Doom

13 de março de 2011

doom

Quem esteve em coma pelos últimos 25 anos mais ou menos e ainda não conhece este game, pode descartar porquinhos, bichinhos falantes, magiazinhas, bonequinhas trocando de roupa, algum zé mané acelerando um carro na rua achando que é o Vin Diesel, princesinhas etc.

Trata-se de um game onde o jogador, usando escopetas, lança mísseis e outros armamentos pesados, enfrenta seres humanos possuídos e demônios vindos de outra dimensão (do próprio Inferno) em outro planeta. É um dos nossos jogos preferidos, (mas nunca nos inspirou a sair atirando por aí em ninguém…), um jogo forte, um dos melhores.

Doom foi lançado em 1993 pela id Software e seu desenvolvimento começou em 1992. Enquanto o resto da equipe da id terminava de desenvolver o Spear of Destiny, o prequel do Wolfenstein 3DJohn Carmack, quem batizou o game de DOOM, desenvolvia um novo engine para jogos 3D. Este era vastamente superior aos engines antecessores, e com seu design temático fortemente inspirado em filmes como Aliens e o épico Evil Dead.

Doom é um marco na história dos games, e devido aos mesmo vários motivos que citamos quando fizemos o review do Doom 2 (sua sequência direta, que usa o mesmo engine), é extensivamente jogado até hoje, e nem os jogos atuais, cheios de efeitos e gráficos estribados não conseguem tirar a glória desse clássico. O Doom 2 é o primeiro lugar do nosso Hall Of Fame, mas pra nós ele já representa também o Doom 1, senão este estaria lá também, provavelmente no primeiro, ou nos primeiros lugares!

História

Você é um soldado que foi transferido para Marte, onde os militares estavam usando as instalações da Corporação Aeroespacial Unida, a UAC (Union Aerospace Corporation), para conduzir experiências com viagens interdimensionais. Eles construíram portais entre Phobos e Deimos, as duas luas de Marte e tudo ia relativamente bem até começarem a testar a passagem com “voluntários” vivos.

Aí era o seguinte: ou os voluntários desapareciam, ou voltavam possuídos por alguma forma de insanidade. A coisa foi piorando até base de Phobos enviar uma transmissão muito estranha e praticamente sumir do mapa.

E assim a única força militar disponível em Marte é convocada para limpar a base: você e outros quatro companheiros. Seus companheiros são detonados, sobrando apenas o jogador, com apenas uma pistola, um soco inglês e a esperança de encontrar armamento mais pesado para massacrar o inimigo para descobrir a verdade!

Monstros e Armas

Já falamos sobre os monstros e armas do Doom no post do Doom 2. Dê uma olhada lá se tiver curiosidade!

Screens e Imagens

Doom Shareware Tela de Título

Tela de título de uma das versões Shareware do doom

capa do Doom

capa do Doom

Doom E1M1

Doom E1M1: tá, eu usei IDKFA… Mas era só pra tirar uma screen!

Final do level do Doom

muitas vezes este interruptor representa o final de alguma missão do Doom

pau quebrando no Doom

Uma das cenas “sangrentas” do Doom. Aiem que medam… ¬¬

help do doom

Tela de ajuda do doom, com comandos e outras coisas.

creditos do doom

Equipe da iD que desenvolveu o Doom. Estes caras merecem todos os créditos!

Mais Posts Sobre Doom

Downloads

Temos disponível para download a versão shareware 1.9 do Doom, que de todas as versões shareware, parece ser a mais completa e sem bugs. Você pode precisar do DOSBox para rodá-la no seu Windows.

Alternativamente, você pode baixar o DOOM 95 que roda no Windows e já vem com o Doom1.wad o qual contém o primeiro episódio do jogo, e parece ser o mesmo da versão 1.9 (mesmo tamanho). Note que o Doom 95 já é bem antigo e existem ports muito mais modernos e avançados, como o GZDoom ou o Zandronum.

Você também pode jogar o Doom Flash sem precisar baixar nada.

site ou autor do arquivo id Software tamanho do arquivo 2,33MB licencaShareware sistemas operacionais compativeisMS-DOS Download

Deixe um comentário

  • Seja social e nos siga!

           
  • Páginas

  • Tags Especiais

  • Categorias

  • Parceiros

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2017 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.