Stunts

30 de junho de 2012

Stunts é um jogo clássico de corrida que foi desenvolvido pela Distinctive Software, Inc. e lancado em 1990, pela Brøderbund e Mindscape. Ele lembra muito um joguinho antigo de fliperama, o Hard Drivin’, podendo ter sido muito influenciado por este[1].

Também conhecido como 4D Sports Driving, no Stunts, o jogador participa de corridas, 1 contra 1, em pistas do tipo “stunt” (acrobacias, manobras, etc) ou fica tentando bater seu próprio tempo, sendo o foco principal completar as pistas no menor tempo possível. O game conta com uns sistemas bacanas, pra registrar recordes, salvar replays e editar as pistas.

O game é uma constante em qualquer conversa sobre jogos antigos que se presa, um clássico indiscutível e que faz parte do nosso Hall Da Fama. Aliás, se você alguma vez conversou com alguem sobre jogos antigos, se ninguem mencionou Stunts, tem alguma coisa errada.

Hoje em dia, você pode achar que os gráficos e efeitos são fracos, mas pra época eram fora de série. Somado a jogabilidade muito boa, estes davam uma incrível sensação de velocidade, que não era vista facilmente em outros jogos de corrida antigos, como o Grand Prix da Accolade, Test Drive e o Street Rod. A musiquinha também é legal eheh.

Bater os nossos recordes e os dos nossos amigos (ou inimigos), no Stunts, pode se tornar uma obsessão, de deixar um sem dormir até. Pra mim, este game merece um remake de qualidade, com recursos modernos (mas sem perder o charme old school, é claro), adicionando multiplayer online e criando uma comunidade para competir e compartilhar pistas. Existe pelo menos um já, o Ultimate Stunts [2], mas ainda não tive tempo para experimentar.

Vídeo

Editabilidade

As pistas podem editadas ou construidas, do nada, pelos próprios jogadores. Elas podem ser compartilhadas, bastando copiar os arquivos da pista e colar na pasta do Stunts. Geralmente são dois arquivos de mesmo nome: a extensão .TRK é a pista e seus respectivos recordes na extensão .HIG. Combinando vários elementos, pode-se criar uma variedade enorme de desafios, batidas, ultrapassagens, etc. Você também pode salvar tudo em replays, que são na extensão .RPL.

Veículos e oponentes

Outra coisa que colabora muito para a qualidade deste game é a variedade de carros, em versões que realmente existem na vida real. Cada um também pode ser dirigido com câmbio automático ou manual, sendo a manual mais difícil, mas que tem melhor performance em termos de velocidade.

  • 25th Anniversary Lamborghini Countach
  • Ferrari GTO (Ferrari 288 GTO)
  • Jaguar XJR-9 IMSA
  • Lancia Delta HF Integrale 16v
  • Lamborghini LM002
  • Porsche 962 IMSA
  • Porsche Carrera 4 (Porche 911 Carrera 4, versão 964)
  • Porsche March IndyCar (versão do final dos anos 90)
  • Corvette ZR1 (Chevrolet Corvette ZR1 1990)
  • Acura NSX
  • Audi Quattro Sport

Você pode vendo algumas características dos carros enquanto você escolhe o carro tanto para você, quanto para o seu oponente, que é controlado pelo computador. São 6 oponentes no total, cada um sendo um nível de dificuldade:

  • Squealin’ Bearnie Rubber (o mais fácil)
  • Herr Otto Pertz
  • Smokin’ Joe Stallin (WTH haha)
  • Cherry Chassis
  • Helen Wheels (a mais gostosa)
  • Skid Vicious (o mais viciado, em todos os sentidos)

Screenshots

Mais informações e Stunts

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!