Syberia

Syberia é um adventure independente que envolve viagem no tempo, usa elementos de art nouveau e de ficção clockpunk e se passa em cenários da Europa e da Rússia. Foi lançado originalmente em 2002.

12 de fevereiro de 2021

Syberia é um adventure independente que envolve viagem no tempo, usa elementos de art nouveau e de ficção clockpunk [1] e se passa em cenários da Europa e da Rússia. Foi desenvolvido pela Microids e lançado originalmente em 9 de janeiro de 2002.

Publicado pela própria Microids, o jogo foi disponibilizado para várias plataformas e acabou sendo um estrondoso sucesso comercial e de críticas, sendo premiado, deixando legado e tal. Também, pelo menos até o momento, o Syberia conta com milhares de análises muito positivas nas lojas de games.

Este excelente desempenho justificou duas sequências principais: Syberia II, lançado em 30 de março de 2004, e Syberia 3, que saiu a 20 de abril de 2017. Em 19 de agosto de 2019, foi anunciado que um quarto jogo já estava em produção há 18 meses e se chamaria Syberia: The World Before.

Vídeo

Trailer do Nintendo Switch pro Reino Unido do Syberia.

Gameplay

Syberia é um adventure semirrealista/semissurrealista em terceira pessoa, controlado pelo mouse, no qual o jogador deve resolver vários quebra-cabeças e seguir certos procedimentos para que o enredo prossiga. Como um jogo puramente gráfico, Syberia segue as diretrizes introduzidas por Broken Sword, uma série de adventures que iniciou-se em 1996 com o Broken Sword: The Shadow of the Templars.

O jogador navega com um modelo 3D da protagonista sobre fundos pré-renderizados com ângulos de câmera fixos. Os quebra-cabeças são principalmente baseados em inventário, embora alguns envolvam manipulação do ambiente (como dispositivos mecânicos). A interface possui um único cursor, apenas objetos destacados podem ser interagidos e não há comandos de escolha por verbo, como no Indiana Jones and The Last Crusade e em outros adventures clássicos.

Sinopse

Kate Walker, uma advogada ambiciosa de Nova York, recebe o que parece ser uma tarefa bem simples – uma parada rápida para cuidar da venda de uma antiga fabrica automatizada escondida nos vales alpinos e então voltar para os Estados Unidos.

O que ela não imaginava é que quando embarcasse nesta aventura, a sua vida viraria de ponta cabeça. Na sua expedição pela Europa, viajando da Europa Ocidental até os confins da Rússia oriental, ela encontra uma série de personagens e localizações incríveis, na tentativa de rastrear Hans, o inventor gênio – a chave final para descobrir o mistério da Sibéria. A sua viagem pela terra e pelo tempo coloca todos os seus valores em questão, enquanto o contrato que ela assinou se transforma em um pacto com o destino.

Destaques segundo o distribuidor

  • Um roteiro emocionante além da sua imaginação.
  • Personagens ricos e intrigantes em ambientes 3D detalhados e realísticos.
  • Ângulos de câmera, movimentos e quadros parecidos com filmes.
  • Quebra-cabeças originais e criativos (integrados completamente ao ambiente).

Enredo

Kate Walker é uma advogada que foi encarregada pela Universal Toy Company de negociar a aquisição de uma velha fábrica de brinquedos e autômatos de luxo. Ao longo dos séculos, a fábrica tem desenvolvido dispositivos mecânicos, especializando-se em movimento mecânico perpétuo. As ambições da fábrica, no entanto, são inadequadas para o clima econômico contemporâneo, e a idosa Anna Voralberg, no comando da fábrica Valadilene por mais de meio século, decidiu vender tudo.

Acontece que a aquisição pode não ser tão direta quanto o esperado. No dia em que Kate Walker chega, Anna Voralberg está sendo enterrada. Além disso, ela deixou um herdeiro – seu irmão Hans. Mas ele havia deixado o vale no final dos anos 30 e nunca mais voltou, e acreditava-se que estivesse morto. No entanto, uma carta escrita por Anna nos dias que antecederam sua morte revela que Hans está de fato bem vivo e morando em algum lugar da Sibéria. O velho tabelião de Valadilene encarregado de cuidar dos negócios de Anna sugere que Kate encontre Hans Voralberg, pois ele é agora a única pessoa em posição de ratificar a venda do negócio da família.

Curiosidades

  • O Syberia foi desenvolvido sobre o engine Virtools.
  • As palavras escritas no painel de controle da aeronave em Kolmkozgrad são em russo autêntico. No entanto, o nome do hotel em Aralbad está escrito incorretamente.
  • Clockpunk é um gênero retrofuturista descrito como derivado do cyberpunk que frequentemente retrata a ciência e a tecnologia da era renascentista com base em designs pré-modernos. Exemplos de clockpunk incluem o Astro-Knights Island do jogo Poptropica, o nível Clockwork Mansion de Dishonored 2, Thief: The Dark Project, e Assassin’s Creed II, além do Syberia, é claro. O termo foi cunhado pelo sistema de RPG GURPS.
  • Alguns editores de revistas de jogos alemãs receberam um cartão-postal de Nova York com um texto manuscrito de uma pessoa chamada Kate, que escreveu em alemão que tinha um tio austríaco, alguns problemas e assim por diante. Não havia nenhuma pista de que este era um evento de relações públicas para o jogo Syberia, até mesmo a escrita falsa foi feita com um pouco de tinta manchada.
  • Ao contrário do lançamento do Xbox, a versão de PS2 do Syberia não apareceu na América do Norte, pois a SCEA não aprovou o jogo por lá.
  • O rato de Road to India faz uma pequena aparição em Syberia, especificamente no porão em Kolmkozgrad. Ele faz exatamente os mesmos movimentos que fazia em Road to India e desaparece.
  • Syberia contém algumas referências a outro jogo da Microids, Amerzone. Em Barockstadt você pode ler e escutar muito sobre as diferentes espécies da flora e fauna de Amerzone.

Ports

Até o momento, o Syberia foi disponibilizado para as seguintes plataformas:

  • Windows (10 de setembro de 2002);
  • PlayStation 2 (28 de março de 2003);
  • Xbox (23 de julho de 2003);
  • Windows Mobile (11 de setembro de 2006);
  • Nintendo DS (14 de dezembro de 2008);
  • Android (23 de dezembro de 2013);
  • Mac (27 de fevereiro de 2014);
  • PlayStation 3 (3 de dezembro de 2014);
  • iOS (3 de dezembro de 2014);
  • Xbox 360 (3 de dezembro de 2014);
  • Switch (20 de outubro de 2017);
  • Blacknut (30 de janeiro de 2019).

Screenshots

Sobre o download

O Syberia é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado nas lojas do GOG e do Steam para Windows e Mac.

Idiomas

  • Interface e legendas: inglês, francês, alemão, espanhol (Espanha), italiano, japonês, polonês e russo.
  • Dublagem: inglês, francês, alemão, espanhol (Espanha), italiano, polonês e russo.

Requerimentos em sistema

Veja também

site ou autor do arquivo Microids tamanho do arquivo 1,4 GB licencaComercial sistemas operacionais compativeisWindows e Mac download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!