Velberan – A história dos Briga de Rua

Velberan traz em vídeo a história dos Briga de Rua, os jogos de luta beat 'em up, trazendo muitas curiosidades, informações e cenas de gameplay de vários jogos que determinaram o gênero. [Acesse a descrição completa]

Newsletter:

Visão geral

Neste vídeo, o Velberan conta e ilustra a história dos Briga de Rua, o nome com o qual aqui no Brasil apelidaram o beat ’em up, aquele subgênero dos jogos de luta que envolve bastante combate corpo a corpo contra um grande número de inimigos mais fracos.

São contemplados os vários tipos de brawlers (outro nome do gênero), desde os mais comuns aos hack ‘n slash, um nome que eu não concordo que seja usado para os beat ’em ups, visto que tem mais a ver com RPG, como é explicado no próprio vídeo, porém não vou ficar brigando por causa disso.

O Velberan começa descrevendo o gênero “briga de rua”, mostra seus primórdios e também menciona as principais influências que vieram da cultura pop, em especial a do filme Streets of Fire (1984). Depois, vai seguindo a linha do tempo, mencionando épocas marcantes, como o auge nos fliperamas, a febre nos consoles, a baixa nos videogames 32-bit, a idade das trevas dos beat ’em ups, retorno com o Dreamcast, fangames (menciona o OpenBOR, claro), revival old school etc. É legal como mostra o gênero evoluindo pelas gerações também.

O vídeo é muito interessante e traz inúmeras curiosidades e informações relevantes neste contexto. Claro, conta também com cenas de gameplay dos jogos que determinaram ou mais marcaram os beat ’em up.

Alias, falando nisso, devem ter mais de uma centena de games/franquias exibidos neste vídeo, mas consegui destacar alguns:

Parece que o vídeo era original de 2014, mas o Velberan deu uma requentada nele pra dar uma desatualizada, pois já surgiram novos briga de rua interessantes que não foram citados, como o Caverna do Dragão ou o Tartarugas Ninja novo.

Ou seja, é um gênero que pode não estar mais no topo, mas continua bem vivo.

Mais curiosidades


Vídeo adicionado em: 26 de setembro de 2021

Categorias: Vídeos

Tags: ,

Autor/canal: Velberan

Acessado: 15 vezes.

Duração: 38:02

Deixe um comentário