Legend of Success Joe

A saga de Joe Yabuki, desde fugitivo do orfanato até sua luta final contra José Mendoza.


11 de novembro de 2019

Legend of Success Joe (Ashita no Joe Densetsu) é um jogo de luta baseado no mangá/anime Tomorrow’s Joe (Ashita no Joe) desenvolvido pela Wave Corporation.

Combinando boxe e beat ’em up, publicado pela SNK e sequência direta do jogo Success Joe (1990), o Legend of Success Joe foi lançado inicialmente aos fliperamas com hardware Neo Geo em julho de 1991. Depois saiu para o Neo Geo AES em 30 de agosto de 1991 e para o Super Famicom, com o título Ashita no Joe Boxing, em 1992.

O Legend of Success Joe foi muito mal recebido pela crítica e tido como um dos piores games do sistema Neo Geo, apesar de ter bons gráficos e ser baseado no popular Ashita no Joe. Uma das causas, provavelmente, foram os péssimos controles e animações, algo que fica nítido só de assistir os seus vídeos.

Vídeos

O vídeo acima é da versão de arcade do Legend of Success Joe e foi defenestrado pelo Celso Affini em mais um Fliperama Nostálgico e é bem divertido, descontraído e informativo. Usamos o vídeo como principal fonte de dados para montar esta publicação. Como trata-se de um stream, o conteúdo começa na minutagem 11:13.

Temos também um detonado do game feito pelo canal World of Longplays. É só jogatina, sem comentários.

Enredo

Danpei Tange é um boxeador frustrado. Largou os ringues quando perdeu a visão de um dos olhos e desistiu de ser treinador quando foi traído por seu discípulo. Desde então, vive uma vida de miséria, andando com mendigos e enchendo a cara o dia inteiro.

Um dia, Joe Yabuki chega à cidade onde Tange mora. Violento, orgulhoso, aproveitador e mentiroso, Joe arranja brigas, trapaceia, rouba e mente (tipo o Eddie Guerrero?). No entanto, sua força e agilidade em suas brigas de rua despertam a atenção de Danpei, que vê em Joe o potencial para se tornar um grande boxeador, talvez até mesmo um campeão. É aí que começa Ashita no Joe, a saga de Joe Yabuki para deixar de ser um simples marginal e se tornar um grande campeão do boxe.

Inicialmente a contragosto, Joe se recusa a treinar com Danpei, mas tudo muda quando entram em sua vida a bela Yoko Shiraki e o valente Rikiishi Tohru, aquele que se tornaria o grande rival de Joe até o fim da sua saga.

Gameplay

O jogador controla Joe quando o protagonista ainda era um aspirante a boxeador e segue sua carreira, transformando-se de um garoto desconhecido do lado ruim da cidade em um campeão de boxe. O jogo tem partes beat ’em up fora dos ringues, treinos e lutas de boxe.

Você interpreta o papel do titular Joe Yabuki desde seu início, como um vagabundo fugitivo de um orfanato, passando pela sua ascensão nas fileiras do boxe amador, sua carreira profissional, sua decadência e seu retorno ao boxe: todo o caminho para sua luta final com José Mendoza.

À medida que a história avança, os estágios do jogo alternam entre brigas de rua contra vários oponentes, que culminam em combates contra um único lutador, e lutas de boxe. Estas últimas são limpas, mas na rua se joga sujo, com chutes, cabeçadas ou ataques voadores.

Como Joe, você só tem sua inteligência, habilidades e socos muito poderosos para se defender dos ataques constantes. É fundamental cronometrar seus socos, esquivas e bloqueios de acordo com os ataques do seu oponente — e certificar-se de usar o golpe certo ou correr o risco de ficar aberto a um nocaute em poucos segundos.

Curiosidades

  • Como dito acima, o jogo é baseado no clássico Ashita no Joe, cujo mangá foi publicado de 1968 até 1973 pela Shonen Magazine. Ashita no Joe marcou época no Japão, ao ponto de fazer milhares de jovens japoneses fazerem uma passeata em homenagem à história quando a sua história chegou ao fim. Além disso, o personagem foi utilizado em diversas campanhas políticas do povo, ilustrando a força de vencer de um jovem da periferia rumo a um destino, embora glorioso, cheio de obstáculos e preços a serem pagos.
  • O port do Super Nintendo (Super Famicom) do Legend of Success Joe parece melhor que o original de fliperama, com animações mais fluidas, mais focado no boxe e com melhores controles.
  • O Ashita no Joe guarda bastante semelhanças com dois outros icônicas obras ficcionais de boxe, Rocky (inclusive parece com o game do Master System) e Hajime no Ippo. Dá até vontade de assistir o anime.
  • No Japão, a revista Game Machine, em sua edição de 15 de agosto de 1991, listou Legend of Success Joe como a décima unidade de arcade mais bem-sucedida do mês, superando títulos como Hat Trick Hero.
  • Como supracitado, apesar da notabilidade do material de origem, o jogo foi muito mal avaliado e não recebeu um lançamento fora do Japão. É amplamente considerado um dos piores jogos para o sistema Neo Geo, com queixas comuns sendo os controles muito ruins e inadequadas animações em um sistema que foi apresentado como não tendo esses problemas.

Equipe

  • Autor original: Asao Takamori;
  • Ilustrações originais: Tetsuya Chiba;
  • Programador chefe: Hirofumi Sakaue;
  • Programador assistente: Takashi Iehara;
  • Chefe de design de personagens: Koji Tomoto;
  • Assistência de design: Kenichiro Matsumoto;
  • Produtor total: Teruo Ohira.

Detalhes técnicos

  • Hardware: SNK “Neo-Geo MVS”;
  • Game ID: 0029;
  • Controles: SNK MVS Neo-Geo;
  • Jogadores: 2;
  • Direcional: joystick de oito direções;
  • Botões: quatro por jogador, dois usáveis: [A] jab/gancho/direto/uppercut/corpo [B] desviar/guarda baixa/bloquear.

Screenshots

Os screenshots acima foram tirados da versão de fliperama e de Neo Geo.

Mais informações e boxe

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!