Leisure Suit Larry 5: Passionate Patti Does a Little Undercover Work

Leisure Suit Larry 5: Passionate Patti Does a Little Undercover Work é um adventure bem-humorado de 91. Traz interface point and click baseada em ícones e novamente Larry Laffer e Patti como personagens jogavéis.

27 de agosto de 2021

Leisure Suit Larry 5: Passionate Patti Does a Little Undercover Work é um adventure estilo point and click que traz o Larry Laffer com amnésia e separado da sua paixão Patti, quem tornou-se agente do FBI. O quinto jogo da série Leisure Suit Larry foi desenvolvido pela Sierra (então Sierra On-Line) e lançado originalmente em 7 de setembro de 1991.

O game foi publicado pela própria Sierra, conta com versões para MS-DOS, Macintosh, Amiga e Windows, foi geralmente bem recebido pela crítica e manteve a boa média de desempenho da série no mercado.

Vídeos

Acima, temos o trailer oficial do Leisure Suit Larry 5.

Detonado

Já o vídeo anterior é um detonado (walkthrough) do game, com quase duas horas e meia de duração.

Sinopse

O aspirante a mulherengo de meia-idade Larry Laffer caiu de um barco durante um cruzeiro e teve amnésia, esquecendo como ele e sua namorada Patti se separaram, como conseguiu um emprego em Los Angeles, como Patti se tornou uma agente do FBI e o que aconteceu no (nunca lançado) Larry 4.

Agora, Larry e Patti estão trabalhando independentemente em dois casos conectados um ao outro, embora os heróis não tenham consciência disso. Os novos chefes de Larry estão envolvidos em negócios duvidosos, enquanto Patti concorda em fazer uma pausa em sua carreira como pianista performática e se tornar uma agente secreta.

Será que os dois ficarão juntos novamente?

Gameplay

Ao contrário dos jogos anteriores, que usam um sistema de interpretador de texto para jogar, Larry 5 utiliza uma interface gráfica baseada em ícones. O jogador usa comandos verbais (“Look”, “Talk”, “Use” etc.) para interagir com o ambiente. Uma diferença na interface é que inclui um ícone de zíper, o qual permite realizar uma ação erótica.

Como no terceiro jogo, tanto Larry quanto Patti estão disponíveis como personagens jogáveis durante diferentes capítulos da história, mas esta característica é expandida aqui, com o controle passando periodicamente entre os protagonistas Larry e Patti.

A dificuldade geral é bastante reduzida em comparação com jogos anteriores. De uma forma não muito típica nos adventures da Sierra, é impossível ficar preso ou morrer em Larry 5, e perder o jogo é impossível. Muitos dos itens coletados são meramente opcionais, apenas acionando soluções alternativas e afetando a pontuação final, mas não o progresso de uma partida.

O jogo também é menos orientado a quebra-cabeças, permitindo ao jogador prosseguir mesmo sem conseguir resolver o enigma requerido em alguns casos. No entanto, se recebe mais pontos por encontrar a solução “certa”.

Curiosidades

  • Apesar do nome, Leisure Suit Larry 5: Passionate Patti Does a Little Undercover Work é uma sequência (in)direta do Leisure Suit Larry III, visto que simplesmente não existe o Leisure Suit Larry 4.
  • Lançada em 18 de dezembro de 2017, a versão de Windows deste jogo foi desenvolvida e publicada pela Assemble Entertainment.
  • Examinar seu cartão de embarque no aeroporto mostra que a data do próximo vôo de Larry é sempre exatamente 60 anos a partir da data programada em seu computador. Considerando o ano de lançamento do jogo em 1991, isso significa que o jogo possivelmente teria ocorrido no ano de 2051, no mínimo. Embora seja mais do que provável que isto não passe de uma zueira de programação e nada que influencie no enredo do Larry 5.
  • De acordo com Josh Mandel, um dos caras envolvidos na criação do game, o motivo da dificuldade relativamente baixa não era apenas por causa da nova interface point and click, mas principalmente porque Ken Williams avaliou o feedback dos clientes e descobriu que quase ninguém terminava o seu adventure. Então, ele deu a Al Lowe, o criador da série, a tarefa de fazer um jogo que todos conseguissem zerar.
  • Você achava que o merchandising de produtos só acontece no cinema? Não exatamente. A Sierra pode muito bem ter sido a primeira empresa a colocar um anúncio em um jogo de computador. A companhia telefônica norte-americana Sprint pagava para aparecer no Leisure Suit Larry 5. Sempre que Larry ou Patti fazem uma ligação no jogo, assim como acontece em Space Quest V: The Next Mutation (1993), a ligação termina com “Thank you for using U.S. Sprint!”
  • Leisure Suit Larry 5 era originalmente disponibilizado em quatro pacotes: uma versão de 16 cores (com suporte para EGA, MCGA, VGA, Tandy/PCjr) com discos 3,5″ DD ou 5,25″ HD e uma versão de 256 cores (com suporte para MCGA, VGA) com discos HD de 3,5″ ou HD de 5,25″.
  • Em sua edição 02/1993, a revista Amiga Joker listou o Larry 5 como o segundo melhor adventure de 1992, segundo votos dos leitores.
  • A edição 12/1999 da revista alemã GameStar posicionou o jogo na posição 69 (🤔) no seu rank “100 Most Important PC Games of the Nineties” (algo como os “100 Jogos de PC mais Importantes dos Anos 90”).
  • A extinta regista Computer Gaming World considerou Leisure Suit Larry 5 “um jogo totalmente agradável”.

Destaques

  • A aventura clássica da velha guarda Leisure Suit Larry continua a história de seu antecessor Leisure Suit Larry III: Passionate Patti in Pursuit of the Pulsating Pectorals.
  • Experimente uma história única entre os protagonistas Larry e Patti e deixe que o amor aconteça novamente!
  • Larry e Patti estão disponíveis como personagens jogáveis durante diferentes capítulos da história.
  • O primeiro Leisure Suit Larry com uma interface gráfica baseada em ícones. Isso significa que o jogador usa comandos como “Olhar”, “Falar” ou “Usar” para interagir com o ambiente.
  • Resolva quebra-cabeças diferentes e ajude Larry e Patti a prosseguir com sua missão.
  • Larry não pode mais “morrer”, e a quantidade de “becos sem saída” (situações impossíveis de vencer) é bastante reduzida.
  • Como não poderia faltar, temos o famoso humor picante de Al Lowe e as gostosas voluptuosas esperando para “treinar” com você.

História (com spoilers)

A ausência de um Leisure Suit Larry 4 forma a base deste novo episódio, já que Julius Biggs roubou os “disquetes perdidos” do jogo e fez com que o protagonista da série ficasse amnésico. Larry está agora na indústria de filmes adultos, trabalhando para uma empresa conectada à Máfia conhecida como PornProdCorp. Seu chefe o envia pelos Estados Unidos em busca de “modelos” para aparecerem nos “America’s Sexiest Home Videos” (o que pode ser traduzido como “Vídeos caseiros mais sexy da América”).

Enquanto isso, Patti é recrutada pelo FBI para desenterrar evidências incriminatórias em duas gravadoras que são suspeitas de esconder mensagens subliminares em suas canções. Ao mesmo tempo, a PornProdCorp planeja eliminar a concorrência em sua indústria doando dinheiro para a CANE (Conservatives Against Nearly Everything). Seria melhor fazer lobby no estado, visto que trata-se de outra organização criminosa e é assim que os cronys fazem…

Enfim, no caminho de volta para Los Angeles, Larry se envolve em um incidente de avião, o que força uma aterrissagem com segurança, com ele sendo saudado como um herói. Ele é convidado para a Casa Branca por George H. W. Bush, onde se reencontra com Patti, e o papel sinistro de Biggs é revelado.

Screenshots

As screenshots acima foram tiradas de diferentes versões do game.

Sobre o download

O Leisure Suit Larry 5: Passionate Patti Does a Little Undercover Work é um jogo normalmente pago (comercial) que pode ser encontrado atualmente para Windows no Steam. Tem também um pacote no GOG que vem com todos os primeiros seis jogos originais da franquia.

Atenção: jogo com tema adulto, sugestões sexuais, nudez (em pixel art) etc.

Idiomas: inglês.

Requerimentos em sistema

  • Sistema operacional: Windows: XP, Vista, 7, 8 ou 10;
  • Processador: 1.8 GHz;
  • Memória: 512 MB de RAM (1 GB recomendado);
  • Gráficos: placa de vídeo 3D compatível com DirectX 7 (DirectX 9 recomendado);
  • Armazenamento: 50 MB de espaço disponível.

Mais Leisure Suit Larry

autor, site, canal ou publisher Sierra tamanho do arquivo 30,9 MB licençaComercial sistemas operacionais compativeisWindows: XP/Vista/7/8/10 download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!