Darkwood

Darkwood é um survival horror de 2017 com perspectiva top-down, elementos RPG e mundo aberto que se passa numa sombria e implacável floresta que misteriosamente surgiu no antigo Bloco Soviético.


13 de outubro de 2022

Darkwood é um adventure de terror independente que se passa numa sombria floresta em alguma região da Polônia na época do Bloco Soviético. Foi desenvolvido pelo Acid Wizard Studio e lançado em sua versão completa inicialmente em 17 de agosto de 2017.

Publicado pelo próprio Acid Wizard Studio e disponibilizado para Windows, Mac, Linux, Switch, PlayStation 4, Xbox One e Stadia, o Darkwood foi recebido de forma geralmente favorável pela crítica. Além disso, conta com dezenas de milhares de análises muito positivas na loja do Steam e é avaliado com 4.4/5 no GOG, pelo menos até o momento.

Vídeos

Acima, temos o trailer oficial de lançamento do Darkwood.

Temos também um trailer live action do jogo.

Apresentação

Combinando um mundo aberto implacável gerado proceduralmente com elementos de RPG, Darkwood apresenta uma nova perspectiva sobre o survival horror que tem como objetivo agradar aqueles que desejam uma experiência profunda e recompensadora.

Durante o dia, vasculhe e explore livremente um mundo rico e em constante mudança. Então, recolha-se em seu esconderijo e reze pela chegada da luz da manhã.

O medo do desconhecido é poderoso. Seus sentidos serão enganados pelos horrores surreais de Darkwood. Nenhuma resposta será dada a você de graça, mas em algum lugar na floresta está a verdade, uma explicação para o que aconteceu neste lugar esquecido por Deus.

Gameplay

O Darkworld se passa num mundo semiaberto, com o jogador desbloqueando novas áreas à medida em que avança. Também apresenta um sistema de criação, ciclo dia/noite, interação de personagens NPCs, sistema de habilidades, furtividade e combate, bem como vários ramos de história que alteram aspectos diversos do mundo.

Durante o dia, o jogador pode explorar o mundo e procurar suprimentos em vários locais espalhados por cada bioma, além de empregar tempo consertando portas ou barricadas ao redor do esconderijo e criando novos itens e atualizações na bancada. Durante o dia, também se pode “cozinhar” alucinógenos em seu fogão para ter acesso a várias habilidades, sendo que qualquer benefício desejado requer que uma habilidade prejudicial também seja escolhida. Durante a noite, o jogador não pode sair do esconderijo e deve se defender de possíveis intrusos até de manhã. Planejar uma estratégia defensiva é fundamental, com a possibilidade de colocar armadilhas e barricar portas ou janelas para retardar qualquer intruso.

Caso o jogador sobreviva à noite, ganhará reputação com o comerciante, que pode ser usado para obter itens mais caros. Se morrer durante a noite, acordará na manhã seguinte, mas sem receber nenhuma reputação. Se morrer enquanto estiver vasculhando, sofrerá uma perda de metade de seu inventário, que será marcado no mapa para coleta posterior. Dificuldades mais altas têm penalidades mais altas ao morrer, como perda de vidas ou morte permanente.

O enredo é moldado com base em como o jogador reage aos pedidos e ações dos NPCs. Ajudar os diferentes levará a finais diferentes e, às vezes, influencia as subtramas relacionadas a vários outros NPCs. A partida muda para um mapa diferente em seu segundo capítulo, com regiões anteriores sendo bloqueadas e vários novos elementos de jogabilidade e NPCs sendo introduzidos. Personagens diferentes do primeiro capítulo também podem aparecer, dependendo das ações do jogador.

Darkwood apresenta dois finais principais diferentes, com a subtrama de cada personagem sendo definida por outras ações menores, bem como qual desses finais o jogador alcançou.

História (com spoilers)

Ambientação e personagens

Darkwood se passa em algum lugar da República Popular da Polônia ou, de acordo com os desenvolvedores, em algum outro lugar do Bloco Soviético no final dos anos 1980, onde uma floresta misteriosamente surgiu e engoliu uma grande quantidade de terra e continua a se expandir. Muitas pessoas ficaram presas na floresta e uma estranha praga está devastando os sobreviventes, matando e fazendo com que as vítimas se transformem em monstros e abominações.

Um grupo chamado “The Outsiders”, composto principalmente por parasitas funcionários do governo e soldados, foi enviado para investigar a floresta, montando esconderijos e um sistema de túneis para entrar e sair da floresta. No momento em que o jogo acontece, a maioria dos Outsiders está morta ou evacuada da zona.

Enredo

Prólogo

No prólogo, o jogador assume o controle de um aparente médico (“The Doctor”) enquanto procura suprimentos. O Doctor parece desiludido com seu trabalho de ajudar os moradores e está determinado a escapar da floresta. Após o prólogo, o jogador assume o controle de “The Stranger” (“O Estranho”), um homem que está procurando a chave roubada que o levará por uma passagem subterrânea para fora da floresta. Outros personagens incluem um comerciante que ajuda o protagonista no prólogo, um híbrido meio homem meio lobo conhecido apenas como “The Wolfman” (O Lobisomem), um ciclista bêbado conhecido como “Bike Man” e Piotrek, que é fascinado por viagens espaciais e Yuri Gagarin, e deseja construir um foguete.

Capítulo 1

Está implícito numa cena que o Trader entrou na casa do Doctor e resgatou o Stranger, trazendo-o de volta a um esconderijo no Dry Meadow. O Stranger primeiro explora a entrada subterrânea para se certificar de que o Doctor não passou com a chave, mas descobre que a porta não é aberta há algum tempo. O jogador pode então ficar do lado do Wolfman ou do Musician (“O Músico”) para encontrar o Doctor, ou fazer isso por seus próprios meios.

Capítulo 2

Depois de encontrar o Doctor no acidente de trem (seja explorando sua casa a partir do prólogo, ou marcando uma consulta com o Musician), ele tentará resistir ao Stranger. Vários resultados estão disponíveis, incluindo matar o Doctor pra pegar sua chave ou permitir que ele acompanhe o jogador pela passagem subterrânea. De uma forma ou de outra, progredir pela porta blindada leva ao final do Capítulo 1.

O Stranger encontra uma grande árvore falante bloqueando a saída da floresta em uma vila inundada, que indiretamente lhe pede para explorar uma torre de rádio. Um aleijado residente nesta aldeia pede que o Stranger queime esta árvore. Ambos os caminhos oferecem maneiras de sair da floresta e de chegar ao Epílogo.

Epílogo

O Stranger avança pela floresta até chegar a uma cidade e seu antigo apartamento, onde se instala para um longo sono. No entanto, uma exploração cuidadosa revela que esse final é uma ilusão que o jogador pode descobrir, se detectar coisas estranhas no bloco de apartamentos. O Stranger eventualmente encontra raízes crescendo sob as tábuas do assoalho e um buraco embaixo de sua cama. Rastejar por esta abertura fará com que o Stranger acorde nu, com suas roupas descartadas nas proximidades, em uma passagem coberta de raízes.

O “Road Home” não leva para casa, pois o jogador acorda em uma câmara com milhares de pessoas enroladas em torno de um ser estranho, morto ou dormindo e murmurando em êxtase. Se o Stranger ajudou o Doctor, ele o encontrará descansando ao lado deste ser, que tenta atrair o Stranger fazendo-o sentir-se aquecido e cansado. Se o jogador não resistir, ficará inconsciente e voltará ao apartamento com apenas um curso de ação disponível: felicidade e ignorância. Se resistir, o Stranger encontrará um lança-chamas entre os adormecidos e queimará o ser e todos aqueles ao seu redor até a morte. O fogo se espalha tão rapidamente que o Stranger não consegue escapar; e as chamas consomem rapidamente a maior parte da floresta e seus habitantes. A morte do ser estranho e o sacrifício do Stranger permitem que os militares se desloquem para a floresta com segurança para salvar os habitantes restantes e restaurar a ordem.

Em ambos os finais, aparecem blocos de texto detalhando o destino de cada personagem, o que pode ser influenciado pelas ações do jogador durante o jogo.

Destaques

  • Um survival horror aterrorizante, com perspectiva vista de cima pra baixo.
  • Sem guias ou marcadores de missão. Teste suas habilidades e descubra as coisas por conta própria!
  • Durante o dia, explore florestas macabras geradas aleatoriamente, vasculhe em busca de materiais, crie armas, descubra novos segredos e converse, negocie ou mate os vários habitantes de Darkwood.
  • À noite, encontre abrigo, barrique, monte armadilhas e se esconda ou se defenda dos horrores que espreitam na escuridão.
  • Ganhe habilidades e vantagens injetando em sua corrente sanguínea uma essência estranha, extraída da fauna e flora modificadas. Cuidado com consequências inesperadas…
  • Tome decisões que impactam o mundo de Darkwood, seus habitantes e a história que você vivenciará.
  • Conheça personagens estranhos, aprenda suas histórias e decida o destino deles. Lembre-se: não confie em ninguém.
  • Com o passar dos dias, o que divide a realidade e os pesadelos começam a se desfazer. Você começará a questionar a sanidade do protagonista, mas também poderá tropeçar em seus próprios medos ocultos… Você está pronto para entrar em Darkwood?

Curiosidades

  • O Darkwood foi desenvolvido sobre o Unity Engine.
  • O jogo foi lançado pela primeira vez através do Steam Early Access em 24 de julho de 2014.
  • A versão de Switch do game, que saiu em 16 de maio de 2016, foi publicada pela Crunching Koalas.
  • O jogo também foi portado e lançado para o PS4 em 14 de maio de 2019, para o Xbox One em 16 de maio, também sob a Crunching Koalas, e para o Stadia em 17 de setembro de 2021.
  • O jogo foi indicado para “Most Fulfilling Community-Funded Game” no SXSW Gaming Awards de 2018. O Metacritic também o incluiu em sua lista dos “100 melhores games de 2017”.
  • De acordo com os desenvolvedores, Darkwood foi inspirado pelas “obras de David Lynch, irmãos Strugacki e Stanisław Lem; jogos como Fallout, Dark Souls, Project Zomboid, Teleglitch; folclore eslavo; e, bem, a vida“. Também afirmaram que “muitas pessoas disseram que há semelhanças entre Lovecraft e Darkwood, mas descobrimos que nenhum de nós leu nada de Lovecraft antes de criar o Darkwood“.
  • A revelação do jogo foi feita através do lançamento de um trailer de gameplay pré-alfa no YouTube, em 5 de março de 2013.
  • Uma página para o Darkwood foi criada no Steam Greenlight em 11 de março de 2013, com os meses seguintes vendo o lançamento de uma campanha no popular site de crowdfunding Indiegogo, que financiou o desenvolvimento inicial do jogo. A campanha arrecadou mais de US$ 57.000, totalizando 143% da meta estabelecida (US$ 40.000).
  • Em 25 de agosto, os desenvolvedores lançaram um post no blog do site de hospedagem de imagens Imgur, contando a história do processo de desenvolvimento do jogo e liberando um torrent gratuito do mesmo, pedindo aos jogadores que o comprassem se gostassem. Esta mudança foi motivada por dois motivos, eles queriam que alguns jogadores que não podiam pagar Darkwood pudessem jogá-lo, e também receberam vários e-mails relacionados ao roubo de chaves do jogo. Eles afirmaram que preferiam dar o jogo de graça para algumas pessoas do que alimentar sites de revenda de chaves.
  • Em 22 de janeiro de 2018, os desenvolvedores lançaram a atualização 1.2, trazendo traduções em espanhol, português brasileiro e alemão para o jogo. Estas traduções foram feitas com a ajuda da comunidade.

Screenshots

Sobre o download

O Darkwood é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado para PC (Windows, Mac e Linux) nas lojas da Steam, Epic e GOG, sendo que nosso para download aqui leva a esta última, onde o game vem sem DRM (dá pra jogar offline e tal). Para outras plataformas, consulte a página oficial.

Idiomas: português (Brasil), inglês, polonês, russo, alemão, espanhol (Espanha), italiano, chinês simplificado, turco e húngaro.

Requerimentos mínimos em sistema

Veja também

autor, site, canal ou publisher Acid Wizard Studio tamanho 1,6 GB licençaComercial sistemas operacionais compativeisWindows, Mac e Linux download link DOWNLOAD

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!