Defenestrando 1941: Counter Attack (1990)

Neste domingo, vamos conferir o gameplay do 1941: Counter Attack, num vídeo feito pelo Defenestrando Jogos, que nos compartilha muitas informações e curiosidades sobre o shoot ’em up.

Como o de costume, estamos adicionando um gameplay para ter mais alguma opção de algo para assistir que não seja o chorume televisivo dominical. Muitas das informações deste post tem como fonte o próprio vídeo.

1941: Counter Attack é um jogo de tiro estilo shoot ’em up desenvolvido e lançado pela Capcom em fevereiro de 1990 para os fliperamas e portado, posteriormente, para o SuperGrafx da NEC, no dia 22 de agosto de 1991.

O 1941: Counter Attack é um prequel do clássico 1942, sendo parte da popular série de shooters históricos da Capcom, 19XX. Também, ao contrário dos outros jogos desta série, que se passam no Fronte Pacífico da Segunda Guerra Mundial, o 1941: Counter Attack tem como palco a Europa.

Em 1996, o game foi relançado para o PSP (Capcom Classics Collection Remixed) e para PlayStation 2 e Xbox (Capcom Classics Collection Vol. 2).

Enredo

Em plena Segunda Guerra Mundial, e a bordo dos clássicos aviões de combate aliados P-38 Lightning e o Mosquito Mk. IV, os protagonistas vão encarar o Fronte Ocidental, enfrentando o exército socialista alemão numa Europa tomada pelo conflito.

Gameplay

O gameplay do 1941: Counter Attack é sensivelmente mais incrementado do que os games anteriores da sua série. As suas fases são carregadas com obstáculos de todos os tipos e a jogabilidade realmente se beneficia disto. Para se esquivar do fogo inimigo, o jogador deve lidar com obstáculos terrestres, encontrando um caminho através de fábricas e casas. Felizmente, o jogador pode bater contra as paredes e, ao fazê-lo, o caça vai girar e disparar uma onda multidirecional de balas. Esta é uma das inovações interessantes deste game, pois muitos alvos estão escondidos atrás de paredes ou pedras.

Há também um novo tipo de tiro, onde você carrega o botão por alguns segundos e liberta uma arma poderosa, disparando mísseis teleguiados que destroem tudo pelo caminho. Tem também as bombas inteligentes que são lançadas durante os loops e o ataque relâmpago, que sacrifica energia.

Aliás, a barra de energia é uma novidade que este título trouxe para a série, ao contrário do sistema de vida. Toda vez que os jogadores são atingidos (pode ser jogado por dois jogadores simultaneamente), ele perde uma parte desta barra. Quando esta chega a zero, qualquer tiro termina o jogo, dando a opção para o jogador usar continues.

Os jogadores também podem recolher power-ups que melhoram o poderio dos seus caças e ganhar medalhas no final de cada fase, dependendo da sua acuraria e número de inimigos abatidos.

Curiosidades

  • O 1941 é o sétimo jogo de fliperama da Capcom que usava a placa CPS-1;
  • Foi o primeiro shmup a adicionar mais um ponto ao score ao usar continues, sendo fácil de discriminar quantas vezes estes foram usados;
  • O avião do jogador 1 é um Lockheed P-38 Lightning, um caça americano de motor de pistão, e o avião do jogador 2 é o famoso Mosquito B Mk.IV, um caça multiuso britânico que era construído quase que totalmente com madeira;
  • O game conta com algumas imprecisões históricas, mostrando o V3 como um foguete ao invés de um canhão. Além disso, as armas V não apareceriam na Segunda Guerra até 1944.

Dicas

  • Os caças controlados pelos jogadores não perdem energia quando colidem com penhascos, muros, edifícios etc. Eles vão apenas rolar um pouco depois de tais colisões, ficando invencíveis enquanto isto, possibilitando rolar pra cima e pra baixo nestes obstáculos e atirar em todas as direções. Desta forma, você pode acabar com um monte de inimigos quando você estiver sob ataque.

Série

Como dissemos, o 1941: Counter Attack é o quarto game da série 19XX que, até o momento, é composta de seis jogos:

  1. 1942 (1984);
  2. 1943 – Midway Kaisen (1987);
  3. 1943 Kai – Midway Kaisen (1988);
  4. 1941 – Counter Attack (1990);
  5. 19XX – The War Against Destiny (1995);
  6. 1944 – The Loop Master (2000).

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