Velberan – A história do Master System

Velberan nos conta a história do Master System, trazendo sua trajetória, suas versões, os melhores jogos, campanhas publicitárias, cenas e várias curiosidades que marcaram a vida do nosso querido console 8-bit. [Acesse a descrição completa]

Newsletter:

Visão geral

Neste vídeo, o Velberan nos conta a história do Master System, o console 8-bit da Sega que, graças à nossa Tec Toy, se tornou muito famoso e sobretudo querido aqui no Brasil.

O Master System é videogame doméstico de terceira geração fabricado pela Sega e lançado na América do Norte em 1986, na Europa em 1987 e no Brasil em 1989. Era originalmente uma versão de exportação remodelada do Sega Mark III, a terceira iteração da série de consoles SG-1000, que foi lançado no Japão em 1985 e apresentava recursos gráficos aprimorados em relação aos seus predecessores.

Existe também uma versão japonesa do Master lançada em 1987 que apresenta alguns aprimoramentos em relação aos modelos de exportação, como o seu famoso chip de áudio FM integrado, um switch de rapid-fire e uma entrada dedicada para os óculos 3D. O Master System II, um modelo mais barato, foi lançado em 1990 na América do Norte e na Europa.

Os modelos originais do Master System usam cartuchos e um formato do tamanho de um cartão de crédito conhecido como Sega Cards. Os acessórios para os consoles incluem a pistola de luz Light Phase e os Óculos 3D, os quais funcionam com uma variedade de jogos especialmente projetados. O redesenho posterior do Master System II removeu o slot de cartão, transformando-o em um sistema estritamente apenas de cartucho e incompatível com os óculos 3D.

O Master System foi lançado em competição com o Nintendo Entertainment System (NES). Sua biblioteca é bem menor e com menos jogos bem avaliados que o NES, em parte devido às políticas de licenciamento da Nintendo que exigiam exclusividade de plataforma. Embora o Master System tivesse um hardware mais novo e aprimorado, não conseguiu derrubar a significativa vantagem de participação de mercado da Nintendo no Japão e na América do Norte. No entanto, obteve muito mais sucesso na Europa e no Brasil.

As estimativas de vendas do Master System estão entre 10 e 13 milhões de unidades. A crítica, em retrospectiva, reconheceu seu papel no desenvolvimento do Mega Drive/Genesis e recebeu uma série de jogos positivamente, particularmente nas regiões PAL (incluindo PAL-M). Entretanto, a sua biblioteca limitada nas regiões NTSC, então dominadas pelo NES, foram alvos de críticas negativas.

Enfim, apesar de todo o seu enorme sucesso no Brasil e na Europa, o Master System não teve um desempenho tão bom em alguns dos países que mais consomem games no mundo. Quase sempre atrás do seu rival de geração, o Nintendinho, muita gente acabou não sabendo do que o 8-bit da Sega era capaz.

Conheça, neste vídeo do Velberan, toda a trajetória deste console, suas versões, seus melhores jogos, as campanhas publicitárias da Tec Toy para promovê-lo e várias curiosidades que marcaram a vida de um dos mais icônicos consoles caseiros de todos os tempos.

Aproveite também para aproveitar a nostalgia com várias imagens da época e dos games mais característicos desta plataforma, é claro. Particularmente, achei demais: o Master é o console que mais joguei e mais gosto, e isso é o mais importante pra mim.

Mais Sega e Master System


Vídeo adicionado em: 13 de junho de 2021

Categorias: Vídeos

Tags: , , , ,

Autor/canal: Velberan

Acessado: 20 vezes.

Duração: 22:40

Deixe um comentário