Naraku

Um abismo infernal, um domínio destinado ao sofrimento...


Publicado em 8 de fevereiro de 2025.

Naraku, ou ナラク, é um mapa single player pra Doom II com tamanho médio e formato MBF21 que combina temáticas tecnológica e infernal. Foi desenvolvido por [Vitz!] e lançado inicialmente em 5 de fevereiro de 2025.

A fase não tem muita história, nem nada do tipo, mas conta com trilha sonora de Shin Megami Tensei junto a novos monstros, armas, texturas, efeitos sonoros e alguns outros recursos personalizados aqui e acolá. Há também alterações em termos de gameplay neste mod, mas tudo no nível DeHackEd mesmo, sem nada muito extravagante.

O Naraku tem dificuldade média para elevada, 7 segredos, contagem de monstros variadas (128 no Ultra-Violence, 89 no Hurt Me Plenty e 56 nos níveis mais fáceis) e foi feito com o Ultra-Violence em mente, sem mouselook, saltos ou a possibilidade de agachar. O autor também diz que não é pra combinar com outros mods (boa sorte com isso).

Vídeos

Acima, o canal LadyMistDragon leva o Naraku até o fim na dificuldade Ultra-Violence.

Curiosidades

  • O [Vitz!] me disse que o nome da fase, Naraku, é apenas uma referência a Shin Megami Tensei, especificamente ao mundo labiríntico de Shin Megami Tensei IV, repleto de demônios e desafios. Entretanto, ainda de acordo com [Vitz!], o mapa não tem inspiração neste universo, só usa umas músicas mesmo.
  • Aliás, seguem os créditos completos da trilha sonora de Naraku: Shoji Meguro, Shota Kageyama, Daisuke Ishiwatari, Ryota Kozuka, Sebastian Kingsley, Thomash Lee, Wobuffet3 e Nir. Os créditos completos (de todos os recursos) estão num lump no próprio WAD.
  • No budismo japonês, 奈落 (Naraku) representa um inferno ou um abismo destinado ao sofrimento.
  • De fato, o mapa não possui uma história definida, sendo o resultado de anos de experimentação do autor com ideias para mapas e balanceamento de jogo. Ele foi desenvolvido ao longo de várias transmissões ao vivo e envolveu pesquisa sobre efeitos do formato Boom.
  • Shin Megami Tensei é uma franquia de RPGs conhecida por seus temas sombrios, mitologia e a mecânica de recrutar demônios. Criada pela Atlus em 1987, a série teve origem no jogo Digital Devil Story: Megami Tensei, lançado pela Namco para Famicom. Ao longo dos anos, a franquia se tornou uma das mais influentes do gênero, inspirando diversos jogos e sendo a base para spin-offs de sucesso, como Persona.
  • Créditos dos recursos: Dead Marine, Double Bladed Chainsaw, D.U.C.K, Glock 18, Duke Shotgun, Zombie Marine e QuadShotgun.
  • O [Vitz!] tem também um outro mapa muito legal, embora mais antigo, que faz referência a Shin Megami Tensei, o Naraku Middle Strata.

Screenshots

Compatibilidade

O Naraku foi testado no GZDoom (estritamente MBF21) com renderização por hardware, inclusive durante seu período de desenvolvimento. Ele também precisa do IWAD do Doom II: Hell on Earth, mas acho que o da Phase 2 do Freedoom deva quebrar o galho suave.

O [Vitz!] também disse que o mapa deve ser compatível com as versões mais recentes dos ports da família ZDoom, mas não funciona em ports como DSDA, pois não há suporte para o formato de áudio .OGG , e a conversão para .WAV resulta em perda de qualidade sonora.

Mais informações e mapas para Doom

Download e ficha técnica

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário