Nioh

Nioh é um action-RPG de 2017 que segue um marinheiro irlandês que se tornou samurai e deve combater yōkais e outros inimigos em meio aos campos de batalha de um Japão devastado pela guerra civil de 1600.

11 de setembro de 2021

Nioh (仁王) é um action-RPG desenvolvido pela Team Ninja e Kou Shibusawa e lançado originalmente em fevereiro de 2017. Conta com versões para Windows, PlayStation 4 e PlayStation 5.

Ambientado numa versão ficcional do ano de 1600, o enredo segue as viagens de William Adams, um marinheiro irlandês inspirado no inglês que se tornou um dos únicos samurais ocidentais na vida real. Adams persegue o feiticeiro Edward Kelley nas batalhas finais do período Sengoku durante os esforços de Tokugawa Ieyasu em unificar o Japão, algo complicado pelo surgimento de yōkai que estão florescendo no caos da guerra. A jogabilidade gira em de derrotar monstros que infestam certas áreas, com o combate envolvendo resistência, gerenciamento de “Ki” e diferentes posições de espada que são fortes ou fracas contra diferentes inimigos.

O Nioh foi bem recebido pela crítica com elogios à jogabilidade e aos gráficos, enquanto a história foi criticada como deficiente ou confusa. Também foi um sucesso de mercado, chegando a vender mais de 3 milhões de cópias em todo o mundo. No Steam, pelo menos até o momento, o jogo conta com dezenas de milhares de avaliações ligeiramente positivas.

Uma sequência direta, Nioh 2, foi lançada em 13 de março de 2020. Ou seja, parece que o desempenho do Nioh foi bom o suficiente para transformá-lo em uma série. O anúncio desta sequência foi feita durante a E3 da Sony de 2018.

Vídeos

Acima, temos o trailer do Steam do Nioh.

Temos também o trailer estendido do port de PS4 do Tokyo Game Show.

Apresentação

Prepare sua espada: combates intensos estão à sua espera em todos os cantos desse RPG de ação que se passa em uma grande região devastada pela guerra civil. Para sair vitorioso, será preciso ter paciência, descobrir quais são os pontos fortes de cada inimigo (humano ou demônio) e saber atacar seus pontos fracos na hora certa. Considere cada derrota como um degrau nesse longo caminho até a vitória. Só a morte pode fazê-lo encontrar o caminho do samurai.

Gameplay

Em Nioh, o jogador guia William em missões através de ambientes fechados lutando contra inimigos humanos e seres sobrenaturais chamados yokai. As missões são independentes, possuem rotas alternativas e são selecionadas de um menu em vez de alcançadas navegando em um mundo aberto.

William pode encontrar vários itens colecionáveis ​​em caixas espalhadas pelo ambiente ou em lugares como soldados caídos. Esses itens ​​incluem Amrita, os pontos de experiência (EXP), gold, novas armas e armaduras e itens consumíveis, como bombas. Armas e armaduras encontradas no ambiente podem ser levadas a um ferreiro, que pode comprá-las de William ou pode “reciclá-las” em material básico. Santuários espalhados pelos níveis atuam como checkpoints, permitindo aos jogadores salvar o progresso, reabastecer a saúde e aumentar o nível de experiência com EXP acumulada, o que também respawna todos os inimigos normais dentro de uma área. Os pontos de habilidade adquiridos em combate são atribuídos a santuários.

A luta é baseada em uma mistura de combate inspirado em Dark Souls e acelerado de hack and slash acelerado (semelhante a trabalhos anteriores da Team Ninja), com William sendo capaz de atacar inimigos e bloquear seus ataques  Ele também pode correr, esquivar e praticar ações de combate drenando sua barra de resistência de Ki. Quando seu Ki se esgota, William fica vulnerável a ataques. Se cronometrado corretamente, o jogador é capaz de repor o Ki perdido com uma ação chamada “”Ki pulse”, o qual também concede buffs de status a ao jogador e dissipa manchas de miasma geradas por yokais e outros inimigos sobrenaturais que rapidamente drenam Ki. Inimigos derrotados deixam loot, que inclui dinheiro e armas.

A velocidade com que William pode se mover através dos níveis depende do peso de sua armadura equipada: quanto mais pesada, mais rápido seu Ki será drenado. Se William morrer, toda a EXP adquirida até aquele ponto é deixada onde ele caiu, e ele deve viajar de volta para recuperá-la, mas se ele morrer novamente e, portanto, não conseguindo alcançá-la, a quantidade de EXP é perdida pra sempre. Isso lembrou mais ou menos o que ocorre no Minecraft.

William tem acesso a vários tipos de armas brancas — como espadas simples e duplas, machados, polearmas e kusarigama —  e armas de longo alcance, como arcos, rifles e canhões de mão. Quanto mais cada arma é usada, mais forte e eficaz se torna. Em combate, William pode mudar entre três posturas,  cada uma com efeitos diferentes: A Postura Alta causa maior dano enquanto diminui a defesa, a Postura Baixa permite ataques rápidos e melhor defesa, enquanto a Postura Média equilibra os elementos das outras duas Posturas. Essas Posturas também consomem diferentes quantidades de Ki, dependendo de sua força de ataque.

William também pode convocar Espíritos Guardiões, animais que combinam sua saúde e Ki em um único medidor com buffs adicionais, como aumento do poder de ataque ou defesa. Cada Espírito Guardião aumenta estatísticas diferentes e só pode ser trocado em santuários. Os Espíritos Guardiões também são perdidos quando William morre, mas podem ser convocados em um santuário ao custo de sua EXP perdida. Além de inimigos normais, William pode convocar Revenants, fantasmas hostis baseados em outros jogadores caídos, para lutar contra e ganhar experiência, dinheiro e itens. Um player cooperativo permite que outros jogadores sejam convocados para ajudar nas batalhas.

A evolução do protagonista é governada por EXP. Alguns pontos estatísticos podem ser atribuídos a William após a missão de abertura da partida, durante a mesma, os estes pontos podem alocado às atribuições de William, que variam de força física aumentada a velocidade elevada. Os pontos de estatísticas são divididos entre três árvores de habilidade: “Samurai”, habilidade de arma para combate corpo a corpo padrão; “Ninja“, para armas de distância, como shurikens e venenos; e “Onmyo”, que se vincula à criação de talismãs, itens consumíveis que concedem temporário aumento de estatísticas.

Se William encontrar e guiar Kodama para os santuários em cada missão, pode comprar materiais de bônus inacessíveis, como itens e armas. Ofertas de itens podem ser feitas no santuário em troca de EXP. Buffs adicionais podem ser concedidos usando pontos de prestígio, adquiridos cumprindo certas tarefas dentro dos níveis, como causar uma certa quantidade de dano ou matar vários inimigos com um tipo de arma.

Destaques

Os destaques são da edição completa do Nioh, Nioh: Complete Edition, que contém o jogo base e as três expansões com novos capítulos da história: Dragão do Norte, Honra Desafiada e Fim do Banho de Sangue:

  • Dragão do Norte: esta expansão abre a região de Tohoku, onde Date Masamune, o “Dragão Caolho”, está juntando pedras espirituais em segredo.
  • Honra Desafiada: lute na campanha de inverno do Cerco de Osaka enquanto segue a trajetória de um dos maiores generais do período Sengoku, o valente Sanada Yukimura.
  • Fim do Banho de Sangue: junte-se à campanha de verão do Cerco de Osaka, onde o período Sengoku finalmente termina, junto com a história de William.
  • Bônus Exclusivo Steam: aproveite seu “Kabuto Dharmachakra”, um elmo exclusivo da versão para Steam de Nioh! Para resgatá-lo, vá até um santuário e acesse a opção “Bônus”. Tem como pegar o “Elmo de Fujin” exclusivo ao selecionar “Boons” a partir de um santuário na Epic também.
  • Compatibilidade com gamepad.
  • Suporte para 4K Ultra-HD.
  • Crossplay entre Steam e Epic.

História (com spoilers)

Ambientação

Nioh se passa em 1600 em uma versão fictícia de fantasia sombria do final do período Sengoku, uma época em que os clãs do Japão estavam em guerra antes da unificação sob o shogunato Tokugawa e no início do período Edo. Em meio à luta e ao alto número de mortes, os yōkai apareceram e começaram a causar estragos por toda a terra: as principais ameaças yōkai que aparecem no jogo incluem Hinoenma, Jorōgumo e um Yuki-onna nascido do espírito da esposa de Oda Nobunaga após o incidente Honnō-ji.

O principal protagonista é William Adams (Ben Peel), um irlandês loiro que chega ao Japão em busca de um inimigo. Enquanto estava lá, cruzou caminho com Tokugawa Ieyasu (Masachika Ichimura) e seu servo ninja Hattori Hanzō (Toshiyuki Morikawa), formando uma aliança contra o inimigo de William e os yōkai que infestavam o Japão.

William é treinado em combate por Yagyū Munetoshi, Hōzōin In’ei e Marume Nagayoshi. O principal antagonista é Edward Kelley (Hiroyuki Kinoshita/Nicholas Boulton), um ocidental conduzindo o conflito usando suas habilidades alquímicas sombrias sob as ordens de John Dee (Timothy Watson), conselheiro chefe da Rainha Elizabeth I.

William também se depara com várias figuras históricas do período: estes incluem os aliados de Ieyasu Ii Naomasa (Jun Fukuyama) e Honda Tadakatsu (Tesshō Genda); daimyo Kuroda Yoshitaka (Yōhei Tadano) e seu filho Kuroda Nagamasa (Hiroshi Tsuchida); o principal rival de Ieyasu, Ishida Mitsunari (Takahiro Sakurai) e seus aliados Shima Sakon (Keiji Fujiwara) e Ōtani Yoshitsugu (Kenyuu Horiuchi); Tachibana Ginchiyo (Shizuka Itō), chefe do clã Tachibana, e seu marido Muneshige (Eiji Hanawa); o mercenário hostil Suzuki Magoichi (Yasuyuki Kase); Yasuke (Richie Campbell), um ex-vassalo favorito de Nobunaga; o clã Date incluindo Date Masamune, Date Shigezane e Katakura Shigenaga; Sanada Yukimura, Sarutobi Sasuke e o Sanada Ten Braves; e Tenkai (Takayuki Sugō), um monge da seita budista Tendai e mestre manipulador da magia yin e yang. Os personagens originais incluem Okatsu (Emi Takei), uma ninja do clã de Hanzō que não gosta e tem curiosidade por William; e Fuku (Risa Shimizu), discípulo de Tenkai.

Enredo principal

O jogo começa com uma narração de William descrevendo Amrita, uma pedra dourada mística encontrada em abundância no Japão e que é procurada pelo governo da Rainha Elizabeth I para garantir a vitória sobre a Espanha. William foi um dos contratados pela rainha para obter Amrita, mas depois foi preso para manter a pedra em segredo. Cativo na Torre de Londres, William foge com a ajuda de seu Guardião Espiritual Saoirse, um espírito da água nascido das orações de sua aldeia que o salvou da morte quando ele era um menino e agora o impede de morrer. William é confrontado por Edward Kelley, que procura o Amrita do Japão.

Depois de tentar matar William, Kelley usa seu espírito Ouroboros para roubar Saoirse e se transportar para o Japão com William em sua perseguição. Desembarcando no Japão em 1600, ele luta contra os Oni que estão devastando a área, recebendo ajuda de Hanzo Hattori para ajudar a encontrar Kelley em troca de combater tais demônios. Em uma de suas primeiras missões, William é acompanhado por um Nekomata, quem diz que o delicado equilíbrio entre os espíritos bons e maus foi interrompido pelo século passado de guerra no Japão. A posse de Nekomata permite-lhe compreender o japonês.

O trabalho de William contra os yōkai e salvar figuras-chave rende-lhe o favor de Ieyasu, enquanto Mitsunari e seus apoiadores se aliaram a Kelley, na esperança de que Mitsunari pudesse criar uma terra não totalmente governada pelos exércitos. William, no entanto, logo descobre por Okatsu que Ieyasu sacrificou muitos de sua família em uma disputa implacável pelo poder, com Okatsu sendo uma das filhas ilegítimas de Ieyasu que escapou se tornando uma kunoichi.

Kelley continua a atormentar William, incluindo se passar por Tachibana Muneshige em uma tentativa de minar a esposa de Muneshige, Ginchiyo, e ressuscitar a esposa de Oda Nobunaga, a princesa Nō, como uma yōkai. Kelley mais tarde drena um selo Amrita impedindo os espíritos malignos de devastar Kyoto, com William mal os impedindo com a ajuda de Tenkai, seu aprendiz Fuku e o Nekomata, que se sacrifica para dar aos outros tempo para restaurar o selo. Um encontro posterior mostra William salvando Okatsu do controle de Kelley, então escapando com ela quando Ieyasu chega e Kelley ataca, embora William esteja inicialmente perturbado por Ieyasu estar disposto a deixar Okatsu morrer. Mas ao perceber que Ieyasu está secretamente magoado por suas decisões e sacrifícios implacáveis, William acaba optando por continuar a ajudá-lo.

Os eventos vêm à tona durante a Batalha de Sekigahara, onde William enfrenta o primeiro Ōtani Yoshitsugu – que usa a alquimia de Kelley para fortalecer seu corpo enfraquecido – e Shima Sakon. Com Sakon derrotado e o exército de Mitsunari derrotado pelas forças de Ieyasu, Kelley convence Mitsunari a permitir um ritual para oferecer a vida de seus 300 homens para animar um Gashadokuro (uma criatura mítica do folclore japonês) que William derrota com a ajuda de Hattori e Tenkai.

Ieyasu faz William perseguir Mitsunari, lutando contra ele quando Kelley o transforma em um híbrido yōkai antes de devolvê-lo à forma humana, resultando em sua captura pelas forças de Ieyasu e Tenkai sendo revelado como Akechi Mitsuhide. William persegue Kelley até um esconderijo onde ele interrompe suas tentativas de ressuscitar Nobunaga, Kelley foge enquanto o amigo próximo de Nobunaga, Yasuke, duela com William que o derrota.

William vai enfrentar Kelley no castelo reconstruído de Nobunaga, sendo subjugado pela forma ressuscitada de Nobunaga antes que este se rebele contra o controle de Kelley. Encurralado e derrotado, Kelley usa a energia de Ouroboros e Saoirse para ressuscitar Yamata no Orochi. William o derrota, então descobre com o moribundo Kelley que ele estava reunindo Amrita para ser enviado de volta à Inglaterra por seu mestre John Dee.

Tendo recuperado Saoirse, William decide desaparecer, permitindo que Hattori desista de matá-lo por ordem de Ieyasu e levar reslatórios sobre sua morte. Isso entristece Okatsu, que começou a desenvolver sentimentos por ele e o considerava diferente dos outros samurais. Após a execução de Mitsunari, Ieyasu estabelece o governo de sua família, colocando o período Edo em movimento como uma era governada por humanos e escondendo a verdade sobre o envolvimento de yokai e William. Hanzo mente para Ieyasu que William está morto, mas quando ele e Okatsu partem, Ieyasu é revelado não apenas estar ciente da sobrevivência de William, mas também secretamente satisfeito com o resultado.

Três anos depois, William retorna à Inglaterra para confrontar Dee, descobrindo também que Edward Kelley é apenas um dos vários homúnculos semelhantes criados por este último. Quando William recusa a oferta de Dee de uma parceria para guiar a Inglaterra rumo à conquista mundial após a morte de Elizabeth I, o conselheiro chefe ativa um elevador em torno de sua câmara, levando William para uma torre secreta onde enormes estoques de Amrita são vistos, Dee então absorve energia dos cristais e se transforma em uma aparição monstruosa conhecida como Hundred Eyes. William derrota Dee, cegando-o e neutralizando suas habilidades mágicas. Antes de partir, William percebe um dos orbes mágicos de Hundred Eyes, e depois de receber uma visão da morte de Hattori no Cerco de Osaka, decide retornar ao Japão.

A história continua por meio dos DLCs (veja a próxima seção).

Expansões ou DLCs

Dragon of the North

O primeiro DLC do Nioh mostra William retornando ao Japão, onde se reúne com um Nekomata ressuscitado e descobre por Ieyasu que Hanzo desapareceu enquanto investigava o senhor da guerra Date Masamune, que secretamente trama uma rebelião contra o shogunato Tokugawa usando um exército de yōkais. William finalmente resgata Hanzo das forças de Date enquanto convence Masamune a desistir de seus planos, descobrindo que Masamune foi fornecido a Amrita por uma espiã espanhola chamada Maria, que escapa e oferece seus serviços a Toyotomi Hideyori como um meio de criar mais caos no Japão para capturar e usar o Amrita para ajudar o Império Espanhol a recuperar seu status como potência mundial após sua fragorosa derrota naval para a Inglaterra.

Defiant Honor/Bloodshed’s End

O segundo e o terceiro DLCs focam em William caçando Maria enquanto ajudava o exército Tokugawa a lidar com Sanada Yukimura durante o Cerco de Osaka. A Defiant Honor ocorre durante a campanha Winter of the Siege, com William se juntando à batalha ao lado das forças de Masamune e consegue se infiltrar no Sanada-maru, eventualmente entrando em conflito com o próprio Yukimura. A batalha terminou, no entanto, quando Lady Chacha sinalizou por uma trégua, tendo sido convencida por Maria a usar o Amrita depois que ela falhou em fazer o mesmo com Yukimura.

O fim do derramamento de sangue ocorre durante a campanha de verão, onde William mais uma vez penetra no Sanada-maru e derrota Hideyori, revelado ser um golem criado a partir de Amrita. Acompanhado por Yukimura, que fez seu vassalo ninja Sarutobi Sasuke assumir sua identidade para fingir sua morte durante a Batalha de Tennōji, William confronta Maria, que foge, e Chacha, quando ela se transforma em um demônio Raposa de Nove Caudas na tentativa de matá-los. Derrotada e mortalmente ferida, Chacha recupera os sentidos e pede desculpas a Yukimura, que permanece ao seu lado enquanto o Castelo de Osaka é consumido pelas chamas quando a Era Genna começa. Como Maria continua sendo uma ameaça, William e Hanzo continuam caçando-a.

Curiosidades

  • O Nioh foi desenvolvido sobre um engine próprio da Team Ninja, em vez de usar algum já pronto dos outros ou de algum trabalho anterior da equipe.
  • Yōkai é um tipo de entidade geralmente relacionada a demônios, embora não exatamente no sentido ocidental desta palavra, que também é elemento proeminente do enredo do popular mangá/anime Yu Yu Hakusho.
  • Um mangá baseado no personagem e no cenário, chamado Nioh: The Golden Samurai (仁王 ~ 金色 の 侍 ~, Niō: Kin’iro no Samurai), foi escrito por Yosuke Katayama e entrou em serialização na Weekly Shōnen Magazine a partir de maio de 2016. O mangá teve doze edições até maio de 2017 e coletado em três tankōbon lançados entre fevereiro e maio de 2017 pela Kodansha.
  • Uma trilha sonora oficial, com todas as 45 músicas do jogo, foi lançada no Japão em 15 de fevereiro.
  • Nioh foi criado pela Team Ninja, uma divisão da publisher Koei Tecmo que já havia desenvolvido a série Ninja Gaiden e Dead or Alive. Foi co-dirigido por Fumihiko Yasuda e Yosuke Hayashi, e co-produzido por Kou Shibusawa e Hisashi Koinuma.
  • Uma grande influência na história foi o romance Shōgun de James Clavell, de 1975, que se concentrava em um samurai inglês fictício baseado no Adams da vida real.
  • Durante as primeiras conversas sobre a produção de Nioh, Yasuda e Hayashi discordaram sobre que tipo de narrativa eles queriam, já que Yasuda queria fazer algo mais próximo de Ninja Gaiden e Hayashi desejava uma experiência sombria baseada em guerra e morte (acredito que no game, não em sua vida real). O foco na morte foi tirado tanto do cenário quanto da tradição em torno do código do samurai do Bushido.
  • A abertura do jogo na Torre de Londres, lugar com uma reputação sinistra e folclore em torno, combinou bem com esse tema.
  • Segundo consta, a Team Ninja foi inspirada pelo sucesso de Dark Souls e similares, além de nomes dos videogames como Bloodborne, Ninja Gaiden, Onimusha e Diablo.
  • O personagem de William foi inicialmente concebido como um pirata ocidental que se tornou um samurai, então mudou para sua forma atual.  Seu design geral mudou pouco durante a produção, mas pequenos detalhes foram alterados ao longo dos anos.
  • Uma versão demonstração do jogo, apelidada de “alpha demo”, foi lançada na PlayStation Network (PSN) em 26 de abril de 2016. A demo estava disponível até 5 de maio. Zerar essa demo desbloqueava o acesso a um DLC grátis denominado “Mark of the Conqueror”. Esta alpha demo foi lançada para que a Team Ninja pudesse receber feedback de uma futura pesquisa online para melhorar a mecânica do jogo. O demo foi baixado por 850.000 pessoas em todo o mundo, e o feedback foi positivo em geral, além de reclamações recorrentes sobre a falta de tutoriais, alta dificuldade e o estranho esquema de controles. Com base nisso, a equipe fez uma série de alterações e ajustes na jogabilidade.
  • Uma segunda demonstração beta  foi lançada de 23 de agosto a 6 de setembro. Ele apresentava novos estágios, armas adicionais e jogabilidade renovada com base no feedback da alpha. Como na demo anterior, baixar a demo beta deu acesso gratuito ao conteúdo DLC, desta vez um pacote apelidado de “Marca do Guerreiro” ao lado do pacote original “Mark of the Conqueror”. Eles novamente realizaram uma pesquisa com os jogadores e fizeram vários ajustes e adições ao jogo com base neste feedback. O atraso do jogo de 2016 a 2017 foi causado por esses ajustes.
  • Uma terceira demonstração, chamada “Last Chance Trial”, foi disponibilizada de 20 a 23 de janeiro na América do Norte e na Europa. Ele deu acesso ao DLC anterior e uma recompensa final para o jogo completo.
  • O produtor Fumihiko Yasuda, em uma apresentação na Tokyo Game Show 2018, posteriormente atribuiu o sucesso de Nioh a esta “estratégia de demonstração”, dizendo que além de receber feedback dos usuários, as demos também tinham o objetivo de mostrar aos jogadores que eles estavam sendo ouvidos, o que eles esperavam que resultasse em mais apoio ao game.
  • A cinemática de abertura do game foi dirigida por Shinji Higuchi, cujo trabalho incluiu Shin Godzilla.
  • O diretor cinematográfico do jogo em geral foi Makoto Kamiya, que já havia supervisionado os efeitos especiais de Death Note: Light Up the New World e a versão cinematográfica de I Am a Hero.
  • A música foi composta por Yugo Kanno, cujo trabalho anterior incluía a série de filmes de televisão Bayside Shakedown e Japan Studio’s Rain.
  • O conceito do jogo foi criado por Shibusawa, que durante o desenvolvimento teve uma visão apaixonada pelo projeto, que por sua vez estava afetando a criação do Nioh.
  • Em 2021, a empresa anunciou que as vendas mundiais cumulativas da série Nioh tinham agora ultrapassado 5 milhões de unidades.

Screenshots

Sobre o download

O download que temos do Nioh aqui é o do Nioh: The Complete Edition, que vem com as expansões e outras paradas. Trata-se de um jogo normalmente pago que pode ser obtido para Windows no Steam e na Epic. Para outras plataformas, acesse aqui.

Idiomas

  • Áudio: inglês e japonês.
  • Interface: inglês, japonês, francês, italiano, alemão, espanhol (Espanha), coreano, polonês, português, português (Brasil), russo, chinês simplificado e chinês tradicional.

Requerimentos em sistema

Mais Nioh e action-RPG

site ou autor do arquivo Team Ninja tamanho do arquivo 80 GB licencaComercial sistemas operacionais compativeisWindows 8.1/10 (64-bit) download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!