Overcooked!

5 de junho de 2020

Overcooked (ou Overcooked!) é um game de simulação de restaurantes desenvolvido pela Ghost Town Games onde os jogadores controlam chefs em cozinhas cheias de obstáculos que foi lançado originalmente em 2 de agosto de 2016.

Publicado pela Team17, o Overcooked conta com suporte multiplayer cooperativo local e versões para Windows, PlayStation 4, Xbox One e Switch, sendo que a última saiu em 2017. O jogo foi muito bem recebido pela crítica, ganhando inclusive prêmios, e também pelos usuários do Steam, onde conta com milhares de avaliações muito positivas pelos usuários.

O sucesso deste título independente certamente garantiu uma sequência, Overcooked 2, a qual foi lançada em agosto de 2018 para as mesmas plataformas do jogo original e com a vantagem de ter multiplayer online.

Vídeo

Acima, temos o trailer oficial de lançamento do Overcooked.

Gameplay

Os jogadores em Overcooked! assumem o papel de chefs de cozinha, preparando refeições lidando com ingredientes, cozinhando, servindo e limpando, tudo dentro de um limite de tempo, para completar o maior número possível de pedidos durante as rodadas. Os chefs trabalham juntos para concluir a refeição a tempo (como dito acima, o game conta com modo cooperativo).

Na maioria das vezes, vários pedidos de diferentes refeições surgem em uma fila, exigindo que os chefs trabalhem juntos para que preparem efetivamente os pratos, o que garante moedas, com bônus pela velocidade. O mau atendimento não conferem pontos, apenas perdem tempo. O objetivo é coletar o maior número possível de moedas dentro do prazo. Os jogadores são classificados em um sistema de 3 estrelas com base em quantas moedas receberam.

Cozinhar é dificultado pelos layouts da cozinha, que alteram cada nível. As áreas para ingredientes, preparação, fogões, fornos, janelas para servir e louças geralmente são separadas, exigindo tempo para se mover entre elas. Também pode haver outros obstáculos ou desafios, como uma cozinha separada por uma faixa de pedestres, com os pedestres potencialmente ficando no caminho do chef. Outra cozinha fica na traseira de dois caminhões que viajam em ritmos diferentes por uma estrada, tornando mudar de uma cozinha pra outra nem sempre possível. Tem também uma que fica num iceberg e exige que se faça movimentos mais cuidadosos não escorregar e cair. Existem cerca de 28 cozinhas diferentes na campanha do jogo, juntamente com um nível chefe final.

Além do modo cooperativo local, há também uma opção multiplayer competitiva, exigindo que os chefs marquem mais pontos em um tempo limitado. Overcooked! também possui single player, onde o jogador pode controlar dois chefs, alternando entre eles a qualquer momento ou selecionando um esquema de controle específico, para tentar mexer com os dois ao mesmo tempo.

Apresentação

Overcooked é um jogo caótico de cooperação de cozinha para um a quatro jogadores. Trabalhando em equipe, você e seus colegas são chefes de cozinha que precisam preparar, cozinhar e servir uma variedade de pedidos deliciosos antes que os clientes saiam irritados. Afiem as facas e tirem o pó dos seus uniformes, não tem lugar para erros nem do tamanho de um cogumelo, pois as “postas” são elevadas nessas cozinhas malucas!

O Reino da Cebola está em perigo e só a cozinha mais refinada poderá salvá-lo! Em Overcooked, os jogadores se aventurarão por uma variedade de cozinhas cruéis e estranhas durante as missões para se tornarem master chefes capazes de conquistar um antigo mal comestível que devasta as terras. Você e seus amigos terão que ralar em conjunto para se tornarem a melhor e mais eficiente equipe!

Uma jornada culinária

O Reino da Cebola é um mundo rico, cheio de cozinhas cruéis e estranhas para conquistar. Participe dessa jornada épica e enfrente cozinhas cada vez mais desafiadoras e bizarras que levarão suas habilidades de cooperação e coordenação ao limite. Cada nível terá um novo desafio para você e sua equipe superarem, seja andar por aí num navio pirata, passar entre caminhões em alta velocidade, cozinhar no gelo flutuante ou servir comida nas entranhas de um submundo escaldante, cada nível testará a coragem até dos cozinheiros mais valentes.

Controles simples/desafios complexos

Overcooked é tão fácil de entender que qualquer um pode se juntar à diversão. O difícil é encontrar uma equipe que saiba se comunicar e coordenar as ações quando a vaca atolar na mandioca. Só uma equipe bem azeitada de super chefes conseguirá se destacar!

Diferentes modos de jogar

Seja aproveitando a fritura no modo cooperativo local ou single player, você desbloqueará novos níveis, personagens de chefes de cozinha e níveis com desafios ainda mais competitivos durante o jogo que possibilitam que duplas se enfrentem em um duelo “quente” na cozinha.

Não importa como jogar. Se acha que consegue aguentar o calor, prepare-se para entrar na cozinha!

Expansões

DLCs

  • The Lost Morsel
  • Festive Seasoning

Edições e pacotes especiais

  • Gourmet Edition: vem com o jogo base e The Lost Morsel
  • Holiday Bundle / Special Edition: vem com o jogo base, The Lost Morsel e Festive Seasoning

A versão de Switch do Overcooked! já vem com tudo isso, pelo o que entendi.

Curiosidades

  • Overcooked! foi o primeiro jogo desenvolvido pela Ghost Town Games, a qual é baseada em Cambridge e fundada por Phil Duncan e Oli De-Vine.
  • O esquema de cozinha foi baseado na experiência de Duncan em restaurantes, que disse que “cozinhas sempre as cozinhas sempre me pareceram uma analogia perfeita para um jogo cooperativo: uma ocupação em que o trabalho em equipe, o gerenciamento do tempo, a conscientização espacial e os gritos são de vital importância”.
  • Segundo consta, apenas Phil e Oli desenvolveram o jogo. Eles passaram muito tempo levando o Overcooked! para festivais e convenções para trocar ideia com a galera, pegar sugestões, corrigir bugs etc. Parece que valeu a pena, até porque deve ter ajudado a divulgar o Overcooked também.

Sobre o download

Em junho de 2020, a Epic Store liberou o Overcooked de graça, mas foi só por tempo limitado. O game é normalmente pago e poderá ser encontrado também no Steam.

Idiomas disponíveis

  • Áudio e texto: inglês, francês, alemão, italiano, espanhol, chinês simplificado, japonês.

Requerimentos mínimos em sistema

  • Sistemas operacionais: Windows 7;
  • Processador: CPU Dual Core de 2,4 GHz;
  • Memória: 2 GB;
  • Placa de vídeo: GeForce 8800 GT/AMD HD 6850/Intel HD 4400 ou superior;
  • Armazenamento: 750 MB de espaço disponível;
  • Som: placa de som compatível com DirectX 11;
  • Controles são recomendados.

Veja também

site ou autor do arquivo Ghost Town Games tamanho do arquivo 750 MB licencaR$ 31,99 sistemas operacionais compativeisWindows 7 download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!