Australiano “hackeia” caixa automático para jogar Doom

31 de julho de 2014

Você já esteve na fila do caixa automático do banco, e, enquanto espera os idosos fazerem suas operações ou aqueles idiotas que vão pagar as contas da vida toda, imaginou como seria pegar esses computadores e ficar jogando enquanto isso?

Pois então, o australiano Ed Jones, cujo o nickname no mundo virtual é Aussie50, conseguiu transformar uma máquina de caixa eletrônico (esses ATMs de banco) em uma espécie de fliperama que foi capaz de rodar o clássico FPS Doom. Foi muito interessante o que ele fez.

Ed Jones jogando Doom no bagulho.

Ed Jones jogando Doom no bagulho.

Ele deu um jeito de usar o teclado para controlar o Doomguy e as teclas laterais do ATM como as teclas de tiro e tal. Aussie50 também diz que a impressora do recibo seria capaz de imprimir a sua pontuação ao final do jogo.

Um modding, não um hacking

Apesar que a mídia ter espalhado o feito como um hacking do caixa automático, não foi bem isso. Na verdade, o que ele fez foi um modding. Estas máquinas usam versões modificadas do Windows XP ou 7 com um hardware especial.

Ed usou uma instalação fresca do sistema operacional, e Julian achou os drivers no CD do NCR Ghost, algo quase impossível de se obter. Julian também fez o software para rodar o esquema, usando a tela e o equipamento original do fabricante (OEM), mapeou o controle i-Pac para os botões laterais e as teclas de digitar a senha como o keypad.

Vale lembrar também, que a única forma legal de ele fazer isso era comprando o caixa automático. Não foi simplesmente entrando em um banco e estropiando a máquina não. Portanto, não tente fazer isso na sua agência, pois as consequências podem ser catastróficas…

O pessoal andou pedindo ele para modificar a máquina para jogar games como Minecraft, mas Aussie50 disse que não quer muito mexer no hardware para rodar games mais modernos, pois o caixa não tem slots PCI Express, então é difícil trocar a placa de vídeo ou a memória RAM necessárias para estes.

Meio que perde o sentido da experiência também.

Vídeo

Confira a empreitada do australiano no vídeo abaixo:

Update do The Doomed ATM, cuja engine está para ser lançada para download como freeware (Arcadoom) e testando:

Mais curiosidades de Doom

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!