1941: Counter Attack

4 de outubro de 2017

1941: Counter Attack é um jogo de tiro estilo shoot ’em up desenvolvido e lançado pela Capcom em fevereiro de 1990 para os fliperamas. O game foi portado, posteriormente, para o console SuperGrafx da NEC (bem desconhecido aqui nem terras tupiniquins), no dia 22 de agosto de 1991.

O 1941: Counter Attack é um prequel do clássico 1942, sendo parte da popular série de shooters históricos da Capcom, 19XX. Também, ao contrário dos outros jogos desta série, que se passam no Fronte Pacífico da Segunda Guerra Mundial, o 1941: Counter Attack tem como palco a Europa.

O game foi relançado para o PSP (Capcom Classics Collection Remixed) em 1996. Também consta que saiu também para PlayStation 2 e para o Xbox, na coletânea Capcom Classics Collection Vol. 2.

Enredo

Em plena Segunda Guerra Mundial, e a bordo dos clássicos aviões de combate aliados P-38 Lightning e o Mosquito Mk. IV, os protagonistas vão encarar o Fronte Ocidental do conflito, enfrentando o exército socialista alemão numa Europa tomada pelo conflito.

Gameplay

O gameplay do 1941: Counter Attack é sensivelmente mais incrementado do que os games anteriores da sua série. As suas fases são carregadas com obstáculos de todos os tipos e a experiência com o jogo realmente se beneficia disto.

Para se esquivar do fogo inimigo, o jogador deve lidar com obstáculos terrestres, encontrando o caminho através de fábricas e casas. Felizmente, o jogador pode bater contra as paredes e, ao fazê-lo, o caça vai girar e disparar uma onda multidirecional de balas. Esta é uma das inovações interessantes deste game, pois muitos alvos estão escondidos atrás de paredes ou pedras.

Há também um novo tipo de tiro onde você carrega o botão por alguns segundos e liberta uma arma poderosa, disparando mísseis teleguiados que destroem tudo pelo caminho. Tem também as bombas inteligentes que são lançadas durante os loops e o ataque relâmpago, sacrificando energia.

Aliás, a barra de energia é uma novidade que este título trouxe para a série, em contraste ao sistema de vidas usado pelos jogos lançados anteriormente. Toda vez que os jogadores são atingidos (o 1941: Counter Attack pode ser jogado por dois jogadores simultaneamente), ele perde uma parte desta barra. Quando esta chega a zero qualquer tiro atingido nos caças termina a partida, mas dando a opção para o jogador usar continues.

Os jogadores também podem recolher power-ups que melhoram o poderio dos seus caças e ganhar medalhas no final de cada fase, dependendo da sua acurácia e número de inimigos abatidos.

Vídeo

Abaixo, temos o o gameplay do 1941: Counter Attack, num vídeo feito pelo canal Defenestrando Jogos, que nos compartilhou muitas informações e curiosidades sobre o shoot ’em up. A principal fonte para montar este post foi este vídeo.

Screenshots

As screenshots abaixo foram tiradas da versão de arcade do 1941: Counter Attack. Elas foram ampliadas. A resolução original do game é 224 × 384 com paleta de 4096 cores.

Curiosidades

  • O 1941 foi o sétimo jogo de fliperama da Capcom a ser lançado com a placa CPS-1;
  • Foi o primeiro shmup a adicionar mais um ponto ao score ao usar continues, sendo fácil de discriminar quantas vezes estes foram usados por algum jogador;
  • O avião do jogador 1 é um Lockheed P-38 Lightning, um caça americano de motor de pistão. O avião do jogador 2 é o famoso de Havilland Mosquito B Mk.IV, um caça multiuso britânico que era construído quase que totalmente com madeira;
  • O game conta com algumas imprecisões históricas, mostrando o V3 como um foguete ao invés de um canhão. Além disso, as armas V não apareceriam na Segunda Guerra até 1944.

Dicas e macetes

  • Os caças controlados pelos jogadores não perdem energia quando colidem com penhascos, muros, edifícios etc. Eles vão apenas rolar um pouco depois de tais colisões, ficando invencíveis enquanto isto, possibilitando rolar pra cima e pra baixo nestes obstáculos e atirar em todas as direções. Desta forma, você pode acabar com um monte de inimigos quando você estiver sob ataque.

Série

Como dissemos, o 1941: Counter Attack é o quarto game da série 19XX que, até o momento, é composta de seis jogos:

  1. 1942 (1984);
  2. 1943 – Midway Kaisen (1987);
  3. 1943 Kai – Midway Kaisen (1988);
  4. 1941 – Counter Attack (1990);
  5. 19XX – The War Against Destiny (1995);
  6. 1944 – The Loop Master (2000).

Deixe um comentário

  • Seja social e nos siga!

           
  • Páginas

  • Tags Especiais

  • Categorias

  • Parceiros

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2017 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.