Hook

18 de setembro de 2019

Hook é um jogo de luta estilo beat ’em up com rolagem lateral dos fliperamas baseado num filme de grande sucesso dos anos 90, Hook – A Volta do Capitão Gancho (1991).

Desenvolvido e lançado pela Irem em dezembro de 1992 Hook permite aos jogadores controlar o Peter Pan ou um dos garotos perdidos: Ace, Pockets, Rufio ou Thudbutt, a fim de resgatar os filhos de Peter que foram sequestrados pelo Capitão Gancho.

Apesar de ser um jogo licenciado (oficial) do blockbuster hollywoodiano estrelado por Dustin Hoffman e pelo finado Robin Williams, as informações sobre o Hook são escassas na internet. Eu chutaria que ele não fez tanto sucesso assim, apesar de seus gráficos serem bons, apresentar bastante dinamismo nos controles e da sua inovadora capacidade de suportar até quatro jogadores ao mesmo tempo. Entretanto, lembro de ter visto falação sobre ele em revistas de videogame da época, mas pode ser que seja a respeito outras versões do jogo. Se achar, eu posto aqui.

Vídeo

O vídeo acima traz o gameplay comentado do Hook em sua versão de fliperama. O vídeo foi produzido e publicado pelo canal Defenestrando Jogos e é bem informativo e descontraído, como sempre. Como foi exibido originalmente como uma live, o conteúdo demora um pouco para começar, bastando pular para a minutagem 9:24, caso você não queira esperar.

Enredo

A saga de Peter Pan continua quando um já adulto e corretor de ações Peter se junta às crianças da Terra do Nunca para impedir que o malvado Capitão Gancho estrague sua diversão e resgatar os filhos de Peter das mãos do gancho do pirata.

Gameplay

Hook é, como dito acima, um beat ’em up de rolagem lateral onde podem-se jogar até quatro pessoas ao mesmo tempo, cada uma podendo ser ou o Peter Pan ou algum dos quatro Garotos Perdidos: Ace, Pockets, Thudbutt ou Rufio.

Os controles, que respondem até bem, consistem em um joystick de oito direções, um botão de ataque e um de salto. Se pressionar o botão de ataque e salto ao mesmo tempo, um ataque especial aparece, aqueles que atacam muitos inimigos ao mesmo tempo, mas consomem energia do jogador.

Os jogadores irão enfrentar o Capitão Gancho e seus piratas, num esquema parecido com outros títulos do gênero, como Golden Axe, se movimentando para a direita, combinando golpes, detonando os inimigos com armas e magia e até cravando a espada de Peter Pan (ou algum golpe equivalente dos outros personagens).

Curiosidades

  • Embora todos os quatro garotos perdidos deste jogo, Rufio, Ace, Pockets and ThudButt, sejam os principais personagens aliados de Peter Pan, apenas Rufio é chamado pelo nome que recebeu no filme;
  • A versão japonesa tem algumas diferenças comparadas com a norte-americana e internacional. As cores são um pouco diferentes (saturação) e o chefe da 3ª fase é diferente na versão japonesa: a Mika, que pode convocar suas duas irmãs (Anna e Gita), foi substituída por clones do Capitão Gancho nas outras versões.

Screenshots

As screenshots acima foram ampliadas.

Mais beat ’em up

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!