Coleção em Ação Show – A história da Tec Toy

O Coleção em Ação Show traz a história e várias curiosidades da Tec Toy, a empresa que trouxe ao brasileiro muita tecnologia e diversão, o que inclui o Master System, Mega Drive e vários de seus jogos. [Acesse a descrição completa]

Newsletter:

Visão geral

Neste vídeo, o canal Coleção em Ação Show nos traz a história futurista da Tec Toy, uma empresa brasileira a frente do seu tempo, que ousou e venceu, nos trazendo, principalmente nos anos 80 e 90, muita tecnologia e diversão.

Claro, como isto inclui os dois mais queridos consoles da SegaMaster System e Mega Drive – além de vários de seus jogos e as icônicas localizações que produziram aqui, resolvi arquivar mais esta bela publicação deste canal aqui.

Fundada em 18 de setembro de 1987 por Daniel Dazcal, a Tec Toy é uma firma conhecida principalmente por seu trabalho na produção e comercialização de consoles, videogames jogos e outros aparelhos eletrônicos. Seu objetivo inicial era a fabricação de brinquedos de alta tecnologia, um mercado até então pouco explorado no Brasil.

Durante quase uma década, a parceria com a Sega determinou seu crescimento, com a Tec Toy sendo a principal responsável pela popularidade do Master System e do Mega Drive no país e merecidamente colhendo frutos: a firma chegou a obter 75% do mercado de jogos eletrônicos no Brasil e a faturar 115 milhões de dólares em 1994.

Em 1997, uma série de fatores e a crise asiática, que prejudicou taxas de juros e influenciou nos compromissos financeiros da empresa, fizeram  com que a Tec Toy entrasse em concordata em dezembro daquele ano. Apenas em outubro de 2000, com o fim do processo, conseguiu retomar gradualmente o seu faturamento e reposicionou-se como companhia de entretenimento, oferecendo novas linhas de produtos, como aparelhos de videokê e DVDs. Foi também quando mudaram a grafia do nome para Tectoy, se não me engano. Entretanto, parece que a firma nunca mais conseguiu repetir os vários anos de sucesso seguidos que teve em seus primeiros anos.

Em 2005, foi criado o Tectoy Digital, um estúdio de desenvolvimento de games focado em plataformas móveis. Em 2008, trouxe o Mega Drive 3, o que alguns consideram o pior Mega desta empresa. Um ano depois, o Zeebo, seu primeiro console independente, desenvolvido em parceria com a Qualcomm, foi lançado em mercados emergentes. Entretanto, como sabemos, este console foi uma bomba, sendo descontinuado em 2011.

Atualmente, a Tectoy está focada em oferecer de eletrônicos oferecidos e no retorno à lucratividade nas operações, mesmo que com linhas reduzidas. Diríamos que está obtendo resultados mistos. Acho que o Mega Drive da Tectoy, apesar de alguns problemas e a despeito do desproporcional haterismo, foi um bom investimento mais ou menos recente, por exemplo. Teve também o Atari Flashback 7, um relançamento do Atari 2600, mas esse não achei tão interessante.

Mais ou menos em outubro de 2018, a empresa voltou a se apresentar como Tec Toy, utilizando o logotipo antigo, provavelmente em virtude destes relançamentos com óbvio apelo à nostalgia supracitados. Ou seja, deve ter valido a pena…

No exato momento desta publicação, a loja online da Tec Toy vende periféricos gamers (teclados, controles etc.), consoles (o seu Mega Drive de 2017 e o Master System Evolution), smartphones, cabos USB, babá eletrônica, aparelhos de áudio e alguns outros produtos eletrônicos. Eles também mantém um blog com muitas matérias interessantes e nostálgicas que acho bem legal, embora meio desatualizado.

Enfim, além dos games e consoles, o apresentador do Coleção em Ação Show, Teily Fábio, fala sobre os outros produtos interessantes que esta firma trouxe pra nós, como o Pense Bem e tantos outros, em meio a várias curiosidades e cenas a respeito dos mesmos e do marketing da época, algo pelo o que a Tec Toy também era reconhecidamente fera. É pura nostalgia!

Além da apresentação de Fábio, o vídeo conta com edição da Team Blue e participação de muita gente competente. Mais um belo trabalho deste canal.

Mais curiosidades


Vídeo adicionado em: 1 de agosto de 2021

Categorias: Vídeos

Tags: , ,

Autor/canal: Coleção em Ação Show

Acessado: 28 vezes.

Duração: 18:29

Deixe um comentário