Mods de Wolfenstein para Doom

Alguns mods de Wolfenstein para o Doom clássico (Doom, Doom II, The Ultimate Doom, Final Doom etc.), com descrição, informações, vídeos e links para download.

11 de dezembro de 2021

Nesta matéria, vou apresentar e falar brevemente sobre alguns mods de Wolfenstein para o Doom clássico, ou seja, aqueles que trazem elementos da franquia consagrada com lançamento do Wolfenstein 3D, em 1992, para o Doom, Doom II, The Ultimate Doom, Final Doom etc.

As duas franquias clássicas da id Software estão intimamente ligadas não apenas de forma oficial, tanto na lore como por easter eggs, mas também não oficial, graças aos belos trabalhos de muitos talentosos membros dessa vibrante comunidade de modding do Doom.

Além disso, estes dois nomes são muito importantes não apenas para o gênero FPS, mas para os videogames em geral. Diante disso tudo, resolvi fazer esse artigo, com descrição, vídeos e links para download dos trabalhos.

Note que no tocante às compatibilidades, considerei mods que rodam em qualquer engine, tanto os vanilla originais como os source ports. Outra coisa é que é isso não é um rank, só uma lista mesmo (não é nada do pior pro melhor etc.), e que pode ser que fique faltando algum mod ou outro. Tirando isso, só alegria.

E, agora, vamos ao que interessa.

The Original Missions

Começando com o arroz com feijão, temos o The Original Missions, um mod que recria os Episódios 1, 2 e 3 do Wolfenstein 3D, com melhorias gráficas e nos sons, no Doom II. Esta criação de Laz Rojas deve ter sido a primeira tentativa de algo neste sentido com bastante qualidade (embora seja também alvo de muitas críticas negativas). Ele já é bem antigo, o que significa algumas limitações impedindo uma fidelidade 1:1 com o jogo original, mas nada que arruíne nem de perto o objetivo deste PWAD.

O The Original Missions deu início à série WolfenDOOM e costuma se dar relativamente bem com mods de gameplay e pacotes de monstros e/ou armas, mas pode ser que você tenha que usar cheats para avançar após derrotar chefões em engines que não sejam o que vem no pacote, mas acho isso café pequeno (e fiz um patch pra corrigir isso).

Abaixo, segue o vídeo onde fizemos o showcase do WolfenDOOM – The Original Missions:

Download & Info do The Original Missions

Brutal Wolfenstein

Brutal Wolfenstein é um remake “brutal” do clássico FPS de 92 que tira proveito dos avanços dos ports derivados do ZDoom para apresentar aprimoramentos técnicos e modernizações no gameplay típicas do popular Brutal Doom, o que implica também em bastante sangue e gore, claro.

Os mapas, inimigos e arsenal receberam modificações, mas ainda são os mesmos no cerne. Também deixa o Doom sensivelmente mais desafiador do que o normal.

Este excelente trabalho era originalmente tocado pelo ZioMcCall, mas foi abandonado por algum motivo. Depois, ficamos sabendo que o Sergeant Mark IV iria tocar o barco, mas depois disso, não recebemos mais nenhuma novidade sobre o assunto.

Atualização: em janeiro de 2022, o próprio ZioMcCall lançou um vídeo com o trailer do Brutal Wolfenstein v5.5.

Enfim, segue a nossa apresentação do Brutal Wolfenstein:

Download & Info do Brutal Wolfenstein

Kriegsland

Kriegsland é um mod de Wolfenstein, especialmente The New Order, para Doom que tem novos inimigos, arsenal, efeitos e gimmicks, tudo combinado de uma forma bem consistente e harmoniosa. Tem também um nível de dificuldade (Skill 3) que deixa as coisas bem complicadas. Trata-se de uma criação do Dr_Cosmobyte (GAA1992) e Yukes Von Faust de muita qualidade.

Além do Kriegsland base, o completo, ele tem duas edições, o Kriegsland Enemies Pack e o Kriegsland Weapons Pack, pacotes de inimigos e armas, respectivamente, pra você combinar com outros mods.

Abaixo, temos um vídeo com a versão 2.4 do Kriegsland:

Download & Info do Kriegsland

Wolfenstein 3D Texturepack for Doom

Wolfenstein 3D Texturepack for Doom é um mod desenvolvido por Craneo que transforma as texturas do Doom em umas bem ao estilo do Wolfenstein 3D, algumas portadas e outras adaptadas. Fica geralmente muito bom, como os outros trabalhos deste modder.

Abaixo, segue um vídeo onde usei o Wolfenstein 3D Texturepack for Doom com o Combined_Arms e o Kriegsland Enemies Pack. As mudanças dele são apenas visuais mesmo:

Download & Info do Wolfenstein 3D Texturepack for Doom

Wolf ‘En Doom

Acho complicado falar sobre o Wolf ‘En Doom porque eu até hoje não sei exatamente qual é o objetivo deste mod do JoeyTD. Digo isso não por ser mal feito, pelo contrário, mas porque o foco mudou bastante: era um remake light do Wolfenstein 3D JaguarPC, também do mesmo autor, usando assets do Wolf3D do Jaguar, e depois parece que virou um mod de Wolfenstein 3D de PC mesmo, mas com novas armas e monstros.

Atualização: a versão final deste projeto consolidou-se no Wolfen Doom Classic Lite.

Também tem o Wolf ‘En Doom Lite, Wolf ‘En Doom Classic, Wolf ‘En Doom Lite Classic etc. Enfim, é uma confusão, e não gosto de ficar enchendo o saco do JoeyTD perguntando. Ah, e tem os pacotes de armas e monstros, Wolf ‘En Doom Lite Classic Weapons Only e o Wolf ‘En Doom Lite Classic Monsters Only, mas esses foram fáceis de descrever.

Pelo menos provisoriamente e pra ficar fácil de conversar, vamos considerar que o Wolf ‘En Doom é uma série de mods. Abaixo, segue um vídeo do Wolf ‘En Doom Lite quando ele ainda era um WIP e usava gráficos do Jaguar:

Download & Info do Wolf ‘En Doom

WolfenDOOM: Spear of Destiny

O WolfenDOOM também tem um port do prequel do Wolfenstein 3D nos mesmos moldes do The Original Missions. Trata-se de um megawad que traz os 21 mapas do Spear of Destiny para o Doom II: Hell on Earth. Não é uma conversão 1:1, até porque isso seria impossível pelo fato de usar o engine vanilla, porém é satisfatoriamente fiel e bom pra combinar com outros mods (lembrando do problema dos chefes). É também do Laz Rojas.

Assista abaixo uma partida jogada no WolfenDOOM: Spear of Destiny com o Flakes Doom, Gambiarra e o Kriegsland Enemies Pack.

Download & Info do WolfenDOOM: Spear of Destiny

Kriegsland II

Kriegsland II é a sequência direta do Kriegsland que se passa depois dos eventos do primeiro mod e traz um arsenal com aspecto mais futurista, mas ainda dentro do contexto do Wolfenstein.

Desenvolvido pelo próprio Dr_Cosmobyte, o Kriegsland II não traz novos inimigos, só armas mesmo e alguns gimmicks customizados, como uma granada e o soco que podem ser regulados ao pressionar o altfire.

Um destaque vai para o efeito sonoro do Chaves que pode ser ativado/desativado no menu. Outro vai para a enorme compatibilidade. Funciona não apenas com o Doom II, The Ultimate Doom, Final Doom e Freedoom, como também Heretic, Chex Quest, Chex Quest 3, Hacx, Strife, Return of the Triad e Hexen.

No vídeo a seguir, combino o Kriegsland II com o WolfenDOOM: The Original Missions e o Bolognese Gore Mod no Mapa 31 do Doom II:

Download & Info do Kriegsland II

Operation: Artic Wolf

Operation: Artic Wolf é mais um mod da série WolfenDOOM que traz novos mapas que se passam durante a Segunda Guerra Mundial do universo Wolfenstein. A diferença pros outros que postamos aqui é que trata-se de um cenário original, 100% criado por Laz Rojas.

O Artic Wolf se passa no Polo Norte e traz 20 mapas ocupados por nazistas, em maioria edições dos inimigos originais do Wolfenstein 3D adaptados para este tipo de ambiente, pra você passar o cerol.

Abaixo, temos o primeiro mapa do Operation: Artic Wolf jogado com o Kriegsland II:

Download & Info do Operation: Artic Wolf

Kriegsland Enemies Pack

Kriegsland Enemies Pack é a edição de apenas monstros do Kriegsland. Foi feita pelo próprio Dr_Cosmobyte para podermos assassinar esses vagabundos socialistas usando pacotes de armas ou mods de gameplay que não tragam seus próprios inimigos. Funciona bem e, na dificuldade mais alta, deixa o jogo bastante difícil.

Segue o nosso showcase do Kriegsland Enemies Pack:

Download & Info do Kriegsland Enemies Pack

Kriegsland Weapons Pack

Kriegsland Weapons Pack é o pacote de armas do Kriegsland. Desenvolvido também pelo Dr_Cosmobyte, foi feito principalmente para combinar com mods de monstros, trazendo apenas o arsenal e os pick-ups de munição etc. Dá pra usar contra os inimigos vanilla também.

Assista um vídeo onde uso o Kriegsland Weapons Pack pra usar contra uma edição de apenas monstros que fiz do The Original Missions no mapa Castle of Hell:

Download & Info do Kriegsland Weapons Pack

Wolf ‘En Doom Lite Classic Weapons Only

Wolf ‘En Doom Lite Classic Weapons Only traz apenas as armas do Wolf ‘En Doom Lite Classic. Foi também desenvolvido pelo JoeyTD, para ser combinado com pacotes de monstros ou enfrentar os inimigos do Doom vanilla mesmo. Também traz o HUD e alguns elementos do mod original.

Abaixo, temos o Wolf ‘En Doom Lite Classic Weapons Only combinado com o HontE Remastered, Rebel Rumble Monsters-Only e alguns outros mods:

Download & Info do Wolf ‘En Doom Lite Classic Weapons Only

Wolf ‘En Doom Lite Classic Monsters Only

Wolf ‘En Doom Lite Classic Monsters Only é, como poderia se adivinhar, a edição de apenas monstros do Wolf ‘En Doom Lite Classic. Como todo bom pacote de inimigos, serve pra usar com mods de armas ou com o arsenal vanilla do Doom mesmo. É do JoeyTD também.

No vídeo abaixo, combino o Wolf ‘En Doom Lite Classic Monsters Only com o Kriegsland II, Wolf ‘En Doom Oblige Level e Nash’s Gore Mod: Vengeance Edition v1.2:

Download & Info do Wolf ‘En Doom Lite Classic Monsters Only

Castle of Hell

O Castle of Hell não é um port de Wolfenstein pro Doom, mas um curto mapa single player e co-op pra Doom II inspirado na franquia. Foi desenvolvido pelo pelo Rick_404 como uma versão “castelo abandonado” da E3M1 pra ser jogada com mods como Brutal Doom, Kriegsland, LowTech Weapons e o Nazis! v2, mas dá pra ir no vanilla também.

Assista o showcase que fiz do Castle of Hell no vídeo a seguir:

Download & Info do Castle of Hell

NAZIS

NAZIS ou NP:N é um mod do wildweasel que substitui todos os inimigos do Doom por socialistas nacionalistas alemães vagabundos e traz um arsenal que procura reproduzir com precisão o armamento da Segunda Guerra Mundial, como Walthers e MP-40s (embora apresente umas invenções também). Além disso, traz uma série de outras modificações no gameplay acerca da física, recarregamento, coice das armas etc.

Abaixo, temos um vídeo promocional do mod:

Download & Info do NAZIS

Wolf ‘En Doom Oblige Level

Wolf ‘En Doom Oblige Level e um WAD de fase única feito no Oblige por Ștefan 979 (Jovaniiiii) que realmente ficou parecido com uma fase do Wolfenstein 3D, embora com estrutura mais modernas e partes do Doom clássico.

Em Wolf ‘En Doom Oblige Level, o jogador nunca vai ficar sem munição, há muitas mochilas, armas, segredos e inimigos. Destina-se a ser reproduzido com o Wolf En ‘Doom Lite.

Joguei o mapa com o Wolf ‘En Doom Weapons, Wolfenstein 3D Textures e o WolfenDOOM Monsters no vídeo abaixo:

Download & Info do Wolf ‘En Doom Oblige Level

Wolf3D by Tyrant120

Outro mapa feito no Oblige (6.2o), o Wolf3D by Tyrant120 foi criado para comemorar o aniversário de lançamento do Wolfenstein 3D pelo Tyrant120 em 2020. Infelizmente, as configurações deste tipo de mapa nesta versão do Oblige não cria mapas exatamente iguais os das fases Easter Eggs do Doom 2, mas até que ficou com uma aura Wolfenstein sim, como podemos ver no vídeo abaixo:

Download & Info do Wolf3D by Tyrant120

Brutal Wolfenstein: ÜBER HERO Edition

Desenvolvido pelo WitheredPoppiMk4, o Brutal Wolfenstein: ÜBER HERO Edition é um fork do Brutal Wolfenstein 4.5 que traz elementos dos jogos da MachineGames da franquia Wolfenstein (The New Order, The Old Blood, The New Colossus e Youngblood), além de aspectos do mod original trazidos de forma aprimorada.

É um projeto bem sólido que vale a pena dar uma olhada. O autor afirma que ele roda no GZDoom e no Zandronum, sendo este último recomendado. Deve ser compatível com o LZDoom também.

Segue o showcase que fiz da ÜBER HERO Edition, usando a versão 1.0 do mod:

Download & Info do Brutal Wolfenstein: ÜBER HERO Edition

Bratwurst

Bratwurst é uma criação de HorrorMovieRei que adiciona os inimigos do Wolfenstein 3D ao Doom com o diferencial de permitir o jogador rebalancear o mod por conta própria, mexendo no comportamento, stats e muitos outros aspectos no Options. É muito interessante.

A versão mais atual deste mod é a Bratwurst RECOOKED, que foi retrabalhada e otimizada. Veja um vídeo dela combinada com o GoldenEye: Rogue Agent NGC Weapons TC, Corruption Cards, Wolfenstein 3D Texturepack for Doom, HitMarkers, DamNums e Tilt++ nos dois primeiros mapas da Phase 1 do Freedoom:

Download & Info do Bratwurst

World War Wolf

Criação de DeeDeeOZ, o World War Wolf é apresentado como um divertido mod de gameplay onde você encara as forças do Eixo (alemães, japoneses e italianos). Foi construído sobre o NAZIS, trazendo 47 armas, chefões, 4 classes de heróis, gore, extras, rebalanceamento e spawning aleatório.

Tem um showcase das armas do World War Wolf no vídeo abaixo:

Download & Info do World War Wolf

Doom Incarnate

Doom Incarnate: A Wolfenstein style mod é uma criação de D3athStalker fortemente inspirada na nova série Wolfenstein (The New Order, The Old Blood e The New Colossus).

O Doom Incarnate substitui o nosso Doomguy pelas máquinas matadoras de nazistas — B.J. Blazkowicz e Rayne (de BloodRayne) — e traz muitas mudanças no gameplay, como empunhadura dupla, melee com gore, sistema de upgrades, sangue, habilidades especiais, novas armas, inimigos etc.

Temos um vídeo onde o Icarus explora e analisa o Doom Incarnate:

Download & Info do Doom Incarnate

Blade of Agony

WolfenDoom: Blade of Agony é uma conversão total do Doom standalone que se passa no universo Wolfenstein e é focada no enredo. Desenvolvido por uma equipe liderada por Daniel Gimmer (Tormentor667), o projeto é inspirado nos jogos de tiro da Segunda Guerra Mundial dos anos 90 e início de 2000, como Wolfenstein 3D, Medal of Honor e Call of Duty, mas com uma jogabilidade acelerada no espírito de Doom.

O Blade of Agony apresenta três capítulos, 30 fases únicas, trilha sonora tipo orquestra, atuação de voz, suporte a 10 idiomas (incluindo português), armamento da Segunda Guerra, NPCs interativos, IA inimiga aprimorada e outros destaques interessantes (fonte).

Abaixo, temos o GmanLives jogando e analisando o Blade of Agony:

Download & Info do Blade of Agony

WWII mod

WWII mod é um pacote de armas baseadas na Segunda Guerra Mundial que traz seis classes de herói, gameplay com foco mais tático ou realista, granadas, minas, golpe rápido melee etc. Parece ser bom pra combinar com pacotes de monstros. Não tenho muitas informações sobre este mod, mas parece que foi feito por ElmaK.

Rodei o mod aparentemente de boa aqui com o Zandronum 3.0 e o GZDoom (2.4.0, 4.4.2 e 4.6.1). Em versões do GZDoom mais recentes que estas dá pau. Acho que talvez foi feito pra multiplayer também, mas não testei.

Não se esqueça de configurar as teclas específicas do WWII mod no Options e que tem que dropar uma arma para pegar outra (acho que só pode andar com duas por vez). Outra coisa é que pra recolher armamento tem que apertar a barra de espaço mirando nele.

Abaixo, segue um vídeo do WWII mod que demonstra as LMGs:

Download & Info do WWII mod

PC_WOLF

PC_WOLF é um pacote de seis níveis single player do Wolfenstein para Doom II criado pelos irmãos Paul e Joe Corfiatis. Os mapas são bem vanilla e seguem mais ou menos o estilo das fases secretas do Doom 2, mas contam com zumbis e outros tipos de demônios, como se os nazistas tivessem feito uma aliança com o Diabo, algo comum entre socialistas.

Você pode ver a primeira fase do PC_WOLF logo abaixo:

Download & Info do PC_WOLF

WolfenDoomed

WolfenDoomed é um conjunto de 11 mapas para o Doom II criado por Paul Corfiatis, o mesmo do PC_WOLF, que é basicamente uma reimaginação de fases do Doom no estilo Wolfenstein 3D. Tem suporte para single player, cooperativo e deathmatch, embora o último modo não pareça ter sido testado, contando apenas com os inícios.

A progressão das fases do WolfenDoomed não foi concebida para ser necessariamente linear, visto que o desenvolvedor recomenda começar todos apenas com a Pistola, mas você pode fazer o que você quiser.

A primeira fase do WolfenDoomed e as partes bem iniciais das outras 10 são mostradas no vídeo a seguir, que também apresenta o mapset:

Download & Info do WolfenDoomed

Indiana Jones

Indiana Jones é um mod do xenoxols que traz o herói de mesmo nome, junto com o chicote e um arsenal que ele certamente usaria, ao Doom clássico. Também traz um HUD novo e algumas novas mecânicas, como poder usar o chicote pra ganhar um impulso.

Não é exatamente um mod de Wolfenstein, mas como os inimigos tradicionais do Indy são os nazistas, o xenoxols trouxe um monte deles e, considerando que a fonte mais fácil e imediata deste tipo de vagabundo pra colocar no Doom é o Wolfenstein 3D e/ou os mods de Wolfenstein pra Doom, dá pra entender por que este trabalho está listado aqui.

No vídeo abaixo, carreguei o Indiana Jones com o WolfenDOOM: The Original Missions, 10.5x, Nash’s Gore Mod, Universal Weapon Sway, SBrightmaps, Bloom Boost e Tilt++:

Download & Info do Indiana Jones


Bom, é só isso mesmo por hoje. Quando eu lembrar ou ficar sabendo de mais algum mod bom do Wolf3D pro Doom, meto aqui. Mas espero que o artigo já seja útil mesmo assim!

Mais Wolfenstein

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!