The Dream Machine

The Dream Machine é um adventure point and click episódico sobre exploração de sonhos que conta com gráficos e animações feitos à mão com materiais como argila, papelão e brócolis. Foi lançado em 2010.

14 de maio de 2021

The Dream Machine é um adventure point and click independente sobre exploração de sonhos que apresenta gráficos e animações feitos a partir de modelos construídos com massinha, papelão e outras paradas.

Este jogo episódico foi desenvolvido pela Cockroach Inc. e teve o primeiro dos seus seis capítulos lançado em 14 de dezembro de 2010.

Publicado pela própria Cockroach Inc. (sob o selo The Sleeping Machine), o The Dream Machine parece ter sido geralmente bem recebido pela crítica, recebendo prêmios, inclusive. Nas lojas online (Steam e GOG), conta também com milhares de análises positivas pra muito positivas por parte dos jogadores, pelo menos até o momento.

Vídeo

Acima, temos o trailer oficial de lançamento do The Dream Machine.

Apresentação

The Dream Machine é um premiado adventure estilo point and click sobre exploração dos sonhos de outras pessoas. É feito à mão com materiais como argila, papelão e brócolis.

Você joga como Victor, o marido de Alicia, com quem acaba de se mudar para um novo apartamento. Enquanto tentam se instalar, o casal logo descobre que nem tudo é como parece neste condomínio silencioso e despretensioso…

Para diferenciar The Dream Machine da maioria dos outros jogos por aí, seus criadores decidiram ficar o mais longe possível dessas coisas poligonais e construiram todos os ambientes, adereços e personagens de argila e papelão mesmo.

Gameplay

Em The Dream Machine, o jogador assume o controle do protagonista Victor Neff (não é parente do vilão do Altered Beast), quem deve resolver quebra-cabeças e coletar itens que podem ajudar a superar os obstáculos do game.

Usando uma interface clássica point and click, onde cada ação é realizada com o mouse, os jogadores controlam Victor enquanto se move pelo novo apartamento. Nenhuma ação diferente está disponível, a ação correta é imediatamente escolhida ao interagir com os objetos no ambiente (examinar, pegar, manipular itens). Os objetos são armazenados em um inventário próximo ao topo da tela e podem ser combinados entre si.

Partes da interface também foram emprestadas de um título anterior da Cockroach, Gateway. Durante os diálogos, diferentes árvores de conversação estão disponíveis. Todas as conversas são mostradas em texto, não há atuação de voz.

Destaques segundo o distribuidor

  • Mundo: explore um complexo de apartamentos assustador e descubra seus mistérios. Conheça seus vizinhos e seus segredos.
  • História: mergulhe nas mentes de estranhos e entes queridos enquanto tenta salvá-los da máquina dos sonhos.
  • Gráficos: passeie por ambientes belamente detalhados construídos com modelos físicos de argila e cenários feitos à mão.
  • Quebra-cabeças: para progredir, resolva quebra-cabeças que variam de simples empurrões a enígmas diabólicos.
  • Música: trilha sonora original e assustadora que percorre a narrativa, enfatizando a atmosfera surreal do jogo.

Capítulos

Como supracitado, o The Dream Machine é um adventure episódico divido em cinco capítulos.

No Chapter 1, você é Victor Neff, o marido de um jovem casal que acaba de se mudar para um novo apartamento. Enquanto tenta se instalar, descobre que nem tudo é como parece neste prédio silencioso e despretensioso…

No Chapter 2, Victor confronta o senhorio, Sr. Morton, apenas para encontrar seu apartamento vazio. Victor pode encontrar o indescritível senhorio a tempo? E será que o Sr. Morton esconde algo?

No Chapter 3, Victor entra no sonho de sua esposa adormecida em um esforço para desligar a misteriosa máquina de sonho, apenas para se encontrar a bordo de um cruzeiro de lazer tripulado por várias cópias de si mesmo.

No Chapter 4, Victor tenta obter acesso ao sonho de seu vizinho idoso para encontrar o caminho por meio de sua mente frágil e decadente.

No Chapter 5, Victor deve obter acesso aos sonhos dos dois últimos vizinhos e tentar parar a máquina dos sonhos de uma vez por todas.
 
No capítulo final da saga, Victor deve viajar ao coração dos sonhos para resgatar seus entes queridos da máquina dos sonhos. 

Curiosidades

  • Os gráficos do jogo foram criados quase que exclusivamente fotografando personagens e cenários feitos à mão, utilizando uma ampla variedade de materiais, como argila, papelão, chumaços de algodão, seixos, papel manteiga, musgo, grama, limpadores de cachimbo, brócolis, líquen, café moído, amostras de tapete, guarnições de costeleta de porco, preservativos, bolas de pingue-pongue, Pano Molton, pequenos bebês de plástico, espuma isolante, palitos de fósforo, folha de alumínio, látex, fios, toalhas, massas, fios reativos aos raios ultravioleta, pó reativo aos raios ultravioleta, ossos e palitos de picolé, entre muitas outras coisas.
  • A desenvolvedora do The Dream Machine, Cockroach Inc., é um estúdio de jogos independente dirigido por Anders Gustafsson e Erik Zaring.
  • The Dream Machine começou como um jogo online pra browsers, mas fez a transição para o Steam após ser indicado ao prêmio IGF na categoria Artes Visuais.

Screenshots

Sobre o download

O The Dream Machine é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado nas lojas do GOG e Steam para Windows e Mac. O nosso link para download do game aqui é o do GOG, que vem completo (com todos os seus capítulos) e sem DRM (sem ativação ou necessidade de conexão online para jogar).

Idiomas: inglês.

Requerimentos mínimos em sistema

Veja também

autor, site, canal ou publisher Cockroach Inc. tamanho do arquivo 673 MB licençaComercial sistemas operacionais compativeisWindows e Mac download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!