Call of Juarez: Gunslinger

Call of Juarez: Gunslinger é um jogo de tiro em primeira pessoa de faroeste onde o caçador de recompensas Silas Greaves rastreia e enfrenta lendários fora da lei como Billy the Kid, Pat Garrett e Jesse James.

10 de dezembro de 2021

Call of Juarez: Gunslinger é um jogo de tiro em primeira pessoa que se passa no Velho Oeste e centra num caçador de recompensas que pode combater ou se aliar a personagens famosos (ou notórios) desta época. Foi desenvolvido pela Techland e lançado originalmente em 21 de maio de 2013.

Publicado atualmente pela própria Techland e com versões para Windows, PlayStation 4, Blacknut, Xbox 360, Xbox One e Switch, o Gunslinger é o quarto jogo principal da sua série de tiro Call of Juarez e marca um retorno ao cenário do Velho Oeste do Bound in Blood, o segundo Call of Juarez.

O título foi recebido de forma geralmente favorável pela crítica e mercado. Além disso, conta com dezenas de milhares de análises extremamente positivas no Steam e 4.3/5 no GOG, pelo menos até o momento.

Vídeos

Acima, temos o trailer de lançamento “Saddle Up!” do Call of Juarez: Gunslinger.

Já o vídeo anterior é o trailer live action do game.

Apresentação

Da poeira de uma mina de ouro à sujeira de um saloon, Call of Juarez: Gunslinger é uma verdadeira homenagem aos contos de faroeste. Viva a jornada épica e violenta de um caçador de recompensas implacável na trilha dos bandidos mais notórios dessas bandas. Desfocando as linhas entre o homem e o mito, esta aventura feita de encontros memoráveis revela a verdade não contada por trás de algumas das maiores lendas do Velho Oeste.

Destaques

  • Conheça os lendários fora da lei como Billy the Kid, Pat Garrett e Jesse James. Enfrente os pistoleiros mais notórios do oeste e viva as histórias não contadas por trás dos mitos.
  • Dispense sua própria justiça – Com um coldre de arma amarrado em sua perna, torne-se um caçador de recompensas implacável em uma jornada feita de batalhas armadas.
  • Domine a arte de disparar pistolas, atirar com rifles e desviar de balas. Liberte combos letais para abater vários inimigos em frações de segundos e prevaleça em tiroteios mortais.
  • Escolha as proficiências específicas de combate com armas que deseja desenvolver e adquira novas habilidades de tiro para se tornar o melhor pistoleiro do oeste.
  • Experimente uma terra sem lei, abrindo uma trilha pela natureza selvagem e vivendo uma aventura épica pelas deslumbrantes paisagens do Velho Oeste.

Gameplay

Em Gunslinger, o jogador controla o caçador de recompensas Silas Greaves. Neste FPS, ao contrário dos Call of Juarez anteriores, há apenas um personagem jogável. O game conta com três modos: Story, Arcade e Duel, uma série de duelos entre pistoleiros.

No modo Arcade, se pode escolher entre três classes de personagens diferentes, cada uma com seus próprios pontos fortes e fracos. A jogabilidade consiste em derrotar ondas de inimigos em algum local da campanha, mas modificados para o Arcade, e tentando ganhar pontuação fazendo combos. Já o modo Duel é uma série de duelos entre pistoleiros, com Greaves encarando todos os inimigos de nível final da campanha, contando com cinco vidas para derrotar todos os 15 oponentes.

O protagonista também narra a história no Story, enquanto o jogador completa uma série de missões em níveis lineares. Se passa em 1910, quando Greaves entra em um saloon em Abilene, Kansas, e conta suas histórias. Essas cutscenes são apresentadas como uma série de imagens estáticas desenhadas com locuções e reproduzidas como flashbacks. No entanto, Greaves mostra-se um narrador pouco confiável e, quando questionado, se afeta o ambiente do jogo imediatamente, removendo ou introduzindo novos elementos. O jogador também pode caçar Nuggets of Truth, que recontam as verdades históricas por trás de seus contos.

A jogabilidade consiste em completar objetivos e eliminar inimigos. Cada nível apresenta uma série de objetivos primários, que devem ser concluídos sequencialmente conforme o jogador pelo mapa.

Greaves tem acesso a um variado arsenal e pontos de experiência, que podem ser usados para aprimorar suas habilidades e usar empunhadura dupla para pistolas, espingardas e rifles. Armas únicas e mais poderosas também podem ser desbloqueadas conforme de avança numa partida. As habilidades são divididas em três categorias: Gunslinger (empunhadura dupla), Ranger (longa distância) e Trapper (curtas distâncias), com upgrades como mira ou recarga mais rápida e muitas outras melhorias.

Cada morte no jogo é recompensada com XP. Uma morte básica, um tiro de longa distância, um tiro na cabeça e atirar em um inimigo em execução ganham 50 pontos, com o total sendo cumulativo. Então, por exemplo, um tiro na cabeça de longo alcance renderá 150 pontos. Outros valores XP incluem eliminar um inimigo com um barril explosivo (100), morte por ricochete (100), abater dois inimigos com um único tiro (150) ou matar um inimigo com objetos do ambiente em queda (200).

O jogo também apresenta vários duelos, geralmente no final de um nível. Nestes tiroteios, a partida muda para terceira pessoa e o personagem e o inimigo se enfrentam. Existem dois medidores na tela – foco e velocidade da mão. O jogador deve tentar controlar os dois medidores de modo a atingir a maior porcentagem possível sobre o inimigo. Quanto maior a porcentagem de foco, menor será o medidor e mais preciso será o tiro. O medidor de velocidade mantém a mão do jogador o mais próximo possível de sua arma, sem tocá-la. Quanto maior sua porcentagem for, mais rápido a arma será sacada. O jogador tem duas opções em cada duelo – pode sacar antes de seu oponente e ganhar uma morte, porém desonrosa (de menor pontuação) ou esperar até que o oponente saque e obter uma morte honrosa (de maior pontuação).

A jogabilidade inclui bullet time (Concentração), duelos de pistoleiros que requerem reflexos rápidos e desviar de balas em eventos de tempo rápido. Tiros letais só podem ser evitados quando o medidor do Sense of Death (“Sentido da Morte”) está totalmente carregado. Há total liberdade de movimento e Greaves frequentemente precisa se proteger atrás das rochas. Mirar com precisão pra acertar head shots é recompensado com mais pontos.

Tal como acontece nos Call of Juarez anteriores, o “Concentration mode” é um elemento importante da jogabilidade, com a diferença de apresentar vários tipos de concentração. O modo padrão é carregado matando inimigos, com tiros na cabeça acelerando o procesoo. Assim que o medidor de concentração enche, o jogo entra em câmera lenta (bullet time) e todos os inimigos são automaticamente destacados em vermelho. Outras formas de modo de concentração incluem quedas, violações de portas, quick time events (QTEs) e “sentido de morte”. Quedas e violações de portas funcionam da mesma forma que o modo de concentração normal, exceto que acontecem automaticamente em certos locais, independentemente do medidor de concentração estar carregado. Quedas acontecem quando Silas está caindo e há inimigos abaixo dele. As violações acontecem quando Silas irrompe por uma porta.

QTEs também acontecem automaticamente. Silas irá automaticamente mirar em um inimigo e o jogador deve pressionar um botão específico para atirar e matar. Se feito corretamente, a mira saltará automaticamente para o próximo inimigo e assim por diante, até um máximo de cinco alvos. Se o jogador falhar em qualquer ponto, a partida passa para o modo de concentração e continua normalmente.

Na medida em que o jogador evita o game over, tendo sua saúde baixa antes de aumentá-la novamente, preenche seu medidor de Sense of Death. Quando este estiver cheio, será ativado automaticamente quando Silas estiver a um tiro da morte. Quando esse tiro é feito, o jogo entra em câmera lenta e o jogador pode se esquivar para a esquerda ou direita para evitar o projétil fatal.

Enredo

O jogo começa em Abilene, Kansas em 1910, quando o lendário caçador de recompensas Silas Greaves entra em um saloon e começa a contar suas aventuras aos presentes: um homem sarcástico chamado Jack, um veterano chamado Steve, o barman Molly, um adolescente chamada Dwight e o barman, Ben.

Ele começa no Território do Novo México em dezembro de 1880. No meio da Guerra do Condado de Lincoln, Silas está com os Regulators, um grupo liderado por Billy the Kid, caçando um homem chamado Roscoe ‘Bob’ Bryant que está viajando com a Gangue John Kinney, inimigos jurados dos Regulators. Depois que seu esconderijo é atacado por um pelotão liderado por Pat Garrett, Billy e Silas são presos, colocados em uma prisão de Lincoln e condenados à forca. No entanto, quatro meses depois, Billy e Silas escapam.

Indo para o México, Silas é contratado pelos Rurales para rastrear os Cowboys do condado de Cochise. Silas está especialmente interessado em colocar as mãos em Johnny Ringo, um antigo conhecido de Bob. Ele rastreia a gangue até Guadalupe Canyon, matando muitos deles, incluindo seu líder, Newman Haynes Clanton. Pouco depois, rastreia os cowboys restantes, agora liderados por Curly Bill Brocius, para Iron Springs, Arizona. Silas mata Bill, e vários meses depois, rastreia e elimina Ringo.

Depois de ser bem pago pelas mortes de Curly Bill e Ringo, Silas percebe quanto dinheiro pode ser ganho na caça de recompensas. Ele posteriormente rastreia e mata Henry Plummer, ex-xerife de Bannack, Montana acusado de liderar uma gangue de assassinos e ladrões chamados de Innocents. Em seguida, rastreia e prende John Wesley Hardin. Ele é então contratado para caçar um curandeiro Chiricahua conhecido como Grey Wolf, quem liderou um grupo de guerra contra o Exército dos EUA em retaliação por um massacre não provocado no casamento de sua filha. Grey Wolf, no entanto, consegue escapar de Silas – o único fora da lei a fazer isso. Em seguida, o caçador de recompensas rastreia e derrota o Dalton Gang após sua desastrosa tentativa de roubar dois bancos ao mesmo tempo em Coffeyville, Kansas.

Silas então reconta novembro de 1881, quando Jim Reed estava cavalgando com a gangue James–Younger Gang. Depois de interromper uma tentativa de assaltar a Rock Island Railroad perto de Winston, Missouri, Silas confronta e fere Jesse James. Jim e Frank James escapam para o Ozarks, Frank é rapidamente encontrado e indica a direção onde Jim se encontra. Eventualmente, Silas elimina Jesse James também.

Seis meses antes de Silas visitar Abilene, ele soube que Butch e Sundance, ambos considerados mortos, voltaram para os Estados Unidos. Esperando que Bob possa estar com eles, Silas os rastreia até uma cidade fantasma nas cordilheiras de Wind River. Ele se questiona: “a essa altura de minha carreira histórica, eu havia matado mais homens do que Bob Bryant”, sendo então confrontado pelos fantasmas dos homens que encontrou. Eventualmente, ele confronta Butch e Sundance, matando os dois. Mas, novamente, não há sinal de Bob.

Nesse ponto, Jack perde a paciência com Silas, acusando-o de inventar tudo. Silas então revela que Ben é na verdade Bob, o sujeito da quadrilha rival lá do início da história.

Nesta parte, o jogador tem a opção de matar Bob ou deixá-lo viver. Se decidir matá-lo, a atitude de todos em relação a Silas muda. Molly vai buscar o xerife, enquanto Steve conduz um Dwight abalado, a quem ele se refere como “Jovem Eisenhower“, para fora do salão. Enquanto Silas sai, Steve pergunta aonde está indo, ao que ele responde: “Realmente importa? Vendi minha alma por vingança.”

Se escolher não matar Bob, Silas reconhece que se tornou um assassino de sangue frio e não consegue se lembrar de como era a vida antes da vingança. Ele pergunta a Dwight seu nome e é informado que é Dwight Eisenhower. Quando descobre que Dwight está a caminho de West Point, Silas o diz: “não destrua o mundo por raiva e rancor como eu fiz. Construa. Faça algo decente com sua vida”. O jogo termina quando Silas sai do salão.

Curiosidades

  • O Call of Juarez: Gunslinger foi desenvolvido sobre o Chrome Engine 5.
  • De 2013 a 2018, quem publicou o game foi a Ubisoft. Depois, e até o momento desta publicação, a Techland assumiu essa área.
  • O Call of Juarez: Gunslinger foi o terceiro título PSN mais vendido em maio de 2013, atrás de Far Cry 3: Blood Dragon and Terraria. Em julho, a Ubisoft divulgou seu primeiro relatório financeiro trimestral, no qual revelou que os downloads digitais aumentaram 27% em relação ao mesmo período do ano anterior, destacando as fortes vendas de Blood Dragon e Gunslinger.
  • Dwight Eisenhower é o nome de um presidente americano. Isso leva a crer que o jovem que estava no boteco lá era quem viria a ser tal político.
  • Como aconteceu com Call of Juarez e Bound in Blood, a equipe de desenvolvimento fez uma robusta investigação histórica durante a pré-produção. Entretanto, como aconteceu com esses outros dois títulos, não foi permitido que a história da vida real dite todo o conteúdo do jogo. Em vez disso, fizeram um meio termo entre a ficção e os fatos históricos.
  • O armamento no jogo foi abordado de maneira semelhante, combinando precisão histórica com mitos, em busca de alcançar “um equilíbrio entre realismo e diversão”. Em alguns testes iniciais, as armas se comportaram como na vida real, mas, de acordo com Krakowiak, “simplesmente não era divertido. Então, nós as tornamos mais precisas, mais rápidas e assim por diante. É exatamente o que fizemos com Bound in Blood“.
  • O esboço da história foi concebido pelo produtor Krzysztof Nosek e pelo escritor Rafał W. Orkan, que a apresentou ao escritor regular da Techland, Haris Orkin, sem personagens ou elementos específicos da história. Querendo que a narração real fosse tão importante quanto a narrativa, eles disseram a Orkin que o enredo precisava ser estruturado como Bastion, em que as coisas no mundo do jogo mudariam na frente dos olhos dos jogadores, com base no que estava sendo dito na narração.
  • Ainda falando sobre o enredo, Orkin foi particularmente inspirado pelos filmes The Man Who Shot Liberty Valance (1962), de John Ford, e Little Big Man (1970), de Arthur Penn, ambos tratando de mitos que sobrepõem a realidade na consciência pública. Uma citação de Liberty Valance, “quando a lenda se tornar realidade, publique a lenda”, tornou-se uma ideia central no roteiro de Orkin.
  • A importância da narrativa e esse lance da sobreposição entre fato e mito também se refletem em relação ao estilo gráfico de Gunslinger. Muitas das cenas utilizam uma estética de quadrinhos, com painéis separados contando uma história dinâmica. Segundo Krakowiak, produtor internacional da Techland, trata-se de reforçar continuamente a ideia de que se está a jogar através de uma história contada por alguém que pode não ser totalmente verdadeira, sendo que “a coisa toda é uma mistura de verdade histórica e as lendas construídas em torno dela, então um estilo de história em quadrinhos parece servir sob medida para algo assim”. É também por isso que os designers optaram por um estilo gráfico dentro do jogo com cel shading, o que seria “quase realista. Mas aplicamos uma abordagem ligeiramente cel-shaded, para que tudo pareça um pouco com uma história de ‘Herói do Velho Oeste’.
  • Por sua vez, Silas foi baseado em parte em Frank Eaton, um batedor, cowboy e xerife da vida real, e em parte no Clint Eastwood na Trilogia dos Dólares, de Sergio Leone. A propósito, temos uns posts relacionados a estes grandes filmes, como A Fistful of Doom, High Noon Drifter e o que fala sobre o falecimento de Ennio Morricone, o compositor da excelente trilha sonora desta trilogia.

Screenshots

Sobre o download

O Call of Juarez: Gunslinger é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado para Windows no GOG e no Steam. O nosso link para download leva à versão do GOG, que vem com garantia de satisfação em 30 dias ou seu dinheiro de volta e sem DRM (dá pra jogar offline e tal). Para outras plataformas, consulte o site oficial.

Idiomas

  • Áudio: inglês.
  • Texto e legendas: português (Brasil), inglês, alemão, francês, italiano, espanhol (Espanha), russo, japonês e polonês.

Requerimentos em sistema

Veja também

autor, site, canal ou publisher Techland tamanho do arquivo 5 GB licençaComercial sistemas operacionais compativeisWindows XP/Vista/7/8 download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!