Gaming DooM Awards 2021

Gaming DooM Awards 2021 é a segunda edição da premiação onde listamos e apresentamos os mods para Doom mais interessantes do ano, com downloads, vídeos e informações diversas sobre estes trabalhos.

29 de dezembro de 2021

Esta matéria traz os trabalhos agraciados pelos Gaming DooM Awards 2021, a segunda edição da nossa premiação onde listamos e apresentamos os mods para Doom mais interessantes e, portanto, potencialmente divertidos da temporada.

Como nos Gaming DooM Awards 2020, a lista de 2021 foi feita nas pressas, mas temos certeza que vai ter algo aí que vale a pena conhecer e experimentar. Também, é uma forma de ajudar na divulgação de bons mods e de passar a régua no ano.

Nesta edição, os mods foram nomeados pelos membros VIP da Gaming Room, considerando lançamentos completos ou builds já bem robustas (com exceção de um, mais ou menos) que saíram em 2021. Não levamos em conta jogos standalone desenvolvidos sobre algum engine do Doom desta vez, mas quem sabe em 2022 criamos uma nova categoria só para eles?

Outra coisa que vale falar é que antes de fazer o vídeo do Gaming DooM Awards 2021 (que vem a seguir), me recusei a olhar os Cacowards 2021 pra não ficar enviesado e querer mostrar os mesmos mods. Queria dar uma chance para outros trabalhos que não foram abordados nesta premiação, obviamente muito mais prestigiada que a nossa, e levar um pouco de atenção a eles.

Note também que esta lista não foi feita em forma de rank, do pior pro melhor ou vice-versa. Os mods foram apresentados numa ordem sem critério específico.

Vídeo do Gaming DooM Awards 2021

Acima, temos o 33º episódio da Gaming DooM, nossa série de vídeos narrados sobre o FPS da id Software. Repare que alguns dos mods só fiquei conhecendo no momento da gravação. É que confio no discernimento dos nossos membros.

Wolfen Doom Lite Classic

Desenvolvido por JoeyTD (BeardedDoomGuy), o Wolfen Doom Lite Classic deve ser a versão definitiva de seus mods de Wolfenstein, Wolf ‘En Doom. Este mod adapta, moderniza e incrementa mecânicas, gráficos, animações, monstros, armas e outros elementos do Wolfenstein 3D de PC de uma maneira muito consistente e agradável.

Tudo fica no estilo do antigo FPS da id Software e também deixa as coisas um pouco mais difíceis do que no vanilla. Dá pra combinar com qualquer mapa, e existem versões de armas e monstros, Wolf ‘En Doom Lite Classic Weapons Only e o Wolf ‘En Doom Lite Classic Monsters Only, pra misturar com mais coisa ainda.

Abaixo, temos as duas primeiras fases do WolfenDoomed sendo jogadas com o Wolfen Doom Lite Classic v2.1:

Download & Info do Wolfen Doom Lite Classic

Painslayer

Painslayer é um demake do jogo Painkiller (2004) no Doom por Agent_Ash (ou Jekyll Grim Payne). Visa recriar as armas de Painkiller e Painkiller: Battle Out of Hell em sprites feitos à mão e a mecânica o mais próximo possível.

Bem distinto do Painkiller Mod, outro PWAD deste jogo para Doom, o Painslayer foi feito para ser em mapas Doom existentes e é compatível com pacotes de monstros ou inimigos personalizados.

Temos um vídeo (sem som) do Painslayer sendo jogado com o Beautiful Doom e Eviternity:

Mais Info do Painslayer

Download do Painslayer

Divine Frequency

Desenvolvido por Genghis Khan, dos Hellforge Studios, Divine Frequency é um mod para Doom inspirado em Blood, System Shock 2, Darkest Dungeon e Bloodborne que se passa em um mundo distópico e absurdo onde “sonhos e realidade se colidem”.

O mod implementa opções de design de jogo clássicas e modernas, a jogabilidade central gira em torno de exploração, combate metódico, coleta de informações e lutas intensas contra chefes. Notei uma pegada lovecraftiana quando descobri esse mod. Acho que não estou errado.

Assista um vídeo do diário de desenvolvimento do Divine Frequency pra conhecê-lo melhor:

Download & Info do Divine Frequency

Brutal Wolfenstein : ÜBER HERO Edition

Desenvolvido pelo WitheredPoppiMk4, o Brutal Wolfenstein: ÜBER HERO Edition é um fork do Brutal Wolfenstein 4.5 que lhe adiciona elementos do The New Order, The Old Blood, The New Colossus e Youngblood, ou seja, dos Wolfenstein da MachineGames. Como se não fosse suficiente, esta edição também aprimorou aspectos do mod original e trouxe mais mapas etc.

Em outras palavras, o mod do Poppi leva o remake brutal do Wolfenstein 3D feito pelo ZioMcCall a um novo nível. Você vai notar alguma semelhança visual com o Kriegsland, mas é bem diferente.

É um projeto que está vindo bem sólido e sobre o qual vale a pena dar uma olhada. O autor afirma que ele roda no GZDoom e no Zandronum, sendo este último recomendado. Deve ser compatível com o LZDoom também.

Segue o showcase que fiz do Brutal Wolfenstein: ÜBER HERO Edition:

Download & Info do Brutal Wolfenstein: ÜBER HERO Edition

Definitive Rain for GZDoom

O Definitive Rain for GZDoom é um joke WAD do Nash Muhandes feito para tirar um sarro do efeito da chuva em GTA Trilogy: Definitive Edition, o que tem sido um tema de controvérsia desde alguns dias na época em que este mod foi carregado.

É algo bem simples, mas quis listar esse mod aqui por dois motivos: tomou de assalto a internet à época, saindo até em grandes sites de gaming como PC Games; e para dar uma moral pro Nash, quem trabalha muito e está sempre enriquecendo o nosso bom e velho Doom.

Abaixo, temos um vídeo com o Definitive Rain for GZDoom em ação:

Download & Info do Definitive Rain for GZDoom

Russian Mercenaries

Russian Mercenaries é um mod de gameplay feito por RastaManGames para GZDoom qeu adiciona cerca de 275 novas criaturas humanoides equipadas com arsenal moderno.

Este projeto pode ser visto como um pacote de monstros stangalone, mas pode ser combinado com pacotes de armas etc.

No vídeo abaixo, o 36º Combinações do Alberto, temos o Russian Mercenaries combinado com Doom: Penthouse Paradise, Mr. Anderson, Nash’s Gore Mod, Bloom Boost, Doom Liquid textures pack, Nash’s HP Bar, VHS e Tilt++:

Download & Info do Russian Mercenaries

Doom Fighters

Doom Fighters é um impressionante trabalho do edypagaza que transforma o Doom em um beat ’em up em terceira pessoa com modelos 3D, muita pancadaria, gore, combos, execuções, socos, chutes etc. Tem até aquela espadinha buxa dos sabres de luz do Star Wars.

Embora não seja o primeiro jogo de luta tipo briga de rua desenvolvido sobre o Doom (temos o Action Doom 2: Urban Brawl, por exemplo), você há de convir que é bem inovador e impressionante, caso pelo menos assista ao vídeo abaixo:

Download & Info do Doom Fighters

DOLL

DOLL – A Girls’ Frontline mod for Doom, é um mod que traz de armas, garotas e mecânicas de gacha ao jogo de tiro em primeira pessoa.

Este projeto em fase bem inicial, mas já bastante robusto desenvolvido pelo The_Carmine, é baseado (vagamente) no game de estratégia para dispositivos móveis Girls’ Frontline e permite que jogar como uma T-Doll criada para investigação, combate e missões longas sozinhas nas profundezas das linhas inimigas.

Abaixo, temos uma demonstração da empunhadura dupla do DOLLS e um pouco da sua gameplay:

Download & Info do DOLL

Brutal Doom Platinum

Brutal Doom Platinum é um fork do Brutal Doom projetado para manter a visão do mod original, enquanto adiciona polimento, recursos e variedade. Anteriormente conhecido como “Dox’s Personalized Brutal Doom”, este mod foi lançado em 30 de novembro de 2021, é de autoria de EmeraldCoasttt e encontra-se em desenvolvimento ativo (pelo menos até o momento desta publicação).

Abaixo, temos um showcase da versão 1.0 do Brutal Doom Platinum:

Download & Info do Brutal Doom Platinum

É isso aí. Por esse ano é só. Vamos ver se em 2022 fazemos uma coisa mais elaborada, mas acho que, diante da situação corrida de falta de tempo de fim de ano, isso aqui não ficou ruim demais não.

Até lá!

Veja também

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!