1337d00m: Doom renderizado em ASCII

5 de outubro de 2018

1337d00m é uma versão do Doom com gráficos renderizados código ASCII criada por Dario Zubovic no engine Unity, usando o Doom shareware e BGM de uma banda chamada Turtle Skull.

O resultado é algo que é obviamente Doom, com jogabilidade razoavelmente similar, mesma estrutura de mapas e efeitos sonoros, mas com os gráficos totalmente feitos com caracteres em ASCII, o código desenvolvido na década de 60 a partir do qual era usado pelos telégrafos para enviar dígitos e letras, o famoso Código Morse. Muitos jogos roguelikes tem este tipo de visual também e parece que o autor do 1337d00m tirou inspiração deste gênero (que foi praticamente inaugurado com gráficos ASCII) para criá-lo, mas no Doom fica complicado de jogar, pois é difícil distinguir o que é o que no mapa, parece que você está com miopia, sei lá.

Existem outras tentativas de fazer Doom em ASCII e livrarias que convertem imagens para arte neste código, como o AAlib Software Library, mas o Zubovic usou um shader de pós-processamento que possibilitou refinar o visual e criar algo que funciona e é jogável, embora tenha me dado dor de cabeça. Aliás, se aumentar o nível de dificuldade, ainda deixa a parada mais ilegível ainda. Tem também o modo monocromático que deixa com as cores parecidas com as dos antigos monitores CGA (tudo verde) o que, somado aos caracteres, faz ficar mais parecido com source code da Matrix do Matrix. Só não é tão fácil de distinguir o que é o que como no filme.

Vídeo

No vídeo acima, joguei a E1M1 e a E1M2 do 1337d00m, mas tirei o som pois não curti essa banda e também pra evitar mimimi de copyright no YouTube.

Screenshots

Pequeno review do Facínora

Tipo, nos níveis de dificuldade mais fáceis, dá até pra ir mais de boa, mas creio que o 1337d00m vale mais pelo aspecto técnico do que pelo jogo em si. Claro, tem a questão do desafio que é potencial até pra gerar boas disputas, como pra ver quem consegue ir mais longe jogando desta forma sem perder a sanidade, mas achei interessante que o Zubovic conseguiu criar algo realmente jogável. Ou seja, ele foi além de outras tentativas de criar um Doom com gráficos renderizados em ASCII ou outros projetos similares.

 

site ou autor do arquivo Dario Zubovic tamanho do arquivo ~60 MB licencaGrátis sistemas operacionais compativeisWindows, Linux e Mac OS X download link Download

Deixe um comentário

  • Inscreva-se na nossa newsletter!

  • Nos siga nas redes sociais!

  • Páginas

  • Áreas especiais

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2018 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.