Rise of the Tomb Raider

Rise of the Tomb Raider é um action-adventure de 2015 que segue Lara Croft quando ela revela um antigo mistério sobre uma cidade perdida, o que a coloca na mira de uma implacável organização conhecida como Trinity.

31 de dezembro de 2021

Rise of the Tomb Raider é um action-adventure da popular franquia que segue a heroína Lara Croft quando ela parte em uma jornada pela Sibéria em busca da lendária cidade de Kitzeh, enquanto combate uma organização paramilitar chamada Trinity. Foi desenvolvido pela Crystal Dynamics e lançado originalmente em 10 de novembro de 2015.

Publicado pela Square Enix e disponibilizado para PlayStation 4, Windows, Linux, Mac, Stadia, Xbox 360 e Xbox One, o Rise of the Tomb Raider foi geralmente recebido de forma positiva pela crítica, sendo inclusive indicado a vários prêmios e ganhando um bom números deles, e também pelo mercado. No Steam, pelo menos até o momento, o jogo conta com dezenas de milhares de análises muito positivas.

Em setembro de 2018, uma sequência direta, Shadow of the Tomb Raider, foi lançada. Aliás, o próprio Rise of the Tomb Raider continua os eventos do reboot de 2013, sendo nada menos que o 11º jogo desta longeva e ainda bem sólida série.

Vídeos

Acima, temos o trailer oficial de anúncio do Rise of the Tomb Raider: 20 Year Celebration.

O segundo vídeo mostra cenas do jogo em 4K no PlayStation 4 Pro.

Apresentação

Rise of the Tomb Raider: 20 Year Celebration inclui o jogo base e o passe de temporada apresentando conteúdo inédito. Explore a Mansão Croft na nova história “Laços de Sangue” (“Blood Ties”), e então defenda-a contra uma invasão de zumbis em “Pesadelo de Lara” (“Lara’s Nightmare”).

Sobreviva a condições extremas com um amigo no novo modo Resistência Cooperativa e aventure-se na nova dificuldade “Sobrevivente Extremo” (“Extreme Survivor”). Inclui também um traje e uma arma inspirados em Tomb Raider III e 5 visuais clássicos de Lara. O DLC existente desafiará você a explorar uma nova tumba que abriga um terror antigo em Baba Yaga: O Templo da Bruxa (“Baba Yaga: The Temple of the Witch”) e a combater ondas de predadores infectados em Escuridão Fria (“Cold Darkness Awakened”).

Gameplay

O Rise of the Tomb Raider é um action-adventure em terceira pessoa no qual os jogadores controlam Lara Croft através da tundra siberiana em busca da lendária cidade de Kitezh, para encontrar evidências tangíveis da alma imortal através de uma relíquia conhecida como Divine Source (“Fonte Divina”). As condições severas afastam a maioria da expedição e apenas Lara e seu companheiro Jonah avançam. Jonah faz parte da história por várias seções, mas na maior parte do jogo temos Lara sozinha. Uma pequena parte no início de uma partida é interpretada como um flashback na Síria, onde Lara está procurando a tumba de um profeta enquanto é caçada por Trinity, levando aos eventos na Sibéria.

Embora muitas mecânicas de jogo sejam semelhantes aos seus predecessores, este game introduz novos tipos de animais e agora o gelo desempenha um papel importante em muitas seções. Assim como no jogo anterior, o mundo consiste em muitas áreas menores de mundo aberto ligadas entre si. Lara pode explorá-los livremente, inclusive escalando-as usando machados de gelo e usando tirolesas que podem cobrir uma grande distância. Outros meios incluem uma grappling hook.

Existem também algumas seções lineares, mas quase não há eventos rápidos ao contrário do Tomb Raider anterior. O jogo tem quatro níveis de dificuldade que influenciam a saúde e o dano do inimigo, e o uso de assistência de mira.

O combate é uma mecânica importante, envolvendo uma grande variedade de armas à disposição de Lara (incluindo rifles de assalto, espingardas e pistolas), algumas com altfire. Também se pode utilizar furtividade para progredir em partes, usando arco e flecha para eliminar inimigos, criando distrações para desviar a atenção dos inimigos ou se escondendo em arbustos para escapar deles, assim como de animais. Lara pode usar o ambiente, atirando em barris explosivos, derrubando estruturas envoltas em cordas com flechas de corda ou emboscando inimigos de terreno alto. Também pode usar seu machado de gelo e faca de combate para se envolver em combate corpo a corpo.

De fato, o arco e flecha volta a ser uma arma importante, mas não é usado apenas para eliminar os inimigos furtivamente, mas também para usar flechas de corda, flechas de fogo e flechas explosivas para resolver quebra-cabeças baseados em ambiente.

Como antes, há escolha entre o combate direto e stealth, mas com mais ênfase no primeiro, pois é inevitável ou muito demorado tentar o contrário em algumas ocasiões. O combate corpo a corpo está disponível junto com o uso de uma faca. Lara pode enfrentar os inimigos e cair sobre eles das árvores. Ao contrário do Tomb Raider 2013, a saúde não se regenera automaticamente, agora exigindo sempre o uso de bandagens que precisam ser criadas. Para furtividade, os inimigos podem ser nocauteados com golpes não letais ou usando gás de nocaute.  A natação retorna à série depois de estar ausente desde Tomb Raider: Underworld. Em algumas seções, Lara pode se esconder nadando sob o gelo e os inimigos podem estar escondidos debaixo d’água esperando para pegar a nossa heroína de soslaio.

Completar objetivos e eliminar inimigos dá XP, o que quando coletado suficientemente, faz subir de nível, com Lara recebendo um ponto de habilidade, o qual pode ser gasto nas três árvores de habilidades: Brawler, Hunter e Survivor. Brawler aumenta a eficiência com armas, dando a ela capacidade de recuperar flechas de cadáveres e uma mira firme, além de aumentar a resiliência contra ataques e desbloquear novas habilidades de combate, como dodge kill; Hunter lhe dá uma vantagem ao lidar com ambientes e animais; e Survivor abrange uma ampla gama de habilidades, como criar bombas incendiárias e armadilhas. Lara aprende novos idiomas, permitindo-lhe descobrir relíquias (como moedas) que podem ser trocadas por novos equipamentos.

O jogo tem hubs semiabertos para explorar, onde há itens, incluindo materiais de artesanato e pacotes de sobrevivência. Esses itens e colecionáveis, como relíquias e documentos, podem ser revelados aos jogadores usando o Survival Instinct, um modo de visão que destaca itens de interesse. Ao coletar os materiais, os jogadores podem craftar itens, munição, flechas envenenadas (usando cogumelos mortais), coquetéis molotov e granadas de mão de latas e garrafas. As áreas abertas estão cheias de vida selvagem, que pode ser caçada para coletar mais recursos.

Os jogadores podem descobrir e explorar túmulos para novas habilidades e roupas. A roupa de Lara, que afeta seu desempenho em combate e pode ser alterada nos acampamentos base (base camps). Estes acampamentos também permitem que Lara converta experiência em pontos de habilidade, acessar e criar itens de inventário, atualizar armas com partes recuperadas e viajar para outras base camps rapidamente. Talvez possibilitem ainda mais.

O Rise of the Tomb Raider tem missões secundárias, algumas delas fornecidas por NPCs, e desafios que podem dar garantir novos equipamentos, e os jogadores navegam em ambientes intrincados para progredir e resolvem quebra-cabeças a campanha principal e conteúdo opcional. Cada área tem vários objetivos e desafios para completar, além de descobrir e coletar relíquias, documentos, murais e caches de moedas.  Os quebra-cabeças, baseados na física do jogo, geralmente se conectam, o que geralmente resulta em um desafio ainda maior para solucionar.

Seguindo um elemento presente em metroidvanias, os jogadores são incentivados a revisitar áreas várias vezes com novas habilidades e armas para alcançar ou abrir áreas antes inacessíveis. Muitos itens ainda são craftados coletando recursos armazenados em um inventário, como o coquetel molotov. Os ambientes têm um ciclo de dia e noite que influencia o comportamento dos inimigos e dos animais. Por exemplo, alguns animais que Lara tem que caçar são ativos apenas à noite.

Ao contrário de seu predecessor Rise of the Tomb Raider não possui multiplayer, mas apresenta Expeditions, que permite jogar novamente com novas restrições e requisitos, e quatro modos: Chapter Replay, Chapter Replay Elite, Score Attack e Remnant Resistance. Chapter Replay e Chapter Replay Elite permitem jogar novamente qualquer nível, com o Elite permitindo trazer habilidades e armas já adquiridas para o nível; Score Attack introduz cadeias de combos de score; e Remnant Resistance permite que criar cenários personalizados, que podem ser compartilhados com outros jogadores.

Ao completar as Expeditions, os jogadores ganham créditos que podem ser usados para comprar cards colecionáveis digitais para modificar a gameplay ou como moeda do jogo. Cards comuns podem ser usados apenas uma vez, enquanto os metalizadas podem ser usados repetidamente. Estas também podem ser adquiridas em microtransações. Este conceito foi usado de maneira semelhante em Hitman: Absolution.

Destaques

  • A Jornada de Lara – Lara revela um antigo mistério que a coloca na mira de uma implacável organização conhecida como Trinity. Conforme corre para encontrar o segredo antes deles, as pistas levam Lara a um mito sobre a cidade perdida de Kitezh. Ela sabe que precisa chegar à cidade perdida e a seus tesouros antes da Trinity, e assim parte rumo à Sibéria em sua primeira expedição de exploração de tumbas.
  • Mulher x Natureza – Em Rise of the Tomb Raider, Lara enfrenta não só inimigos do mundo inteiro como também o próprio mundo. Cace animais para criar armas e procure por recursos raros em ecossistemas densamente povoados. Você encontrará ambientes belos e hostis, cheios de situações traiçoeiras e paisagens instáveis que exigirão que Lara vá além de todos os seus limites.
  • Combate de Guerrilha – Use o ambiente a seu favor, escalando árvores ou mergulhando para fugir de inimigos ou nocauteá-los. Configure os equipamentos, armas e munições da Lara conforme seu estilo de jogo (de furtivo a extremamente ofensivo), crie explosivos para instaurar o caos e empunhe os característicos arco de combate e machado de escalada da Lara.
  • Retorno à Exploração de Tumbas – Tumbas estão de volta, e maiores e melhores do que nunca. Em Rise of the Tomb Raider, você explorará imensos e impressionantes locais antigos cheios de armadilhas mortais, resolverá enigmas ambiente dramáticos e decifrará textos antigos para revelar criptas enquanto trilha um mundo cheio de segredos a serem descobertos.

Enredo (com spoilers)

Um ano após os eventos de Tomb Raider, a arqueóloga Lara Croft está lutando para explicar sua experiência do sobrenatural em Yamatai e está passando por transtorno de estresse pós-traumático. Procurando por respostas, ela se volta para a pesquisa de seu falecido pai, Lord Croft, sobre a cidade perdida de Kitezh e a promessa de imortalidade. Ana, parceira de Lord Croft, avisa Lara que a obsessão do pai o levou à ruína e ao suicídio. Lara a ignora e organiza uma expedição às Cidades Esquecidas no noroeste da Síria, na esperança de descobrir o túmulo do Profeta de Constantinopla, uma figura chave na lenda Kitezh.

A tumba está vazia e Lara é interrompida por Trinity – uma antiga ordem de cavaleiros que se tornou uma organização paramilitar que investiga o sobrenatural – e seu líder, Konstantin. Ao fugir, Lara descobre um símbolo gravado na tumba, que ela vincula a um livro sobre história religiosa russa no escritório de seu pai em Croft Manor. Ela descobre a Divine Source, artefato que seria capaz de conceder a imortalidade. Depois de discutir com seu amigo Jonah Maiava sobre a existência do artefato, um assassino da Trinity se infiltra na mansão e rouba o livro, levando os dois a irem para a Sibéria.

Na Sibéria, Lara e Jonah são separados por uma avalanche. Sozinha, ela descobre que Trinity fez de uma instalação da era soviética uma base de operações em sua busca por Kitezh. Lara é pega tentando recuperar o livro e é presa com Ana. Konstantin lentamente estrangula Ana na tentativa de forçar Lara a revelar o que sabe. Ao perceber que Lara não sabe o paradeiro da Divine Source, Ana se revela como uma agente da Trinity e que Konstantin é seu irmão. Ela pede a Lara para se juntar ao Trinity, mas ela recusa e é levada às celas do gulag, onde conhece um homem chamado Jacob. Juntos, escapam. Durante a perseguição, Lara fica incapacitada e quase se afoga, mas Jacob a salva, e mais tarde ela concorda em ajudar ele e seu povo contra a Trinity.

Ao chegar a um vale de fontes termais, Lara descobre que Jacob é o líder de seus habitantes, os Remnants, descendentes dos seguidores do Profeta de Constantinopla. Trinity ataca repetidamente os Remnants, justificando a matança como vontade de Deus. No entanto, Lara descobre que Ana sofre de uma doença terminal e está buscando a Divine Source para se curar. Jacob avisa Lara que o artefato é real, mas não o que se espera que seja.

Lara permanece implacável e sai em busca de Atlas, um artefato que mostra o caminho para Kitezh. Sofia, filha de Jacob, avisa Lara sobre os Deathless Ones, os guardiões imortais de Kitezh. Lara encontra Atlas localizado nos arquivos sob as ruínas de uma catedral, e mais tarde se reencontra com Jonah, encontrado pelos Remnants e levado para o vale. Depois que Lara descobre o caminho para Kitezh, as forças da Trinity retornam ao vale, pegam Atlas e capturam Jonah. Lara retorna ao gulag para encontrar Jonah, mas Konstantin o fere mortalmente. Lara traz Jonas para Jacob, que o cura. Ao testemunhar a rápida recuperação de Jonas, Lara percebe que Jacob é o Profeta, quem recebeu a imortalidade da Divine Source.

Com Trinity avançando na geleira que paira sobre Kitezh, Lara é forçada a entrar na cidade por um caminho perigoso. Lendo diários escritos por um agente da Trinity , ela percebe a verdade do aviso de Jacob: a Divine Source concede a imortalidade ao custo de si mesmo. Trinity rompe o gelo e entra na câmara que abriga a Source. Com a ajuda de Sofia e dos Remnants, Lara abre caminho em direção à câmara. Konstantin embosca Lara, mas ela o fere mortalmente. Antes de morrer, ele revela que o pai de Lara não cometeu suicídio, mas foi assassinado por Trinity.

Lara entra na câmara, mas Ana já recuperou a Divine Source. Jacob e Lara tentam argumentar com Ana sem sucesso. À medida que os Deathless Ones se aproximam, Ana ativa a Divine Source, mas é dominada por seu poder, dando a Lara a chance de pegar o artefato e esmagá-lo em pedaços, fazendo com que os Deathless Ones pereçam. A imortalidade de Jacob está perdida, mas ele está feliz que sua hora finalmente chegou e, antes de se desintegrar pacificamente, garante a Lara que ela fez a diferença.

Duas semanas depois, em Croft Manor, Lara e Jonah ignoram sua próxima expedição. Lara promete investigar mais mistérios do mundo e frustrar os planos de Trinity. Em uma cena pós-créditos, duas semanas antes de Lara e Jonah deixarem a Sibéria, Lara pergunta a Ana se ela matou seu pai. Ana nega, admitindo que Trinity lhe deu a ordem, mas não poderia matá-lo porque o amava. Antes que Ana possa revelar qualquer outra coisa, é morta por um franco-atirador, que pergunta a seu superior invisível sobre matar Lara também, mas é ordenado a se afastar por enquanto.

Se você recarregar seu arquivo de save após terminar o jogo, Lara é vista contando a Sofia sobre a morte de Jacob.

Expansões e DLCs

Nesta seção, temos informações sobre as expansões e conteúdo para download do jogo. Note que podem conter spoilers.

Baba Yaga: The Temple of the Witch

No DLC da Baba Yaga, o qual foi lançado em 2016, uma bruxa do folclore eslavo, Lara investiga um distúrbio na mina soviética. Depois de lutar contra uma patrulha da Trinity, ela encontra uma jovem, Nadia, escondida em uma serraria, quem lhe confidencia sobre sua busca por seu avô, Ivan. Ele desapareceu ao tentar entrar no Wicked Vale, um vale supostamente assombrado por Baba Yaga. Ivan culpa a bruxa pela morte de sua esposa e quer matá-la. Lara está cética sobre a existência de Baba Yaga, mas, como Nadia está ferida, concorda em entrar no Wicked Vale e encontrar Ivan.

No Vale, Lara é exposta a um pólen raro com potentes propriedades alucinógenas. Depois, se encontra numa floresta onde é atormentada por visões do suicídio de seu pai, Lara conhece Baba Yaga e uma matilha de lobos demoníacos. Lara escapa com vida por pouco e acaba indo parar em um pequeno posto avançado da era soviética. Ela descobre evidências de um projeto secreto de armas biológicas para aproveitar o pólen, que terminou abruptamente quando os pesquisadores – incluindo Serafima, um bioquímico preso em um gulag próximo – sucumbiram às alucinações.

Lara deduz que Serafima transformou o pólen em arma, desenvolveu um antídoto e manteve sua pesquisa em segredo dos militares. Com a ajuda de Nadia, Lara sintetiza um antídoto e retorna ao Vale. Resistindo aos efeitos do pólen, Lara encontra Ivan ferido na entrada do covil de Baba Yaga.

Incapaz de deixar o Wicked Vale, Lara luta contra a bruxa sob a influência do pólen e destrói sua fonte. Baba Yaga é revelada como Serafima, que foi levada a acreditar que seu marido, Ivan e filha estavam mortos e usaram o pólen para se tornar Baba Yaga e atormentar seus captores. Com Ivan, Serafima e Nadia reunidos, Lara deixa o Wicked Vale.

Cold Darkness Awakened

Em Cold Darkness Awakened, um DLC de 29 de março de 2016, Lara entra em um bunker de armas soviético desativado que foi invadido por uma patrulha da Trinity, que inadvertidamente lança um patógeno instável no ar, o que fez com que as pessoas que infecta regredissem a um estado similar a um zumbi.

Os homens são particularmente vulneráveis, pois o vírus estimula a produção de testosterona e adrenalina. O patógeno foi criado para criar um exército de supersoldados ​​por um pesquisador soviético cujos experimentos falharam. Ele morreu na instalação depois de liberar acidentalmente o patógeno, orgulhoso de ter criado uma arma para defender sua terra natal.

Com Sofia e Nadia fornecendo apoio de um helicóptero, Lara tenta encontrar a fonte do patógeno antes que uma enorme nuvem seja liberada na atmosfera e contamine o vale Remnant. Elas planejam canalizar o patógeno de três torres à torre central, detonando-o e queimando a toxina. Lara desliga cada torre, coletando equipamentos, resgatando prisioneiras e eliminando ondas de soldados infectados da Trinity antes de entrar na torre central.

Enquanto luta contra os soldados infectados, ela desencadeia uma explosão catastrófica e salta da torre para o helicóptero de Nadia e Sofia, e observam a explosão enquanto voam para a segurança. Embora o fogo resultante queime o patógeno remanescente, documentos encontrados na instalação indicam que a liberação não foi acidental; Trinity reativou a instalação para adquirir uma amostra do patógeno, e um de seus agentes escapou com ele antes que o bunker fosse destruído.

Blood Ties

Blood Ties é um DLC de 2016 que começa com Lara lendo uma nota de seu tio, que diz que desde que sua mãe desapareceu, ele é o legítimo proprietário da propriedade Croft. Com as árvores abrindo caminho para a lateral da casa e o telhado desmoronando, a casa de infância de Lara precisa desesperadamente de reparos. Ela encontra o cofre de seu pai e procura na mansão por sua combinação, na esperança de encontrar seu testamento e, assim, provar sua propriedade. Ela encontra artefatos de seu passado e finalmente descobre a combinação, mas o cofre não contém nenhuma prova de sua propriedade. Lara encontra a tumba de sua mãe sob a escadaria principal, e com ambos os pais provados mortos, sua propriedade passa para ela, e ela se muda de volta.

Lara’s Nightmare

Também de 2016, Lara’s Nightmare é semelhante ao Blood Ties, com o tio de Lara não querendo lhe dar a mansão. Ela luta contra hordas de zumbis e caveiras antes de encontrar a chave mestra. Lara mata uma grande caveira no corredor principal, encerrando seu pesadelo.

Curiosidades

  • O Rise of the Tomb Raider foi desenvolvido sobre o engine 3D Foundation.
  • No Steam Awards de 2017, o jogo ganhou o prêmio ‘Soul of Vitruvius’.
  • Camilla Luddington forneceu a voz e captura de movimento para Lara Croft em Rise of the Tomb Raider. Pela foto, parece linda, mas vai saber… Rhianna Pratchett também retornou como escritora.
  • Bobby Tahouri, conhecido por seu trabalho na novelinha gringa Game of Thrones, compôs a trilha sonora.
  • Alguns elementos da trama de Rise of the Tomb Raider foram incorporados à adaptação cinematográfica de Tomb Raider de 2018. Uma sequência anunciada para esse filme, adiada devido à Peste Chinesa, pode adaptar Rise.
  • O game foi criado pela Crystal Dynamics com suporte da Eidos Montreal. Seu desenvolvimento começou duas semanas depois da equipe termina de polir o reboot de 2013 e foi liderado por Noah Hughes e Brian Horton, diretores criativos e de jogos da franquia, respectivamente. O projeto foi concluído em 9 de outubro de 2015, com a Crystal Dynamics confirmando que o jogo foi declarado ouro (indicando que estava sendo preparado para cópia e lançamento).

Screenshots

Sobre o download

O Rise of the Tomb Raider é um jogo normalmente pago. O nosso link para download leva à edição Rise of the Tomb Raider: 20 Year Celebration, para Windows, na Epic. Na página oficial do jogo, encontram-se links para outras plataformas.

Idiomas

  • Áudio: inglês, francês, italiano, alemão, espanhol (Espanha), japonês, chinês simplificado, chinês tradicional, coreano, polonês, português (Brasil) e russo.
  • Interface: inglês, francês, italiano, alemão, espanhol (Espanha), árabe e holandês.

Requerimentos em sistema

Veja também

autor, site, canal ou publisher Crystal Dynamics tamanho 25 GB licençaComercial sistemas operacionais compativeisWindows 7/8/10 (64-bit) download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!