Atualização “Fase 8” do Mega Drive da Tectoy e Columns

Conheça a atualização "Fase 8" do Mega Drive da Tectoy, que simplificou o processo e trouxe também 17 novos jogos. Além disso, veja um pouco do Columns (Shapes and Columns) sendo jogado e comentado neste console.


4 de agosto de 2018

A Tectoy lançou mais uma atualização, a Fase 8, para o seu Mega Drive que trouxe não apenas uma mudança considerável neste processo, mas também 17 novos jogos.

O Facínora fez e demonstrou o update, e aproveitou e jogou e falou um pouco sobre o Columns, o excelente jogo combinar peças que foi lançado aqui no Brasil como Shapes and Columns.

Inclusive, este update que saiu em junho de 2018 e o clássico board game da Sega foram os assuntos do oitavo episódio do Mega Nostalgia, a nossa série de vídeos a respeito do Mega Drive da Tectoy e também deste console em geral:

Jogos

Foi disponibilizado para download a Mega Atualização, um aplicativo que atualiza o seu SD Card e baixa nele os 17 jogos oficiais novos de uma maneira fácil e rápida, liberando também o escondido, Super Hang-On, que nós cobrimos no Mega Nostalgia 6. Os títulos inéditos adicionados são:

  • Air Hockey;
  • Anaconda;
  • Aniversário;
  • Asa Delta;
  • Batalha Naval
  • Bill Bolha;
  • Canhão;
  • Cavalos e Peões;
  • Corrida de Tampinhas, o jogador tem que controlar a força e a direção da sua tampinha e quem chegar primeiro no final da pista ganha;
  • Fica 1;
  • Força Alienígena;
  • Guerra dos Monstros;
  • Junte 4, versão eletrônica daquele jogo que você vai soltando umas rodinhas num troço vertical e tem que completar quatro da sua cor pra ganhar, tipo jogo da velha;
  • Pedreiro Polar, um jogo tipo Frogger com tema natalino;
  • Pense Bem (10 Jogos);
  • Wrestle War, um button masher de luta livre;
  • Mosaico.

Somos obrigados a dizer que estes jogos são novos para o cartão que acompanha o console, mas são antigos e simples. O Facínora experimentou o Junte 4, Corrida de Tampinhas, Pedreiro Polar e o Wrestle War, com apenas o último tendo gráficos melhorzinhos, mas ainda bem genérico. Alguns são potencialmente divertidos, ainda mais jogando com a família ou amigos, e podem promover algumas horas de entretenimento, mas não espere nada sofisticado.

Atualização

Para atualizar o console, você tem que baixar o aplicativo Mega Atualização, instalá-lo (o seu computador pode exibir uma mensagem de segurança, mas manda essa bicheira aí aceitar), conectar o SD Card do Mega Drive no seu PC Windows (infelizmente, ainda não tem opção para usuários Linux, mas a firma prometeu resolver isso), rodar o programa e clicar na Função 1 para restaurar o cartão. Caso você não tenha o Microsoft .NET Framework 4.6.1, será redirecionado automaticamente para baixá-lo e instalá-lo.

O processo de atualização é simples e é descrito no vídeo quanto no passo a passo com screenshots da publicação sobre a Fase 8 do blog da Tectoy. Tem este vídeo abaixo que também detalha o que deve ser feito:

Lembrando que convém você fazer um backup do SD Card original, pois o aplicativo vai formatar o cartão e apagar tudo o que tiver lá, inclusive os ROMs que você já tiver adicionado. Convém também tomar cuidado pra conferir qual unidade que tá o cartão.

Outra coisa que vale a pena notar é que não importa quantas atualizações que você tenha feito. Não precisa de fazer todas que você perdeu que o programa já vai deixar no jeito. Isto deixa tudo ainda mais simples.

Columns

Depois de dar uma olhada rápida nos 17 títulos que vem nesta atualização, fomos jogar brevemente mais um dos que já vinham neste relançamento do querido console, o Shapes and Columns, também conhecido como Jewels  e lançado originalmente para o fliperama em 1990. Trata-se de um match 3 puzzler que tem aparência similar ao Tetris, mas usa joias e onde o jogador tem que formar fileiras de ao menos 3 iguais na vertical, horizontal ou diagonal, de modo que estas fileiras desapareçam. Quando o tabuleiro alcança o topo, o jogo acaba.

O Columns ganhou ports para vários sistemas, e o Facínora o conheceu através do Master System quando alugou o seu cartucho em alguma locadora e acabou gostando muito. Além destes dois queridos consoles da Sega, o Master e o Mega, o jogo teve versões para TurboGrafx-16, Game Boy Color, Game Boy Advance, PlayStation 2, Sega CD, Game Gear, Saturn, Dreamcast, Virtual Console e também saiu na compilação Arcade Legends Sega Genesis Volume 2.

Talvez faremos um vídeo exclusivo para o Columns do Mega Drive, com mais informações e mais gameplay pois é um jogo muito divertido e querido, mas, até lá, este vai quebrar o galho. Outro quebra galho, caso você não tenha este console ou nenhum dos outros ports deste board game, é jogar os clones ou similares que temos aqui na Gaming Room. O Facínora citou o Dropini no vídeo, mas abaixo segue a lista de todos os que temos aqui no site:

Bom, esperamos a sua opinião sobre este assunto também, talquei?

Veja também

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!