Ninja Spirit

16 de outubro de 2018

Ninja Spirit é um jogo de plataforma desenvolvido e lançado originalmente pela Irem em 1998 para os fliperamas onde um jovem ninja deve lutar contra um enorme exército composto de samurais, demônios e outros ninjas em um Japão feudal fictício.

Conhecido no Japão como Saigo no Nindou (最後の忍道), Ninja Spirit foi portado posteriormente para diversas plataformas, como o PC Engine (1990), Game Boy (dezembro de 1993), Nintendo Wii (11 de maio de 2007, versão de TurboGrafx), Atari ST (1988), Commodore Amiga (1988), Commodore C64 (1990), Amstrad CPC (1990), Amstrad CPC  (1990, “Coin-Op Hits II”) e Sinclair ZX Spectrum (1990).

O Ninja Spirit do Turbografx-16 (PC Engine) foi o primeiro jogo da história a receber um 10 na revista Electronic Gaming Monthly. Em 2010, o site CraveOnline apresentou esta versão no artigo “Top 10 Jogos de Ninja de Todos os Tempos”, comentando: “O Ninja Spirit para o TurboGrafx-16 é muito parecido com o Legend of Kage do NES, exceto que é melhor em todos os sentidos (…) ambos desafiadores e relaxantes ao mesmo tempo.” Até hoje, o port do título da Irem para esta plataforma parece continuar bastante popular.

Enredo

Gekkou (月光), chamado de Moonlight em algumas versões, é um jovem ninja que perdeu seu pai nas mãos de uma misteriosa criatura meio besta e meio humana. Usando suas armas e técnicas especiais, Gekkou agora vai enfrentar um exército de ninjas, samurais e demônios de um Japão feudal alternativo que estarão constantemente tentando matá-lo.

Vídeo

Acima, temos o gameplay do Ninja Spirit sendo explorado e apresentado neste vídeo do Defenestrando Jogos em mais um episódio do Fliperama Nostálgico. O vídeo é bem descontraído sem cair no besteirol, além de ser bastante informativo, sendo a principal fonte de informações deste post.

Gameplay

Ninja Spirit é um jogo que combina plataforma com tiro e rolagem horizontal onde o protagonista parte em uma jornada através de sete fases que consistem em florestas, pântanos, sertões, templos e desfiladeiros. O jogador deve enfrentar os inimigos de cada fase até atingir o seu fim, quando ele confrontará o chefão final.

O ninja está sempre armado com a sua katana, a Rigtheous Cloud, que pode ser usada para atacar em todas as direções, podendo também usar armas extras como as shurikens (Swirling Leaf), bombas (Bamboo Thunder) e a Kurisagama (uma corrente com foice chamada no game de Rising Dragon/Shouryu). Estas armas podem ter seus poderes aumentados com power-ups que podem ser recolhidos ao se derrotar os inimigos.

Existem também pergaminhos que matam todos os inimigos da tela quando encontrados, outros que habilitam um escudo temporário de fogo que mata os inimigos ao lhe tocarem e uns de clones de sombra que executam os mesmo movimentos que o jogador.

Screenshots

As screenshots acima foram tiradas da versão de arcade do Ninja Spirit e foram ampliadas.

Curiosidades

  • Ninja Spirit foi lançado em agosto de 1988 nos fliperamas japoneses com o nome Saigo no Nindou;
  • O título deste jogo traduzido do japonês seria algo como: “Conclusão da Longa Jornada”.

Dicas e manhas

  • Defesa automática: Shuriken e outros projéteis podem ser desviados pela espada do jogador, se ele tiver recolhido o pergaminho power-up que lhe permite balançar sua espada como um arco. Ao movimentar-se, o jogador pode se proteger-se segurando o direcional para cima e pressionando o botão de ataque.

Deixe um comentário

  • Inscreva-se na nossa newsletter!

  • Nos siga nas redes sociais!

  • Páginas

  • Áreas especiais