EasyRPG

EasyRPG é um conjunto de ferramentas totalmente livres e multiplataforma projetadas para criar e jogar games de RPG Maker 2000/2003 em Windows, Mac, Linux, Android e outros sistemas operacionais modernos.

25 de maio de 2021

EasyRPG é uma ferramenta gratuita, multiplataforma e open source para a criação de role playing games compatível com RPG Maker 2000 e 2003 que também facilita jogar trabalhos feitos nestes makers em sistemas operacionais modernos, o que inclui smartphones e outros dispositivos móveis Android.

Continuamente desenvolvido pela comunidade, o EasyRPG é composto basicamente de um reprodutor (EasyRPG Player), um substituto do RTP (RTP Replacement), um editor (EasyRPG Editor) e outras ferramentas diversas. Todas são baixados separadamente e, assim como os jogos criados com estes softwares, livres.

Pelo o que vi, você pode tanto portar o seu projeto para o EasyRPG como usá-lo como uma espécie de emulador para rodar os games. E, claro, assim como permitem os RPG Makers originais, dá pra fazer jogos de outros gêneros também.

Note que, mais ou menos recentemente, a Kadokawa comprou o RPG Maker 2003 da Enterbrain, o que significa que os jogos feitos nesse maker podem rodar em sistemas operacionais mais novos, basta atualizar o .EXE. Entretanto, pra carregar em outros sistemas tipo Linux e Mac, ou no celular, só no EasyRPG (até onde sei).

Vídeos

Acima, temos o trailer do DEEP 8, um jogo que está sendo desenvolvido com a ajuda do EasyRPG.

Já o próximo mostra o gameplay de como as batalhas são no Chapolin Jrpg, um projeto BR que também usa a ferramenta e, no momento desta publicação, está em estágio WIP bem inicial, mas já tá prometendo (veja mais no nosso fórum).

Objetivos do projeto

Estes são os objetivos do EasyRPG apresentados como principais:

  • Totalmente livre: todo componente do projeto vai ser publicado sob uma licença gratuita (o que influi os recursos do RTP deles, ao que parece).
  • Multiplataforma: o EasyRPG deverá alcançar o máximo de plataformas o possível.
  • Multi-idioma: quanto mais idiomas forem suportadas, melhor.

Este é um projeto gratuito e de código aberto (FLOSS), e os responsáveis afirmam que ficariam felizes em receber contribuições. Qualquer pessoa pode ajudar, desde programadores ou artistas a testadores e tradutores.

Utilização e algumas características em destaque

Ainda não tive a oportunidade de usar e testar o EasyRPG pessoalmente, mas, pelo o que deu pra deduzir, além dele ser um player de jogos de RPG Maker, é também capaz de portar o projeto para que este seja editado no seu EasyRPG Editor. Outra coisa que suspeito ser muito útil é o substituto do RTP, o qual, sendo livre, não tem as restrições legais que os recursos oficiais da ASCII possam ter.

De acordo com o Chapolin Jrpg, é só copiar os jogos para a pasta do EasyRpg e abrir o Player. Assim, todos os jogos copiados estarão listados na parte GAMES.

O app de celular chama “EasyRPG para Rpgmaker 2000 – EasyRpg Team”, embora, apesar do nome, rode RM2K3 também. Só copiar os jogos para a pasta GAMES da pasta do mesmo. Dá pra modificar algumas configurações, como forçar o modo paisagem enquanto joga (recomendado). Os botões no celular são aqueles meio transparentes (A e B no caso sendo como ENTER e ESC), semelhantes a emuladores nestes tipos de aparelho.

O EasyRPG tem uma versão para browser também (como esse jogo), mas não parece tão estável ainda quanto a do celular.

Vale lembrar que o EasyRPG ainda está em desenvolvimento. Provavelmente, vai receber aproximações e novas funcionalidades mais cedo ou mais tarde.

Screenshots

As screenshots acima foram tiradas do site oficial do EasyRPG. Você pode encontrar mais mídias do projeto por .

Mais informações e RPG Maker 2K/2K3

autor, site, canal ou publisher EasyRPG tamanho do arquivo 4,9 MB licençaOpen Source sistemas operacionais compativeisWindows, Linux, Mac, Android e outros download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!