Quake Stuff ULTRA

Quake Stuff ULTRA é um mod que porta as armas, monstros, itens e power-ups do Quake, usando seus modelos tridimensionais, ao Doom clássico. Abre muitas possibilidades no single player, co-op e deathmatches.

10 de maio de 2021

Quake Stuff ULTRA é um mod criado por HorrorMovieRei e lançado originalmente em 2013 que porta as armas, monstros, armaduras, itens, fontes, HUD e power-ups do Quake e de algumas de suas expansões ou pacotes de missões ao Doom clássico.

É interessante que o Quake Stuff ULTRA usa os modelos tridimensionais do próprio Quake (não são aqueles sprites bicheiras que alguns caras fazem), e tudo num estilo consistente e muito parecido com o FPS original. Isso, somado à grande quantidade de mapas do Doom, abre um enorme leque de possibilidades, tanto no single player e co-op como nos deathmatches.

Apesar de ser bastante fiel no tocante a esses aspectos, existem algumas modificações no Quake Stuff ULTRA que tiveram que ser feitas por algum motivo ou outro. Por exemplo, dá para gibar os zumbis com um tiro de Super Shotgun de perto ou com golpes alternativos do machado e do martelo.

Vídeos

Neste vídeo, joguei o Quake 1 Stuff ULTRA V2 no primeiro mapa do episódio do “Doom 64” do Consolation Prize Part 2: Doom 64 Retribution com o Tilt++, Killcombo Announcer e Fullscreen Statusbar Mod v5.1.8. Se quiser pular a apresentação da partida, salte para a minutagem 3:58.

Já no anterior, jogo o Castle of the Damned, que é um remake da E1M2 do Quake no Doom II, com o Quake Stuff ULTRA, PSX Soundtrack Replacement e o Tilt++.

Funcionalidades em destaque

  • Todas as armas do Quake e seus pacotes de missão.
  • Todos os monstros do Quake vanilla e muitos monstros dos pacotes de expansão.
  • Todos os itens de saúde, armadura e power-ups do Quake vanilla e alguns das expansões.

Mudanças em relação ao Quake original

Como dito acima, o Quake Stuff ULTRA apresenta algumas alterações que tiveram que ser feitas por motivos técnicos (lembrando que é um mod já meio antigo) ou de gameplay:

  • As bolas de fogo de Vore não nos seguem pelas esquinas, pois o Zandronum é incapaz de fazer isso sem alguma mágica ACS.
  • Já que os mapas de Doom não foram projetados para ter inimigos que só podem ser mortos com explosivos, os zumbis também podem ser armados com um tiro de SSG a curto alcance e alt fire do Axe e Mjolnir Hammer.
  • O Horn of Conjuring gera apenas 4 aliados diferentes a partir da versão 1.9, e eles são principalmente versões ligeiramente aprimoradas de suas contrapartes do mal.
  • Runas atuam como upgrades. Cada um dá uma nova habilidade (exceto para a runa Earth Magic, que age como uma Megasphere).

Screenshots

Compatibilidade

Testei o Quake Stuff ULTRA com o GZDoom 4.5.0, mas creio que, devido ao fato de ter sido lançado em 2013, funciona com versões muito menos atualizadas deste port. Inclusive, o autor afirma que o mod foi criado para o o Zandronum, e, na época, não havia sido lançada nem a versão 2.0 deste engine. Certamente, o LZDoom é perfeitamente compatível com o Quake Stuff Ultra também. Em todos os casos, creio que só dá pra jogar no modo hardware, por causa dos modelos.

Quanto aos IWADs, acho que qualquer um de Doom que não seja o do shareware, como os do Doom registrado, The Ultimate Doom, Doom II, Final Doom e Freedoom devem servir de boa.

Mais informações, Quake e mods para Doom

autor, site, canal ou publisher HorrorMovieRei tamanho do arquivo 7,3 MB licençaGrátis download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!