vencer Tarzimal, no primeiro round, use a magia PROT, que vai bloquear a maioria dos ataques do Tarzimal. A partir daí ataque com a magia Vento (WIND).

Armazém de Camineet

Montei um mapinha simples do Phantasy Star com recursos do RPG Maker 2000. Gostei da ideia, provavelmente vou postar mais mapas deste jogo, que é um dos meus preferidos de todos os tempos.

Usei o primeiro “labirinto” do game, aquele que se encontra na cidade inicial, Camineet. Muito difícil alguém se perder nele, mas de quebra vem a dica de como pegar a Chave do Calabouço (CHAVE C, na versão BR e DUGN KEY na original), que se encontra no mesmo mapa, mas você só pode achar o baú se falar antes com o líder da vila Eppi.

Bom, aqui vai o resultado:

Armazém Camineet

Obviamente os veteranos do PS não precisam deste determinado mapa, mas, como eu disse antes, foi uma experiência.

Caverna de Abion

No Phantasy Star, a Caverna de Abion (na vila de Abion é claro) é onde você enfrenta o Dr. Mad, pela primeira vez, e recupera o Pote Laconiano (POTE LC. na versão PT-BR ou LAC POT, na versão em inglês).

Ao chegar na vila, você vai reparar que tem uma espécie de ilha no centro, inacessível a primeira vista. Nesta ilhazinha é que fica o Dr Mad. Para chegar nela, você deve atravessar a caverna que está ao leste (dentro de Abion mesmo). Veja o mapa:

Caverna Em Abion

É bem tranquila, e se você já chegou a este ponto, certamente já possui a CHAVE C para abrir estas portas. A única ressalva neste ponto do game é que antes de você enfrentar o Dr Mad, ele vai pedir para ver o seu gato (Myau). Se você responder sim, este herói morre instantaneamente, e você vai ficar desfalcado pra luta!

Para matar este monstro, eu recomendo usar as magias PARD (WALL) do Myau ou PROT do Noah, diminuindo o dano recebido.

Ao eliminar este cientista maluco, você recupera o Pote de Lacônia, como dissemos, o qual é necessário para você pegar e armazenar a Noz de Laerma, se bem me lembro.

Mapa da caverna em cima de Bortevo

Esta caverna que está acima da vila Bortevo é onde você encontra o Hovercraft:


A caverna não tem nenhuma utilidade especial, além de servir de ligação entre o continente principal de Palma e a ilha onde Albion se encontra. Apesar disto, como você que tem que ir para esta vila para comprar o Polimeteral, que é usado para pegar o Hapsby (que por sua vez conserta o Hovercraft), você precisa de passar por esta caverna pelo menos uma vez no jogo.

Caverna do Odin

Esta caverna é bem fácil e fica logo embaixo de Parolit, em Palma. Mesmo depois de uns 20 anos que ganhei o cartucho do PS, consigo jogá-la de cabeça, apesar que, na época, fiz o mapa dela.

Também é de extrema importância no jogo, por abrigar peças indispensáveis no game: o herói Odin, e a Bússola (COMPASS na versão em inglês original):

Note que, para transformar o Odin de volta em humano, você precisa já estar com o Myau, que te dá o item Alsulin.

Odin é o terceiro herói a entrar para a trupe de Alis, e, além de poder usar as pistolas (que atacam todos os inimigos da tela e não tem como bloquear), revela a localização da BUSSOLA, que é fundamental para continuar avançando no game: sem esta, você não pode atravessar a floresta e chegar em Eppi (uma vila que está ao sudeste da caverna do Odin) e, nela, aprender onde está a Chave do Calabouço, também vital para o jogo.

Mapa da cidade de Camineet

O Maboang também fez um mapinha da primeira cidade do jogo. Foi uma das primeiras contribuições enviadas à Gaming Room, quando ela nem existia ainda:

Notícias do Facínora #156

Como disponibilizar estes mapas é uma vontade muito antiga da Gaming Room, que inclusive precede o site, e o Phantasy Star é um dos jogos mais importantes aqui, resolvi gravar a 156ª edição das Notícias do Facínora, nossa série de vídeos jornalísticos, para marcar a conclusão deste projeto (conta com um pouco do gameplay):

Bom, por enquanto é isso, embora convenhamos, se você não conseguir zerar o Phantasy Star com esse tanto de coisa, melhor procurar outro ramo.

Ah, e como sempre, no caso de ter aí alguma coisa a mais, correções, dúvidas, dicas extras, não hesite em deixar aí nos comentários.

Valeu!

Mais Phantasy Star

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!