Robo Army

Robo Army é um beat 'em up de 91 da SNK onde dois soldados ciborgues, Maxima e Rocky, enfrentam um exército maléfico que invade cidades para roubar cérebros para criar lacaios robóticos e dominar o mundo.

22 de maio de 2017

Robo Army é um jogo de luta estilo beat ’em up desenvolvido pela SNK que apresenta personagens cibernéticos rebeldes que lutam contra um exército de ciborgues que ameaça todo o mundo. Foi lançado originalmente no dia 30 de outubro de 1991 aos fliperamas japoneses.

Publicado pela própria SNK, apesar dos seus muito bons gráficos e tema interessante, o Robo Army não é game muito famoso. Um dos motivos desta falta de atenção pode ter sido a sua jogabilidade, relativamente ruim. O jeito que os inimigos te atingem, por exemplo, realmente irrita e, às vezes, o seus golpes parecem não acertar direito. Isso é algo que não pode acontecer nos jogos deste gênero. Pra mim, falta também variedade de golpes, mas até que dá pra se divertir com este beat ’em up de boa.

Pelo menos, como supracitado, os gráficos de Robo Army são muito bons, bem coloridos e detalhados, algo com o que a SNK não parecia poupar esforços na época. A trilha sonora é também decente, e achei a dificuldade balanceada (pelo menos no nível padrão). Talvez estes pontos fortes foram o que justificou os ports para outras plataformas, como o Neo Geo (1991), Neo Geo CD (1995), Switch (2017), PlayStation 4 (2017) e Xbox One (2017). Era para ter uma sequência, Robo Army II, mas esta foi aparentemente cancelada.

Notei também algumas semelhanças no enredo e em alguns outros elementos entre este jogo e o Cyborg Justice (1993), do Mega Drive, mas não sei dizer se são coincidências.

Vídeos

Acima, temos o gameplay do Robo Army feito pelo canal Defenestrando Jogos. O conteúdo foi apresentado de um modo bastante descontraído e informativo, como o de costume. Muitos dos dados que usamos para criar este post foram tirados deste vídeo.

Já o vídeo acima é um playthrough do Robo Army que fizemos para ser o 36º episódio da Velharia, nossa série de jogos antigos.

Enredo

Em um mundo cheio de caos e destruição, um novo poder obscuro governa a Terra. O exército cibernético chamado de Hell Jeed veio com um único objetivo, criar cidades cibernéticas. Milhares de robô infestam as cidades onde nenhum ser humano pode ser encontrado.

A hostilidade foi tanta que houve um genocídio, com os cérebros humanos sendo utilizados para equipar os novos soldados. A invasão do exército cibernético colocava medo na população das grandes cidades e apenas poucos afortunados conseguiram fugir para salvar suas vidas. Desamparado, o mundo parecia condenado, e o fim da humanidade parecia certo.

Felizmente, a esperança não estava perdida. Maxima e Rocky, dois soldados ciborgues foram enviados para combater essas forças maléficas e podem devolver a paz ao planeta. Será que o Hell Jeed irá dominar o mundo ou seus planos serão frustrados pelos heróis?

Gameplay

O jogo, como dissemos, é um beat ’em up, onde os jogadores (pode ser jogado por até dois humanos cooperativamente) enfrentam um grande número de inimigos. Os controles usam três dos quatro botões padrão do Neo-Geo. O A é usado para atacar, B é usado para saltar e C é usado para os especiais.

Algumas vezes, os inimigos destruídos deixam partes que podem ser recolhidas e serem usadas como armas, assim como alguns itens que aparecem pelas fases, como barris e veículos.

Além dos golpes normais, combinações, armas e especiais, os personagens podem se transformar em um veículo futurista e correr pra cima dos inimigos.

Screenshots

Curiosidades

  • Rocky aparece como um outro striker de Maxima no The King of Fighters 2000. Ele teria aparecido durante os estágios de planejamento do King of Fighters ´99, na equipe Robo Army, mas a ideia foi abandonada. De qualquer maneira, resolveram deixá-lo assim para o próximo game da série como um tributo ao game.
  • Uma versão da explosão de energia aparece no jogo The King of Fighters como o super golpe de Maxima, praticamente dando a entender que ele e o coronel Maxima do jogo Robo Army são a mesma pessoa.
  • O Robo Army foi lançado originalmente ao arcade system Neo Geo MVS.

Mais beat ’em up

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!