Defenestrando Black Dragon (1987)

Newsletter:

Visão geral

Como é de costume aqui nos domingos, trazemos mais uma jogatina nostálgica de fliperama, com o Black Dragon, este platformer da Capcom que foi apresentado e comentado no canal Defenestrando Jogos.

O vídeo mostra o gameplay, e é bem informativo e descontraído, como sempre. Também, usamos várias das informações partilhadas no mesmo para construir este post.

Black Dragon, conhecido fora do Japão como Black Tiger, é um jogo de plataforma desenvolvido e lançado para os fliperamas pela Capcom em agosto de 1987. Considerado sucessor espiritual do clássico Ghosts ‘n Goblins, também da firma, Black Dragon se passa num mundo de fantasia medieval, onde o jogador assume o papel de um herói bárbaro que deveatravessar uma variedade de níveis bem coloridos, repleto de inimigos, coletando tesouros, armas e resgatando sábios que estão petrificados.

Embora o jogo conte com bons recursos gráficos, sonoros ou técnicos em geral pra época, além de ser bastante extenso, o que promove exploração e replay, ele não desfrutou do sucesso que o Ghosts ‘n Goblins e a sua sequência Ghouls ‘n Ghosts. O Celso, no vídeo desta publicação, atribui isto ao fato do jogo ser demasiadamente difícil, entretanto, estes dois outros títulos da Capcom também são famosos pelo seu elevado grau de dificuldade…

De qualquer jeito, o Black Dragon ganhou ports para alguns outros sistemas, Wii (7 de dezembro de 2010), PlayStation 3 (19 de fevereiro de 2013) e Xbox 360 (20 de fevereiro de 2013). Como Black Tiger, teve versões também para Amiga (1990), Amstrad CPC (1989), Atari ST (1989), Commodore 64 (1989), Wii (2011), PlayStation 2 (2006), Sony PSP (2006) e ZX Spectrum (1990). Alguns destes ports foram lançados como parte de coletâneas.

Enredo

Você é um bárbaro que deve matar três dragões que desceram dos céus e lançaram o Reino sob as trevas.

Gameplay

Black Dragon/Black Tiger é, como eu disse acima, um jogo de plataforma, porém há tiro também, com algumas fontes considerando-o inclusive um shoot ’em up. Eu acho, entretanto que poderia ser classificado como run and gun também. De qualquer maneira, o jogador deverá atravessar várias áreas repletas de inimigos, coletando tesouros, armas (power-ups) e destruindo os monstros em seu caminho.

Eventualmente, ele se deparará com homens idosos que, quando resgatados, dropam uma variedade de itens que incluem tempo extra, mais vitalidade ou mais moedas. Eles podem também vender itens, incluindo upgrades de armaduras, armas e chaves do tesouro, baús, poções antienvenenamento etc. Tais produtos e serviços podem ser comprados com as moedas coletadas ao destruir certos monstros ou quebrando uma série de potes. Esta moeda fictícia é chamada de Zenny, a mesma que, posteriormente, apareceu também em vários outros jogos da Capcom como Breath of Fire, Dead Rising, Forgotten Worlds, Mega Man Legends, Mega Man: Battle Network, Monster Hunter e Strider 2.

O herói está armado com uma maça cravada no final de uma longa corrente, bem como facas que são arremessadas. Tanto estes como a armadura usada pelo bárbaro, que oferece uma proteção limitada de ataques inimigos, podem ser atualizadas ao encontrar ou comprar os power-ups necessários.

Black Dragon é composto por oito fases que estão cheias de bônus escondidos que incentivam e premiam a exploração. Esses bônus são na forma de armas e armaduras (power-ups), bem como itens de tesouros valiosos. Muitos níveis incluem também calabouços escondidos cheios de bônus e sábios presos. Itens especiais que revelam moedas, atualizações de armaduras ou bônus extras também podem ser encontrados atacando certas paredes.

Curiosidades

  • Black Dragon/Black Tiger foi o primeiro jogo a apresentar a Zenny, a moeda ficcional da Capcom;
  • Alguns dos bônus escondidos do jogo deles são participações especiais de outros jogos dessa firma, como o barril do jogo Higemaru, o herói robô de Side Arms – Hiper Dyne, a libélula e o broto de bambu de Son Son.

Vídeo adicionado em: 5 de agosto de 2018

Categorias: Arcade, Plataforma, Vídeos

Tags: , , , , ,

Autor/Canal: Defenestrando Jogos

Visto/Jogado: 32 vezes.

Link Deste Vídeo: