The Simpsons (1991)

7 de novembro de 2016

The Simpsons é um beat ’em up desenvolvido pela Konami baseado no famoso desenho americano de mesmo nome e lançado originalmente em 4 de março de 1991, aos fliperamas norte-americanos.

É o seguindo game baseado na franquia dos Simpsons, depois do Bart vs. the Space Mutants, foi projetado nos elevados padrões de produção da Konami da época e, como o jogo Teenage Mutant Ninja Turtles (que apareceu dois anos antes), é muito fiel ao seu programa televisivo original.

Colorido e com sprites bem animados, esse jogo capturou bem o espírito do popular desenho, com muitos toques de humor do jogo cronometrados com perfeição. Muitos personagens dos Simpsons que não aparecem como inimigos fazem pontas no jogo, como o Otto, aquele motorista de ônibus, que está neste beat ’em up trabalhando em um podrão na Krustyland.

O jogo ganhou ports para o Xbox 360, PlayStation 3, Commodore C64, PC (MS-DOS), Blackberry, iOS e Windows Mobile.

Vídeos

O vídeo acima é do canal Defenestrando Jogos e faz um review bem completo e legal da versão de fliperama do The Simpsons, trazendo muitas curiosidades e fatos talvez desconhecidos para a maioria. Trata-se também da principal fonte desta publicação.

Enredo

O roubo de uma magnífica joia dá errado e o ajudante do sr. Burns, o sr. Smithers, acaba sequestrando a Maggie para conseguir fugir. Os quatro outros membros da família, Simpsons, Homer, Marge, Lisa e Bart, partem ao seu resgate.

Os Simpsons devem abrir caminho lutando através de uma variedade de níveis, cada um representado por uma localidade distinta de Springfield. Capangas, assassinos, zumbis, bêbados, bombeiros e vários chefões esperam a famosa família da TV.

Gameplay

Cada personagem possui um set de ataques específicos ou próprios: Marge está armada com um aspirador de pó, Lisa tem uma corda de pular, Bart tem seu skate e o Homer luta com seus punhos.

Os personagens podem recolher comida para restaurar energia ou usar itens para arremessar nos inimigos, além de combinar ataques como quando o Homer carrega o Bart e usa ele como arma.

Um chefão aguarda os jogadores no final de cada etapa e o jogo termina em um confronto final com o maligno Sr. Burns, em sua luxuosa mansão, depois de seguirem para a Usina Nuclear de Springfield.

Curiosidades

  • As máquinas de fliperama de Simpsons e Aliens podem ser vistas no fundo da “Taverna do Moe”. Você já se perguntou por que o jogo de arcade Aliens faz uma aparição em Os Simpsons? Acontece que tanto os Simpsons e Aliens (o filme) são da 20th Century Fox e a Konami tem os direitos para fazer os jogos de arcade para ambas as franquias.
  • Nos perfis dos personagens, Lisa está 7 anos de idade. Na série de TV, ela tem 8 anos de idade.
  • No perfil do personagem, a idade de Homer é de 35 anos. Sua idade real é 36.
  • Bart usa uma camisa azul neste jogo. Na série, ele normalmente usa uma camisa laranja. A blusa azul de Bart apareceu em várias produtos dos Simpsons, algo que foi referenciado em um episódio da série. Homer estava acenando a Lisa (que usa um vestido vermelho), tentando atrair a atenção de um touro. Em seguida, Homer diz: “Agora, para um pouco de azul calmante”, e pega Bart. Vendo que Bart está vestindo uma camisa laranja, ele diz: “Onde está a sua camisa azul?” e Bart responde: “Eu não tenho uma camisa azul.”
  • Em algumas partes do jogo, o arco no cabelo de Maggie é rosa. Outras vezes, tem cor azul.
  • Os personagens de coelho que aparecem em vários lugares no jogo são da tira de jornal desenhada por Matt Groening, “Life in Hell.
  • O Waylon J. Smithers é muito mais mau no game do que no show, embora tenha sido o capanga de Burns por várias ocasiões. Neste jogo, ele é descrito como um piromaníaco jogador de bombas vestindo uma capa. A voz de Smithers está diferente assim como sua cor. O esquema de cores utilizado neste jogo parece baseado episódio “Homer Oddysey”, em que Smithers, em vez de ser amarelo, era escuro. A cor de Smithers, no desenho, foi trocada para não ofender algum fanático por raças.
  • A voz do Sr. Burns também está diferente no game, exceto quando ele diz “excelente”. Esta amostra de voz foi tirada diretamente do show.
  • Neste jogo, o vilão Sideshow Bob ajuda os Simpsons, dando comida que restaura a saúde dos personagens. Ele, como dissemos, é um dos vilões mais característicos do show televisivo.
  • O estágio “Taverna do Moe” está bem diferente do original. Ela parece ser subterrânea e só é acessível por elevadores ocultos, sendo um destes falsa lápide na fase do cemitério. O outro está em uma parede de rocha no estágio da “Springfield Butte“.
  • A cor do cabelo de Barney no game é a mesma cor que a da sua pele. Ele apareceu desta forma em poucos primeiros episódios da primeira temporada. Eventualmente, apenas as crianças Simpson ficaram com o cabelo da mesma cor que a sua pele, o que ficou sendo uma das características do programa.
  • Canal 6 (Fase 7): O âncora nesta fase é o mesmo que aparece no episódio “Call of the Simpsons”. Nesse episódio, ele tem a mesma voz do Kent Brockman, mas no game ele é como o Scott Christian, o jornalista que aparecia no início da série.
  • Na Fase 7, na cena em que você luta contra ninjas, o sinal está escrito como “Kabuki”.
  • O músico Michael Jackson possuía a sua própria maquina deste jogo (modelo de 4-jogadores com número de série: 072.251). Essa foi vendida no leilão oficial do falecido músico, no 24 de Abril de 2009.
  • Na versão japonesa, há bombas nucleares que podem ser lançadas contra os inimigos (por exemplo, em frente ao Noiseland Arcade, no primeiro nível). Estas bombas não estão presentes nas outras versões e tem a mesma aparência das quais os Sr. Burns atira em você, na última fase.
  • Na versão japonesa, você pode encher o medidor de vida além do seu limite. Por exemplo, se o seu medidor de vida já está cheio e você obter um item que restaura sua energia, você vai ter uma barra adicional. Estas barras são indicadas no medidor por uma cor diferente: Quando o medidor de energia estiver cheio, ele é roxo. Quando se vai passando disso, a energia adicional é mostrada em amarelo.
  • A versão japonesa também contém pequenas bombas nucleares que limpam as telas de inimigos quando usadas.

Screenshots

As screenshots acima foram tiradas da versão de fliperama do game e foram ampliadas. Elas foram kibadas do Mobygames.

Curiosidades técnicas

  • Existiram várias versões distintas deste jogo nos arcades. O gabinete para quatro jogadores dedicado, o kit de conversão de 4 jogadores (projetado para equipar as maquinas do Teenage Mutant Ninja Turtles, embora muitas delas acabaram se tornando máquinas de Gauntlet) e o kit de conversão de 2 jogadores. A única diferença real entre os kits era a quantidade máxima de jogadores. O gabinete Simpsons dedicado era bastante volumoso e tinha o painel de controle excessivamente grande para acomodar todos os 4 jogadores.
  • Os gabinetes eram decorados com uma arte gráfica que mostra todos os cinco membros da família Simpsons (Homer parece estar pisando no rabo do gato da família). Alguns gabinetes podem ter essa mesma cena como um grande adesivo, em vez de estar pintada.
  • As máquinas americanas são geralmente de cor azul, enquanto as europeias eram geralmente brancas. Máquinas diferentes tinham diferentes tamanhos nos monitores, embora 25″ e 32″ tenham sido os tamanhos disponíveis mais populares.

Mais beat ’em up

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!