Venetica

Venetica é um action-RPG de fantasia de 2009 onde a protagonista descobre que ela é a filha da morte encarnada e deve usar seus poderes supremos para impedir um necromante que ameaça o mundo.

10 de junho de 2022

Venetica é um action-RPG independente com perspectiva em terceira pessoa ambientado numa versão ficcional e fantástica da Europa durante o Século XVI. Foi desenvolvido por Deck13 e lançado inicialmente em 4 de setembro de 2009.

O jogo se passa nos arredores de Veneza, onde a Morte é um ser humano escolhido por um misterioso grupo para cumprir os deveres desta entidade. Quando um necromante abusa dos poderes para ganhar a imortalidade e controlar o mundo, a filha da última Morte, Scarlett, é encarregada de detê-lo e resgatar seu pai.

Publicado originalmente pela DTP Entertainment (hoje pela própria Deck13) e disponibilizado para Windows, Xbox 360 e Windows, o Venetica foi recebido de forma mista pela crítica. Já na loja do Steam, conta com centenas de avaliações ligeiramente positivas, enquanto no GOG é classificado com 4,1/5, pelo menos até o momento.

Vídeos

Acima, temos um trailer oficial do Venetica.

Temos também um detonado/walkthrough que mostra o jogo sendo totalmente zerado. O vídeo tem mais de 10 horas de duração!

Apresentação

No fantástico mundo da antiga Veneza, a jovem Scarlett é vítima de um terrível mistério, que começa com o assassinato de seu companheiro por uma aliança secreta de poderosos necromantes. Assim, o destino segue seu curso inevitável e ameaça mergulhar o mundo no caos.

Scarlett descobre que ela é a filha da morte encarnada e é abençoada com seus poderes supremos. Ela é a única que pode impedir as forças horríveis que ameaçam destruir todo o mundo dos vivos.

Agora é sua chance de reverter o destino! Prepare-se para uma aventura em ritmo acelerado em um mundo épico cheio de perigos sombrios e adversários impiedosos. Equipe-se com armas letais, reúna aliados poderosos e domine os poderes sombrios da morte. Você pode impedir as forças que ameaçam destruir inevitavelmente o mundo dos vivos? Siga seu caminho pelo abismo mais profundo até a própria morte – e volte novamente, se você for digno!

Gameplay

O Venetica é um action-RPG cuja visão é em cima do ombro de Scarlett enquanto é controlada através do mundo. A câmera conta com zoom em até três níveis. O ambiente é dividido em vários mapas sem um verdadeiro movimento de mundo aberto. Os jogadores no PC podem usar teclado e mouse ou um joystick para controlar Scarlett. Em consoles, apenas um gamepad pode ser usado. O game usa um ciclo de dia e noite com cada hora do dia com duração de 15 minutos. O título promete de 25 a 40 horas de jogatina.

Várias tarefas típicas de RPG aguardam, incluindo diferentes missões, conversas com NPCs através de diálogos de múltipla escolha, lutar contra muitos inimigos, coletar itens e ganhar pontos de experiência para subir de nível e aprender novas habilidades. Missões e diálogos geralmente exigem decisões que influenciam não apenas a história geral, mas em parte também como o mundo ao redor de Scarlett reage a ela.

De fato, o jogo apresenta um sistema de reputação que rastreia suas ações em Veneza e reflete sua fama na cidade. Completar missões geralmente concede reputação, enquanto atos ilegais, como invadir casas ou roubar, a diminuirão. Uma reputação suficientemente alta é necessária para interagir com certos personagens. Também, ao chegar a Veneza pela primeira vez, Scarlett tem que se juntar a uma das três guildas diferentes, com essa escolha mudando tanto como a história se desenrolará quanto quais habilidades estarão disponíveis.

Não tem jeito de personalizar a protagonista, mas o sistema de XP baseado em pontos de habilidade permite que Scarlett aprenda novos poderes mágicos ou de luta interagindo com certos NPCs. Os pontos podem ser usados para aumentar um dos quatro atributos básicos que correspondem às características do jogo: “constitution” (HP), “wisdom” (energia mental), “strength” (quantidade de dano causado por armas) e “mental power” (quantidade de dano causado por feitiços).

Scarlett pode lidar com os inimigos realizando poderosos ataques combinados com seu armamento. Ela tem acesso a quatro tipos de armas e duas árvores de habilidades repletas de talentos ativos e passivos, e pode adquirir novas armas e armaduras ao longo do jogo. Martelos e machados permitem destruir portas fechadas.

As lutas acontecem usando um único botão de ataque, combinado com manobras evasivas ou de bloqueio. No entanto, os jogadores podem encadear vários ataques para realizar combos poderosos, cronometrando seus hits corretamente. Vários inimigos atacam o jogador ao mesmo tempo, forçando-o a estar constantemente em movimento para evitar ser atacado por trás. Além disso, pode-se usar feitiços mágicos chamados habilidades mentais usando energia mental, o equivalente deste jogo aos SP. A energia mental também é usada para fortalecer técnicas de combate físico.

Scarlett também pode empunhar a Moonblade, uma arma lendária atualizável que sozinha pode destruir criaturas mortas-vivas. Matar alguém com a Moonblade restaura a energia sombria de Scarlett, necessária para seu dom especial: como filha da Morte, ela não morre tão facilmente. Se sua energia sombria suficiente estiver disponível, ela se levantará novamente após alguns segundos com metade de seus pontos de vida restaurados. No entanto, se Scarlett estiver com pouca energia, sua morte é permanente.

Esta energia também é usada para entrar no Twilight World por um curto período de tempo. Tudo nesta realidade é congelado, permitindo interagir com personagens mortos, escapar de seus inimigos ou surgir atrás deles. Ao entrar no Twilight World, o jogador também pode resolver quebra-cabeças e encontrar portais e acessos para áreas que estão escondidas e inacessíveis no mundo normal. Também se pode aprender uma habilidade para entrar e sair do Twilight World à vontade. As lutas contra os cinco principais vilões acontecem duas vezes, uma no mundo real e depois novamente no Twilight World, onde o vilão aparece transformado em um monstro.

O HUD apresenta um medalhão no canto superior esquerdo que exibe a saúde atual em vermelho, a energia mental atual em azul e até seis segmentos dentro que, se preenchidos em roxo, denotam energia sombria suficiente para ressuscitar Scarlett após a morte. No meio, há um orbe que contém o nível do jogador e que lentamente se enche à medida que se ganha experiência. No canto superior direito, um minimapa é exibido e, no canto inferior direito, uma barra permite acesso rápido às magias atualmente equipadas.

No estilo típico de RPG, Venetica oferece a escolha de diferentes armas, poções e itens para curar e ajudar o protagonista. Pode-se encontrar esses itens no mundo como drops de inimigos ou recompensas por missões. O jogo apresenta uma linha de missões principal baseada na história, bem como várias missões opcionais que permitem ganhar itens adicionais.

Sinopse

Ambientação e personagens

A história de Venetica se passa num mundo ao estilo do século 16 dentro e ao redor de Veneza, onde a Morte é um ser físico que segue as instruções de um grupo conhecido como Corpus. A cada geração, Corpus deve selecionar o sucessor da Morte. O jogo acontece depois que o conselho escolhe um necromante para controlar a Morte e ele decide trazer morte e destruição completas ao mundo. Este necromante se imortalizou com seus novos poderes, e, assim, a atual Morte e Corpus não podem detê-lo. O jogador assume o controle de Scarlett, filha da Morte, que deve aumentar seus poderes para salvar seu pai e o mundo desta ameaça.

História

Tornar-se a Morte em Venetica é um chamado, cumprido por um homem de carne e osso – equipado com habilidades sobrenaturais especiais para cumprir os deveres de tal ofício. Uma nova morte é selecionada regularmente pelo “Corpus”, um conselho secreto.

Desta vez, porém, Corpus toma uma decisão realmente errada: a “nova” morte, Victor, acaba sendo um necromante enlouquecido que consegue se transformar em um morto-vivo formidável com habilidades e rituais sombrios e, assim, alcança poder quase ilimitado além da imortalidade. Como é estritamente proibido que a morte escolhida se dedique à necromancia, o comitê revoga a indicação de Victor imediatamente e declara uma nova morte em seu lugar.

Victor, sedento de poder, no entanto, não quer abrir mão de sua posição novamente e continua a praticar as artes das trevas para reunir inúmeras e perigosas criaturas das trevas e almas contaminadas do submundo ao seu redor. Assim, consegue eliminar a morte recém-designada e assume seu poder para seus próprios propósitos. Os efeitos no equilíbrio do mundo são calamitosos e – caso Victor consiga se manter no poder – suas consequências serão irreversíveis. Somente uma pessoa que tem os mesmos poderes de Victor pode impedi-lo e removê-lo de sua posição.

Scarlett, a filha da morte real, não sabe nada sobre sua ascendência e os talentos ocultos que adormecem dentro de si. Ela está subitamente imersa nesta história devido ao brutal ataque à sua aldeia natal e à trágica perda de Benedict, o amor de sua vida. É uma história que ela mesma começa agora a escrever, uma história durante a qual ela libera suas capacidades, uma história na qual ela tenta salvar Benedict do mundo dos mortos e uma história na qual deve proteger o mundo dos vivos da ameaça sombria representada por Victor e seus capangas.

Enredo (com spoilers)

Scarlett está morando na pequena vila fictícia de San Pasquale, perto de Veneza, com seu amado, Benedict. Uma partida começa com a vila sendo atacada por assassinos e Benedict morrendo para proteger Scarlett. Na noite após o ataque, seu pai aparece em seus sonhos e revela que ela, que se considerava órfã, é na verdade sua filha, concebida pouco antes dele se tornar a Morte, concedendo a Scarlett muitos dos seus poderes macabros.

A jovem aprende que Victor, o Undead Archon, usou uma brecha nas regras da existência para enganar a morte e se tornar quase imortal. Inicialmente escolhido para ser o sucessor da Morte pelo Corpus, ele se concentrou na arte proibida da necromancia e foi expulso. Negado o que ele considera seu direito de nascimento de se tornar a Morte, jurou vingança contra o mundo. Para seus planos, ele recrutou quatro aliados para governar o mundo mortal, os Cinco Mortos-Vivos: A Senhora da Guilda dos Assassinos, Hector da Pérsia, Princesa Chiamaka da África e o Doge de Veneza. A Morte informa a Scarlett que Victor está procurando o Grimório Negro, um poderoso livro de feitiços que lhe permitirá consolidar seu poder para sempre.

Scarlett é então encarregada de viajar para Veneza e rastrear o necromante Sophistos, o último guardião do Grimório Negro, para saber se ele destruiu o livro conforme as instruções. Em seu caminho para a cidade, ela é abordada pela Senhora dos Assassinos, quem é derrotada em um duelo. Scarlett então rastreia Sophistos até a nau capitânia de Hector, que ancora perto de Veneza. Ao alcançá-lo, Sophistos é morto, mas Scarlett derrota Hector e afunda seu navio. Ela vai para a casa de Sophistos em Veneza e usa seus poderes para conversar com seu espírito lá, quem afirma ter construído uma fornalha quente o suficiente para queimar o livro, mas optou por escondê-lo, forçando Scarlett a recuperá-lo.

Depois de lutar contra o fantasma de Sophistos, que se opõe à destruição do livro, Scarlett consegue destruir o grimório. Scarlett então se muda para Inner City depois de decidir qual das três guildas se juntará: The Order of the Holy Seal, uma ordem guerreira alimentada pela vingança que Benedict queria se juntar antes de sua morte, The Hooded Wings, uma guilda de mensageiros discretos, ou the Net of the Mask, a guilda de necromantes da qual Victor era membro. Dependendo de qual guilda é escolhida, diferentes tarefas deverão ser cumpridas.

A Princesa Chiamaka coloca uma maldição em Scarlett que acabará por matá-la se não for removida pela própria princesa. Scarlett viaja para a África para enfrentar Chiamaka e, depois de derrotá-la, a maldição é levantada e também lhe dá uma essência necessária para alcançar Victor, quem se lacrou no Palácio de Doge. Ela entra no Palácio para descobrir que Victor magicamente forçou o Doge a reconstruir o Grimório Negro no Twilight World, onde o item foi parar após ser destruído. Scarlett luta contra os dois homens e consegue matar Doge, mas não antes dele terminar de transcrever o livro.

Scarlett e Victor lutam pelo grimório e Victor se funde com o espírito do Doge no Twilight World. Depois de derrotar o fundido (lembre-se que tem um “N” aí), Scarlett derrota Victor em sua forma mortal. Após isto, a Morte aparece e oferece a oportunidade de Scarlett matar Victor ou deixar a Morte levá-lo. O jogo termina com uma de duas cutscenes, que dependem se Scarlett se comportou nobremente ou como uma vilã.

Destaques

  • Experimente um action-RPG visualmente deslumbrante com uma atmosfera única e cativante.
  • Siga a jornada do herói de Scarlett através de uma história rica e original.
  • Conquiste uma série de criaturas impiedosas saída dos seus piores pesadelos, que atacam o mundo ameaçado em um frenesi furioso em batalhas cheias de ação e, finalmente, confrontam seus mestres.
  • Explore palácios, vilas e vários becos escuros em uma Veneza dinâmica e viva, repleta de mercadores, bandidos, aliados e traidores. Não fica claro se tem o Diogo Mainardi lá.
  • Aprenda a usar os poderes do “Shadow World” e vagueie entre os mundos dos vivos e dos mortos. Coloque os poderes supremos da morte a seu favor nas batalhas.
  • Experimente um mundo de jogo aberto com ciclos dinâmicos de noite e dia, no qual você pode desenvolver livremente seu próprio personagem e decidir por si mesmo sobre diferentes estratégias e escolhas.
  • Sistema de regras claro e fácil de entender e jogabilidade intuitiva.

Gold Edition

Em 26 de agosto de 2009, a editora DTP Entertainment anunciou que a versão Windows do Venetica havia se tornado gold, e o game foi lançado pela primeira vez para o mercado europeu em 4 de setembro de 2009 para Windows. Em dezembro de 2009, a Deck13 lançou um patch que melhorou significativamente os gráficos e o nível de detalhes do jogo, bem como seu desempenho e adicionou vários novos recursos. O jogo foi posteriormente portado para o Xbox 360 e PlayStation 3.

Esta é a versão atualmente distribuída de forma oficial do jogo e a que temos no nosso link de download.

Curiosidades

  • O Venetica foi desenvolvido sobre o engine PINA, uma versão fortemente modificada do OGRE, motor que alimenta títulos como Rebel Galaxy e Torchlight II.
  • O game foi desenvolvido pela Deck13, uma pequena desenvolvedora alemã que então tinha menos de 40 funcionários e anteriormente desenvolvia principalmente adventures point and click como Ankh e Jack Keane.
  • Venetica foi anunciado pela primeira vez pela editora DTP Entertainment em 27 de maio de 2008 com o lançamento de informações sobre a história e quatro screenshots. Mais recursos, como o ciclo diurno e noturno, foram mostrados à imprensa em outubro de 2008.
  • Em março de 2009, o desenvolvedor colaborou com a revista de jogos alemã PC Games para dar aos jogadores a chance de nomear uma arma completa e criar sua história. Em 21 de abril de 2009, o vencedor foi revelado como sendo “Chantori”.
  • A versão do Xbox 360 foi desenvolvida pela Wizarbox e lançada em 18 de dezembro de 2009. A versão para PlayStation 3 foi lançada em 3 de dezembro de 2010. Todas as versões do Venetica foram relançadas na América do Norte em 18 de janeiro de 2011, onde foram distribuídas pela Rombax Games.
  • Apesar dos desejos internos, a Deck13 oficialmente descartou uma sequência para o jogo em dezembro de 2017.

Screenshots

Sobre o download

O Venetica é um jogo normalmente pago que atualmente encontra-se disponível em sua Gold Edition no Steam e GOG, sendo que o nosso para download aqui leva a esta última, onde o game vem com making of, vídeos, trilha sonora, manual e artbook, e sem DRM (dá pra jogar offline e tal). Para outras plataformas, acesse o site oficial.

Idiomas

  • Áudio: inglês e alemão.
  • Interface: inglês, alemão, francês, italiano e espanhol (Espanha).

Requerimentos em sistema

Veja também

autor, site, canal ou publisher Deck13 tamanho 6,3 GB licençaComercial sistemas operacionais compativeisWindows 7/8/10 download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!