Nove mods de jogos antigos para Doom

Nove mods de jogos antigos – sejam eles ports, adaptações, remakes e até games standalone – para Doom, descrevendo os brevemente e com seus links para download. Tem também seus gameplays em vídeo.

2 de outubro de 2017

Este artigo lista nove mods de jogos antigos – sejam eles ports, adaptações, remakes e até games standalone – para Doom, descrevendo os brevemente e com seus links para download.

Esta lista foi, inclusive, o décimo quarto episódio da Gaming DooM, nossa série de vídeos narrados a respeito do FPS da id Software:

Note que não levou-se em consideração trabalhos que apenas usam elementos ou recursos de jogos antigos, senão o vídeo iria ter umas 15 horas de duração. Também não se trata de nenhuma toplist e os vídeos não estão em nenhuma ordem do tipo pior pro melhor etc.

Já havia um tempo que eu queria fazer algo sobre este assunto, pois sempre achei interessante estas tentativas, algumas mais bem sucedidas que outras, de adaptar clássicos antigos em engines mais novas (no caso o ZDoom, Zandronum etc.).

Também acho bacana a ideia de demakes (refazer jogos novos em engines mais antigas ou menos poderosas), mas isto é assunto para outro vídeo.

Enfim, os trabalhos listados no vídeo seguem abaixo. Lembre-se de olhar a sessão “Compatibilidade” da publicação referente ao mod ou game que você quer jogar, caso tenha problemas aí:

Metroid Dreadnought

O Metroid: Dreadnought é uma criação do TerminusEst13 que traz elementos do Metroid Prime e do Super Metroid para o Doom. Como tudo do Terminus, é muito bem feito mesmo.

Abaixo, temos o Metroid: Dreadnought combinado com o Catacomb 3D monsters for Doom 2 no bom e velho Mapa 31 do Doom 2:

Download do Metroid Deadnought

WolfenDOOM – The Original Missions

The Original Missions é uma recriação do Laz Rojas antiga e bastante fiel dos Episódios 1, 2 e 3 do Wolfenstein 3D, com melhorias gráficas e nos sons, para o Doom II. É parte do seu WolfenDOOM.

No vídeo abaixo, temos o The Original Missions combinado com o Kriegsland II no primeiro mapa deste megawad:

Download do WolfenDOOM – The Original Missions

WolfenDOOM – Spear of Destiny

Tal qual o Original Missions, o WolfenDOOM – Spear of Destiny é um mod do LazRojas. Desta vez, ele trouxe os 21 mapas do clássico prelúdio do Wolfenstein 3D para o Doom 2.

No vídeo abaixo, temos uma combinação dos mods Kriegsland e Flakes Doom no Spear of Destiny do WolfenDOOM:

Download do WolfenDOOM – Spear of Destiny

Sonic Robo Blast 2

O Sonic Robo Blast 2 é um fangame do Sonic totalmente gratuito e 3D que foi construído usando uma versão modificada do Doom Legacy, um port avançado do Doom. Está em desenvolvimento há mais de décadas pela Sonic Team Junior e conta com versões para Windows, Linux e Mac.

Download do Sonic Robo Blast 2

Contra Doom

Uma criação do Beed28, o Contra Doom combina elementos do antológico Contra no clássico da id. É bastante retrô, nostálgico e divertido.

Download do Contra Doom

Super Mario Doom

O Super Mario Doom é um mod para Doom II que busca adaptar o Super Mario Bros. original de NES 8-bit neste jogo de tiro em primeira pessoa, o que inclui a perspectiva.

Download Super Mario Doom

Mega Man 8-Bit Deathmatch

O Mega Man 8-bit Deathmatch é uma criação multiplayer desenvolvida por CutmanMike que trouxe, da melhor forma possível, os elementos dos games 8-bit do Mega Man para o jogo de tiro em primeira pessoa da id Software.

Download Mega Man 8-Bit Deathmatch

Brutal Wolfenstein

O Brutal Wolfenstein é uma versão “brutal” do clássico Wolfenstein 3D que adiciona mais sangue, gore, armas e modos de tiro novos à antiga fórmula deste antigo FPS, combinando tudo com seus mapas, inimigos e arsenal clássicos. O Brutal Wolfenstein é originalmente uma iniciativa do ZioMcCall, mas depois, segundo consta, seu desenvolvimento deverá ser retomado pelo Sergeant Mark IV, o criador do Brutal Doom.

Download Brutal Wolfenstein

Splatterhouse 3D

O Splatterhouse 3D é é um mod para Doom II do Mike MacDee que transforma o jogo em uma versão 3D do Splatterhouse, o icônico beat ’em up de terror de 1988 que deu origem à interessante franquia de mesmo nome.

Download Splatterhouse 3D

Friday the 13th: Jason’s Doom

Um dos meus mods preferidos, o Friday the 13th: Jason’s Doom é uma criação do Kontra Kommando que adapta o joguinho do Sexta Feira 13 do Nintendinho 8-bit para o Doom II. O Jason’s Doom traz um mapa baseado na cabana do Lago Cristal, um arsenal maneiro, mas nerfado e um inimigo osso duro: Jason Voorhees.

No vídeo abaixo, consigo fazer a proeza de despachar o morto-vivo mais barra-pesada dos cinemas no nível de dificuldade Nightmare, o mais embaçado, sem usar a escopeta, a melhor arma do Friday the 13th: Jason’s Doom:

Download Friday the 13th: Jason’s Doom

Super Spy Doom (Extra)

O décimo mod dessa lista é um de bônus que era para ter entrado no vídeo, mas acabou ficando esquecido. Trata-se do Super Spy Doom, um trabalho que está (ou estava) sendo desenvolvido pelo willkuer inspirado no The Super Spy (1990), um antigo beat ‘em up e e FPS da SNK.

Download Super Spy Doom

Jazz Jackrabbit Doom TC

O Jazz Jackrabbit Doom TC também é um mod extra que não entrou no vídeo, mas vale muito a pena ser mencionado aqui. Trata-se de uma conversão total do Doom inspirada nos antigos jogos de plataforma de PC Jazz Jackrabbit. Desenvolvido pelo BassSlapper89, este trabalho é muito bem feito, adaptando inimigos, mapas, texturas, músicas e até elementos de gameplay dos jogos originais.

No vídeo abaixo, experimento o primeiro mapa do Jazz Jackrabbit Doom TC:

Download Jazz Jackrabbit Doom TC

Operation Body Count

O terceiro mod extra desta lista, ou seja, que não entrou no vídeo, mas estou citando aqui, para complementar, é o remake do Operation Body Count feito pelo Mike MacDee (aka Impie). O Operation Body Count original, como vários dos jogos da Capstone (the pinnacle of entertainment software), é notório por ser ruim, mas o Impie deu um jeito de aproveitar seus elementos com umas invenções e mapas próprios que resultou em algo bem feito e divertido.

Download Operation Body Count [Remake]

Todos os trabalhos acima já foram apresentados aqui, em nosso site. Quais deles você já conhecia? E quais gostou mais?

Mais Gaming DooM

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!