Running Battle

Entre na Zona Sombria e abra caminho até o confronto final com socos, chutes e tiros!


Publicado em 11 de outubro de 2025.

Running Battle é um jogo de luta estilo beat ‘em up e plataforma com rolagem lateral single-player de Master System onde você é uma espécie de policial que enfrenta uma quadrilha perigosa que dominou uma cidade decadente. Foi desenvolvido pela Opera House e lançado inicialmente em 1991.

Publicado pela Sega, o Running Battle foi recebido de forma média para negativa pela critica da época. De fato, é um título que merecia uma polida pelo menos nos controles. Acho que teria melhorado uns 200% o game se estes fossem mais na manha. Mas, acostumando, ainda dá pra jogar de boa.

Vídeos

Acima, temos uma gameplay do Running Battle a 60fps.

Temos também este vídeo do canal World of Longplays que leva o game até o fim.

Apresentação

“Zona Sombria” era um lugar tranquilo e cheio de vida até cair nas mãos do sinistro “M” e seus dementes “Soldados da Escuridão”!

Pessoas começaram a desaparecer sem nenhum motivo aparente. Até que o sargento Brody, um alto membro da Academia de Polícia, decidiu que alguma coisa tinha que ser feita. Armou-se e partiu para uma investida solitária contra “M” e seus soldados.

Infelizmente, Brody não conseguiu vencer “M” e morreu em combate. Agora, o seu parceiro da Academia irá vingar sua morte. E as chances de sucesso são grandes, pois o detetive Gray possui algo que Brody não tinha: você nos controles!!!

P.S.: a fonte deste texto é a versão da Tec Toy da capinha do game.

Gameplay

O Running Battle é um brawler em que o jogador controla Grey, um policial solitário em busca de vingança contra a gangue responsável pela morte de seu parceiro, Brody, numa cidade que foi tomada por um criminoso conhecido apenas como “M.” e sua organização, os “Soldiers of Darkness”.

Diferente da maioria dos jogos do gênero, Running Battle restringe o movimento do jogador apenas aos eixos horizontal (esquerda e direita), sem permitir deslocamento vertical pelo cenário. Na verdade, é algo bem similar a Vigilante e, principalmente, Black Belt/Hokuto no Ken, embora com controles bem distintos. As ações disponíveis são limitadas a socos, saltos, voadoras e agachamentos (com ataques). A jogabilidade é simples e direta, com foco na eliminação constante de inimigos armados que aparecem em ondas sucessivas. Há seções de plataforma consideráveis, onde você tem que saltar sobre buracos etc.

Durante as fases, é possível encontrar itens que restauram a energia do personagem, concedem aumento temporário de força física ou permitem o uso de armas de fogo por tempo limitado. É interessante que dá pra mudar a direção da voadora em pleno ar, o que acaba ajudando a lutar contra os bandidos.

O jogo é composto por cinco fases principais, cada uma dividida em seções menores que culminam em batalhas contra chefes. Embora seja possível atravessar trechos inteiros sem derrotar todos os inimigos, o avanço só é liberado após eliminar os oponentes presentes na tela. Running Battle é exclusivamente para um jogador, sem opção de modo cooperativo.

Curiosidades

  • A apresentação da capinha gringa do Running Battle pode ser traduzida como: ‘Uma cidade vizinha caiu nas mãos do sinistro “M” e seus “Soldados das Trevas”. Entre na “Zona Sombria” e abra caminho até o confronto final com socos, chutes e tiros!
  • Segundo consta, os sons e música do game são de Hikoshi Hashimoto, embora não creditado.
  • Em fevereiro de 1992, o jogo foi publicado no Brasil pela Tec Toy. Quem mais?
  • O jogo foi criticado negativamente pela revista Mean Machines (edição #17, de fevereiro de 1992) por seus gráficos, som e jogabilidade de baixa qualidade.

Screenshots

As capturas acima estão aqui ampliadas e foram kibadas do MobyGames (mas cortei fora as bordas pretas).

Mais informações e beat ‘em up

Informações adicionais

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

3 comentários para “Running Battle”

  1. Facínora disse:

    Opa! Alguém tinha comentado algo aqui, mas acho que fiz uma burrada e acabei apagando o comentário em vez de aprovar. Foi mal…

    • Helinux disse:

      Sem problema!!!! Eu disse que esse game me lembra algo do Rolling Thunder, não conhecia esse game…aliás, tem muita coisa do master system que eu ainda não joguei, mesmo tendo roms disponíveis na rede e em sites do quesito, sem tempo para jogar e garimpar!!!! Valeu!!!!

Deixe um comentário