Defense Grid: The Awakening

Defense Grid: The Awakening é um tower defense de 2008 que se passa num futuro distante onde o jogador controla uma rede de defesa planetária para repelir alienígenas invasores que tentam roubar energia das bases.

22 de julho de 2021

Defense Grid: The Awakening é um jogo de tower defense com temática de ficção científica onde o objetivo é posicionar seus torreões estrategicamente pelos mapas a fim de repelir hordas de alienígenas invasores. Foi desenvolvido pela Hidden Path Entertainment e lançado originalmente em 8 de dezembro de 2008.

Publicado pela própria Hidden Path Entertainment e disponibilizado para Windows, Xbox 360, Xbox One e iOS, o Defense Grid: The Awakening foi geralmente muito bem recebido pela crítica. Além disso, o jogo conta com milhares de analises extremamente positivas no Steam, pelo menos até o momento.

O Defense Grid: The Awakening recebeu pelo menos quatro grandes expansões/DLCs: Defense Grid: Borderlands (2010), Defense Grid: You Monster (2011), Community Levels DLC (2012) e Defense Grid: Containment (2013). Também, em setembro de 2014, o jogo ganhou sua primeira sequência direta, o Defense Grid 2.

Vídeo

Acima, temos um trailer de aclamação crítica do Defense Grid do Xbox 360.

Temos também um vídeo com o gameplay comentado em inglês do jogo.

Sinopse

Depois de mil anos de paz, os alienígenas voltaram para invadir mais uma vez. A única esperança de impedi-los e afastá-los é ativar a Grade de Defesa novamente.

Gameplay

Nas partidas de Defense Grid: The Awakening, o jogador deve defender núcleos de energia, geralmente estão localizados numa estação, dos inimigos, usando dez tipos diferentes de torres, as quais só podem ser construídas em plataformas específicas e não podem ser destruídas pelos invasores. O posicionamento estratégico dos torreões, cada um com suas vantagens e desvantagens, é o que define o sucesso de uma batalha. Fatores como linha de visão, alcance ou trajetória balística, área de efeito ou dano ao longo do tempo e taxa de tiro influenciam este posicionamento ideal das torres. Ou seja, o core da jogabilidade do Defense Grid é de um tower defense bem padrão mesmo.

A maioria dos níveis atuais são ruínas antigas com bases militares defensivas construídas entre estruturas decadentes. O jogo foi planejado para ser ambientado em um ambiente urbano que foi devastado pela guerra, mas eventualmente acabou sendo alterado para algo mais original.

Os inimigos, uma espécie de alienígenas insetóides, chegam em ondas e percorrem caminhos que conectam várias estruturas encontradas nas bases. Matá-los garante recursos, que podem ser usados para construir mais torres ou garanti-las dois níveis de upgrades (mais dano, maior taxa de tiro ou maior alcance). O poder das torres é indicada por cores – verde, amarelo ou vermelho – e  podem ser vendidas. Os recursos rendem juros sob uma taxa que cresce na medida em que mais recursos são obtidos.

As torres são complementadas pelo uso de um laser orbital que destrói completamente todos os alienígenas em sua área de efeito. O laser não está disponível nas primeiras missões e leva tempo para recarregar. Nenhum recurso é obtido de inimigos destruídos pelo laser orbital, devendo isso ser levado em conta pelo jogador durante as partidas.

Existem quinze tipos de inimigos, cada um com capacidades e estratégias exclusivas. Alguns alienígenas são protegidos por escudos que devem ser destruídos antes que ele perca saúde. Eles sempre farão o caminho mais curto e alguns deles voarão, exigindo torres com armas aéreas para afetá-los. Os invasores são capazes de transportar entre um a três núcleos de energia. Se um alienígena for morto enquanto carregava um núcleo, a esfera flutuará lentamente de volta para a estação de energia, podendo ser recolhido por um alienígena durante o percurso, que irá se dirigir para a saída sem chegar à estação de energia, algo que me lembrou o Cursed Treasure. Um timer no topo da tela avisa os jogadores sobre a formação cada nova onda de aliens que se aproxima.

Assim que todos os núcleos de energia principais forem roubados num determinado nível, o jogo termina. Apenas um núcleo de poder precisa permanecer na estação quando a última onda de alienígenas for derrotada para completar uma fase.

Os jogadores têm a capacidade de acelerar as batalhas, ver o alcance das armas e o caminho dos alienígenas aéreos e reverter a partida a um checkpoint previamente salvo automaticamente. A grade de defesa pode ser visualizada em três níveis diferentes de zoom. Quando um nível é concluído com sucesso, um conjunto de desafios usando o mesmo mapa torna-se disponível, e os jogadores ganham medalhas (bronze, prata e ouro) dependendo de quão bem eles completam um nível.

Existem leaderboards online (tabelas de classificação) que fornece  pontuações dos jogadores e outras estatísticas.

Enredo

A história se passa num futuro distante e é baseada na invasão alienígena de um planeta que possui uma rede de defesa dormente. Enquanto Fletcher, um computador com qualidades humanas que quer proteger seu planeta natal da destruição, está reativando este sistema e controlando o maquinário dispondo de recursos limitados, os alienígenas tentam roubar núcleos de energia, pequenas esferas flutuantes que fornecem a energia indispensável para a rede de defesa.

Apresentação

Defense Grid: The Awakening é o jogo de defesa definitivo que atrai jogadores de todos os níveis de habilidade. Uma horda de inimigos está invadindo e cabe ao jogador detê-los construindo estrategicamente torres de fortificação ao redor da base. Os controles são intuitivos e a jogabilidade é profunda: os ataques e propriedades especiais de cada torre funcionam juntos para fornecer muitas maneiras de ter sucesso.

Proteja os núcleos!

Recursos em destaque

  • Valor de replay – Há cerca de 8 horas de jogo no enredo principal e muitas horas adicionais em modos de desafio que oferecem  condições iniciais e objetivos únicos. Cada nível pode ser repetido e resolvido de muitas maneiras diferentes, com recompensas melhores para maiores eficiências.
  • Níveis únicos – Defense Grid: The Awakening tem 20 ambientes únicos, cada um com uma localização diferente de estradas, locais de construção de torres e áreas abertas para planejar estratégias.
  • Na medida em que se progride no Defense Grid, os 15 tipos diferentes inimigos se tornam cada vez mais fortes e empregam uma variedade de estratégias na tentativa de contornar as defesas do jogador. Eles se tornam mais resistentes e mais difíceis de derrotar.
  • Upgrades – Existem 10 tipos diferentes de torres com 3 níveis de upgrade cada. Cada uma tem habilidades exclusivas, melhoram outras torres próximas e/ou são ideais em locais específicos, como uma torre de guarda recuada que desencadeia um ataque devastador.
  • Achievements – A conclusão bem-sucedida de cada nível fornece um prêmio de bronze. Metas adicionais fornecem prêmios de prata e ouro para um determinado nível. Um novato pode sobreviver ao ataque, mas apenas o jogador experiente será capaz de obter todas as conquistas de ouro.
  • Tabelas de classificação – Proteja os núcleos e você também pode ocupar o primeiro lugar nas classificações gerais ou contra seus amigos. Cuidado, a competição é acirrada! Será necessário otimizar sua estratégia para ficar no topo!

Curiosidades

  • O Defense Grid: The Awakening foi desenvolvido sobre o engine Gamebryo e também usa o mecanismo de interface de usuário Scaleform GFx.
  • De 1º a 16 de julho de 2013, a Microsoft disponibilizou o jogo gratuitamente para membros do Xbox 360 Gold. Este sorteio era parte do programa “Games With Gold” da Microsoft.
  • O Defense Grid: The Awakening é listado no livro 1001 Video Games You Must Play Before You Die (algo como “1001 Games que Você Tem que Jogar Antes de Morrer”), de autoria do General Editor Tony Mott. Outros jogos listados nesta obra são o MDK e o Serious Sam: The First Encounter.
  • O lançamento em varejo nos Estados Unidos foi feito pela Aspyr e contém duas versões diferentes do jogo. No disco há uma versão sem DRM que permite perfis locais para saves, conquistas e classificação. Para jogadores que desejam acesso a leaderboards e conquistas online, um código foi incluído na caixa que permite (ou permitia) que eles baixassem a versão Steam do Defense Grid sem nenhum custo adicional.
  • Durante o desenvolvimento, que começou no final de 2007, o jogo era conhecido como “Last Stand”. O objetivo da equipe era criar um tower defense padrão, mas em 3D, para download (tradicionalmente, a maioria dos jogos desse gênero sempre foi online) e com alto valor de produção.
  • Defense Grid foi criado por Mark Terrano, o designer-chefe de Age of Empires II: The Age of Kings. O designer principal foi Michael Austin e Lex Story contribuiu para o design das 30 torres diferentes que aparecem no jogo.

Screenshots

Sobre o download

O Defense Grid: The Awakening é um jogo normalmente pago que pode ser obtido para Windows nas lojas da Epic e Steam. Esta é a versão do game que temos disponível para download aqui. Na página oficial do jogo, encontram-se links para outras plataformas.

Idiomas: inglês, francês, alemão, italiano e espanhol (Espanha).

Requerimentos em sistema

Veja também

autor, site, canal ou publisher Hidden Path Entertainment tamanho do arquivo 1 GB licençaComercial sistemas operacionais compativeisWindows XP/Vista/7/8/10 download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!