Armored Warriors
Que tal meter porrada com um equipamento estratégico de armadura variável potencializada?
Armored Warriors, chamado de Powered Gear – Strategic Variant Armor Equipment no Japão, é um beat ‘em up onde o jogador escolhe um piloto de um mecha gigante, cada um com características únicas, e participa de uma missão envolta numa conspiração interplanetária. Foi desenvolvido e publicado pela Capcom e lançado inicialmente aos fliperamas (CPS-2) em 16 de setembro de 1994.
Uma das coisas que chamam a atenção neste briga de rua — além de seus belos gráficos, temática diferenciada e chamativos efeitos sonoros —, é o fato de poder acoplar partes dos mechs inimigos caídos para usar suas habilidades especiais. Além disto, o game de luta apresenta bons controles e permite que até três jogadores encararem suas sete missões.
De fato, estes e outros fatores fazem do Armored Warriors um titulo muito interessante. Entretanto, só foi portado para outros sistemas décadas depois, em setembro de 2018, como parte da coletânea Capcom Beat ‘Em Up Bundle (Windows, PlayStation 4, Switch e Xbox One). Em 1995, o game ganhou um spin-off de luta competitiva, o Cyberbots: Full Metal Madness, que foi de onde, inclusive, saiu o Jin, do Marvel vs. Capcom.
Vídeos
O vídeo anterior traz a introdução e a demoplay do Armored Warriors junto a uma jogatina rápida que fiz no game, de bobeira.
Acima, por outro lado, temos uma playthrough que fiz deste beat ‘em up online com o Ancapepe, enquanto debatíamos sobre as plataformas alternativas da internet. O assunto já tá meio defasado, mas foi bem legal.
Enredo
No ano de 2281, o United Earth Government e os Principados de Raia assinaram um tratado de cessar-fogo, pondo fim a uma guerra que durou meio século. Um ano depois, o 18º grupo de batedores do United Earth Government relatou que a capital Raiana, Melkide, foi capturada por um exército de origem desconhecida. O United Earth Government enviou um exército para retomá-la sob o pretexto de proteger os cidadãos. Mas, na realidade, o verdadeiro propósito desta operação era colocar Raia sob o controle deste governo global da Terra.
Gameplay
O Armored Warriors é um brawler side-scroller com temática mecha/futurista que permite de 1 a 3 jogadores enfrentarem hordas de inimigos em missões intensas no controle de um dos quatro pilotos e seus respectivos mechas — Rash (BLODIA), Justice (REPTOS), Gray (GULDIN) ou Siren (FORDY). O Objetivo é combatera veículos blindados, tanques, robôs e chefes gigantes em sete estágios com objetivos variados. Existem 4 botões básicos para cada jogador: direcional (8 direções), ataque primário, salto e ataque de arma.
O grande destaque do jogo está na customização dos mechas: braços, pernas e armas podem ser trocados ao longo da missão, aproveitando partes dropadas de nimigos destruídos, como supracitado. Essas peças não apenas modificam a aparência dos robôs, mas também alteram seus ataques principais e secundários, permitindo combinações devastadoras, agregando valor de replay pra caramba.
Cada fase apresenta desafios específicos, como limite de tempo, quantidade limitada de munição ou eliminação de certos alvos. Ao final de cada missão, o jogador enfrenta um chefe. A possibilidade de personalização constante dos mechas contribui para o fator replay do jogo. Ah! Além de saltar, dar porrada, aplicar combinações de golpes e variações (com a famosa corridinha ou apertando pra baixo pra cima mais ataque), tem um botão que atira nos inimigos (um pouco tipo Alien vs. Predator, também de CPS-2), mas isto depende de munição. Este é o ataque de arma citado nesta seção.
O modo cooperativo é outro atrativo central: além de permitir a jogatina em grupo, oferece a mecânica de “Team-up Change”, que possibilita fusões temporárias entre os mechas para executar ataques conjuntos ainda mais poderosos — criando uma experiência de combate dinâmica e estratégica.
Curiosidades
- O Armored Warriors foi o sétimo jogo do hardware CPS-2.
- Pelo que entendi, o game foi lançado inicialmente no mercado japonês, como, Powered Gear – Strategic Variant Armor Equipment, o que se deu em . Já internacionalmente, como Armored Warriors, saiu em 24 de outubro de 1994. São versões de exportação conhecidas “Armored Warriors [Blue Board]” e “Armored Warriors [Grey Board]”.
- Por causa do Armored Warriors, especificamente devido à sua mecânica de aproveitar partes dropadas dos inimigos, que descobri o singular Cyborg Justice. Naquela época, era comum a gente matar a vontade de algum game com o “next best thing” ou “whatever is next” que tínhamos à disposição e, como um amigo meu tinha um Mega Drive, dava pra gente alugar uma fita no final de semana e gastar bem menos do que moendo fichas no fliperama. Apesar dos dois beat ‘em ups serem apenas semelhantes nos quesitos ficção científica, personagens mecanizados e no esquema de aproveitar peças dos oponentes, são bastante diferentes. Tipo, o título do console 16-bit da Sega é sobre ciborgues, não a respeito de veículos militares gigantes, e os controles funcionam de maneira extremamente distintas também. Enfim, acabei gostando mais do Cyborg Justice, mas o Armored Warriors tem um lugar garantido no meu top beat ‘em up também.
- No Japão, a revista Game Machine listou Armored Warriors em sua edição de 1º de dezembro de 1994 como o sexto arcade de mesa, o que quer que isso signifique, de maior sucesso do mês.
- Em 2023, o Time Extension incluiu o jogo em sua lista dos 25 “Melhores Beat ‘Em Ups de Todos os Tempos”.
- A Sony Music Works lançou um álbum com a trilha sonora de edição limitada deste jogo (Powered Gear Arcade Game Track – SRCL-3089) em 1º de dezembro de 1994.
- Lançamentos de placas verdes (green boards): REVISION 1: Build date : 940916; REVISION 2: Build date: 941024.
Equipe
- Planejamento: Kiyo, T.H.T. Fuji e Tuchihashi Bakabon;
- Programação: Y. Tunazaki Forever, Hero Hero, H. HASssssY, Hamachan e Dress;
- Design de mechas e objetos: Yochabare, E. Kuratani, H. Uemura, Naoki Fujisawa, Y. Maruno, H. Yoshino, You-Tenkozow (You.Ten Kozow), Igami, Nekokan, U.F.O, Naoki Fukuda e Bakky;
- Design de arte: Matsumoto, Y. Maruyama, M. Oshino, Takuji Mishima, Saru e Kohei Akiyama;
- Composição sonora: Takayuki Iwai (Anarchy Takapon);
- Design de som: Tomuyuki Kawakami (T.K NY);
- Consultoria especial: Noritaka Funamizu (Poo), Shochan, Kenkn, Meshi e Furoboh;
- Design de personagens: T.O.M;
- Design de anúncios/publicidade (AD): Sensei e Sakomizu;
- Direção: Yoshiki Okamoto (Kihaji Okamoto).
Dicas
Selecionando peças de fusão (Joint Parts)
Durante a demonstração em que aparece a máquina combinada (fusão dos mechas), o jogador que estiver com a máquina de rádio deve segurar o direcional na direção correspondente:
- Beta-Cannon – Segure Cima
- Gamma-Battler – Segure Esquerda ou Direita
- Alpha-Fortress – Segure Baixo
Selecionando peças (armas e acessórios)
Na tela com o nome da fase (Stage Title Screen), segure os botões B + C por mais de 1 segundo e então digite a sequência correspondente:
- Bomber – Diagonal Esquerda + Cima
- Death Drill – Cima
- Missile – Diagonal Direita + Cima
- Laser Blade – Esquerda
- Force Claw – Direita
- Flame – Diagonal Esquerda + Baixo
- Chain Spark – Baixo
- Laser – Diagonal Direita + Baixo
Atenção: é possível escolher o braço e a arma secundária ao mesmo tempo, mas, se você digitar dois códigos para o mesmo tipo de peça (braço ou arma), apenas o último código inserido será ativado.
Screenshots
Sobre o download
O download do Armored Warriors que temos neste post é o da Capcom Beat ‘Em Up Bundle, a coletânea da Capcom supracitada, que é normalmente paga. Além deste jogo, a Capcom Beat ‘Em Up Bundle vem com Final Fight, Captain Commando, The King of Dragons, Knights of the Round, Warriors of Fate e Battle Circuit.
Idiomas: inglês, francês, italiano, alemão, japonês, chinês simplificado, chinês tradicional, espanhol (Espanha).
Requerimentos em sistema
Mais informações e Armored Warriors
Download e ficha técnica
- Download (clique com o botão esquerdo do mouse ou toque no link)
- Desenvolvedor, publisher e/ou distribuidor: Capcom
- Sistema(s): Windows 7 (SP1)/8/8.1/10 (64-bit)
- Tamanho: 2 GB (pacote de instalação e/ou espaço em disco)
- Licença: Comercial
- Categorias: Arcade, Luta
- Tags: Armored Warriors (Série), Beat ’em up, Capcom, CPS-2, Customizável, Ficção científica, Futurista, Jogos antigos, Mechs, Nintendo Switch, PlayStation 4, Robôs, Side-scrolling, Xbox One
- Adicionado por: Facínora
- Acessos: 363
- Data do post original: 2 de junho de 2017
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!
Gosto desse jogo, tem uns gráficos bonitos e jogabilidade dukaralho!!!! Só joguei apenas a versão arcade, bons tempos…valeu!!!!
sim. é Top Beat ‘em Up Gaming Room. a julgar pelas plataformas, os ports devem ser idênticos, sem muita diferença considerável.