Tomb Raider (2013)

Tomb Raider é um action-adventure de 2013 que explora a origem de Lara Croft e sua ascensão de uma jovem mulher a uma sobrevivente experiente. Se passa em uma ilha esquecida e sombria e é o reboot da série.

30 de dezembro de 2021

Tomb Raider é o action-adventure que reboota a popular e longeva série de mesmo nome e restabelece as origens de Lara Croft, quando ela deve salvar seus amigos mas ainda não é tão experiente como viria a ser. Foi desenvolvido pela Crystal Dynamics e lançado originalmente em 5 de março de 2013.

Publicado pela Square Enix e disponibilizado para Windows, PlayStation 3, Xbox 360, PlayStation 4, Shield TV, Stadia, Mac OS X, Linux e Xbox One, esse Tomb Raider foi aclamado pelos críticos e muito bem recebido pelo mercado. Além disto, o game conta com centenas de milhares de análises muito positivas no Steam, pelo menos até o momento.

O sucesso do game acabou tornando esse reboot uma trilogia, pois justificou o lançamento de duas sequências diretas, Rise of the Tomb Raider (2015) e Shadow of the Tomb Raider (2018).

Vídeos

Acima, temos o trailer reborn do Tomb Raider.

O vídeo anterior é o trailer survival do game.

Sinopse do enredo

A jovem arqueóloga Lara Croft está viajando no navio Endurance junto com uma tripulação para localizar o reino pré-histórico japonês de Yamatai, os segredos da Rainha do Sol Himiko e seus poderes místicos. Contrariando os avisos do grupo, Lara segue para o Triângulo do Dragão, um local atormentado por tempestades misteriosas. Quando o navio é atingido por uma das tempestades, todos ficam presos em uma ilha aparentemente desolada. Lara então parte para reunir a tripulação e descobrir mais sobre a ilha. Ela tem que lutar contra os Solarii, um culto liderado por uma pessoa misteriosa que se interessou pela amiga de Lara, Samantha Nishimura.

Gameplay

O nono jogo da série Tomb Raider serve tanto como reboot da mesma quanto sua prequela. Em comparação com seus predecessores, a jogabilidade apresenta várias diferenças. Há muito mais foco em sequências de ação estilizadas que envolvem tiroteios, fugas e combate contra inimigos humanos. Os animais ainda estão presentes, mas como uma ameaça menor e em grande parte para serem caçados. O esquema de resolver quebra-cabeças movendo objetos para progredir é severamente atenuado, em prol do uso de várias ferramentas em objetos predeterminados.

Este Tomb Raider coloca os jogadores controlando uma jovem Lara Croft em terceira pessoa e usa um modelo de hub-and-spoke interconectado que combina mecânicas de action-adventure, exploração e survival. Algumas áreas opcionais podem ser descobertas e acessadas, mas a exploração só é possível dentro desta série de hubs interconectados que eventualmente fornecem progressão linear em vez de um mundo aberto visto em títulos contemporâneos como Far Cry 3. Se pode atravessar os acampamentos e a ilha usando trilhas, tirolesas improvisadas ou já disponíveis e trilhas escaláveis.

Lara começa a explorar a ilha de forma linear através de diferentes áreas. Há sempre um objetivo direto a ser alcançado, mas, enquanto isso, algumas partes podem ser exploradas livremente. Há uma floresta, diferentes cidades abandonadas, bunkers e grandes templos. Lara pode escalar, abaixar-se, pendurar-se em bordas, usar um machado para subir rochas, construir e usar tirolesas e muito mais.

Cada área central consiste em um ou mais acampamentos que atuam como checkpoints, que podem ser usados ​​para viagens rápidas e para gastar pontos de habilidade ou atualizar equipamentos. Todo o ambiente também pode ser visualizado através de um minimapa.

Muitos dos movimentos dos jogadores são herdados dos títulos anteriores criados pela Crystal Dynamics, com alguns ajustes adicionados, como a incorporação de elementos de stealth. Os eventos de tempo rápido (bullet time) estão espalhados em intervalos regulares ao longo de uma partida, muitas vezes aparecendo em pontos cruciais ou rápidos na trama, como extrair um fragmento de metal e escapar de uma caverna em colapso. Essas sequências geralmente têm diferentes perspectivas de câmera e exigem reflexos rápidos. Não há barra de saúde, mas a tela fica em tons de cinza quando Lara está ferida.

O combate apresenta vários elementos da série Uncharted, da Naughty Dog, com os jogadores tendo a habilidade de mirar livremente o arco de Lara e as armas que ela arruma, se envolver em combate corpo a corpo e realizar mortes furtivas. Também se pode usar o Survival Instinct, uma habilidade na qual inimigos, colecionáveis ​​e objetos fundamentais para quebra-cabeças ambientais ficam destacados na tela pra ajudar um pouco. Este instinto renderiza todo o ambiente em monocromático, mas ilumina objetos importantes, inimigos e o objetivo da localização atual. Ao se proteger, a saúde de Lara é restaurada automaticamente ao longo do tempo.

De fato, o elemento ação é mais forte neste título, e as partes de combate são muito mais extensas. Lara pode empunhar várias armas, como uma pistola, uma espingarda e um rifle, sendo a mais importante o arco. Ele é usado para atacar à distância, com flechas de fogo opcionais, mas também pode ser usado para distrair os inimigos e construir pontes improvisadas. Existe um mecanismo de cobertura furtivo ativado automaticamente quando próximo a um objeto. Os muitos oponentes podem ser eliminados à distância, atingindo partes específicas de seus corpos, ou de perto com ataques corpo a corpo e finalizações. O oponentes dropam munição adicional.

Tomb Raider também incorpora elementos de RPG: à medida que progridem numa partida, os jogadores ganham pontos de experiência ao realizar certas ações e completar desafios relacionados à caça, exploração e combate: isso permite que as habilidades recebam upgrades de maneiras específicas, como conseguir maior capacidade de armazenamento para flechas e munições. Armas também podem ser aprimoradas e personalizadas nos acampamentos base usando material coletado pela ilha, através do resgate, saqueando inimigos ou localizando caixas no ambiente. Há também uma mecânica de progressão de personagem: melhores itens, armas e equipamentos são adquiridos à medida que os jogadores progridem, embora a aparência da maioria desses itens esteja intimamente ligada aos eventos da história.

Os pontos de experiência podem ser convertidos em pontos de habilidade nos acampamentos base em três categorias: Survivor, Hunter e Brawler, com diferentes níveis para cada um. Armas atualizadas fornecem opções novas e melhores e o mesmo vale para habilidades. Lara, por exemplo, aprende a desviar de ataques, localizar objetos ou distrair oponentes com areia. Ela também tem uma tocha para iluminar ambientes escuros, e o fogo desempenha um papel importante em alguns dos quebra-cabeças.

Há uma grande quantidade de caça ao tesouro opcional. Cada área contém vários documentos, relíquias e caches de GPS que podem ser descobertos para pontos de experiência adicionais. Há também desafios separados para cada área, como queimar bandeiras, roubar ovos ou destruir objetos específicos. O progresso pode ser rastreado na tela do mapa. Mais tarde, usando o instinto e um alto nível de habilidades de sobrevivência, fica mais fácil detectar objetos escondidos.

Fiel às origens da série, há também uma série de túmulos isolados opcionais que se assemelham aos dos jogos anteriores. Esses locais separados são definidos em ambientes pequenos e fechados e exigem mais resolução de quebra-cabeças do que o normal para localizar e se apossar do tesouro.

Além da história principal, os jogadores podem completar várias missões secundárias, explorar a ilha, revisitar locais e procurar tumbas de desafio.

Multiplayer

Juntamente com o single player, há um modo multiplayer online para até 8 pessoas, com diferentes personagens para escolher, que permite competir em vários mapas. Em cada partida multiplayer, existem duas equipes inimigas: quatro sobreviventes e quatro scavengers, e há três tipos de jogos em cinco mapas diferentes: Team Deathmatch, Private Rescue e Cry for Help.

O primeiro modo é um PvP simples, com equipes se enfrentando, sendo a vencedora a que matar a adversária em três partidas separadas, ou mata-mata. No segundo modo, a equipe de “sobreviventes” deve levar suprimentos médicos para um ponto específico do mapa, enquanto os “scavengers” devem atingir um certo número de mortes, ambos dentro de um limite de dez minutos. O Cry for Help envolve os “sobreviventes” explorando os mapas e recuperando baterias para pontos de rádio defendidos enquanto são caçados pelos “scavengers”. Em todos os três modos, armas e ambientes destrutíveis da campanha para um jogador são transportados.

Existe um sistema geral de experiência em que o aumento de nível é recompensado com novas armas e habilidades. Antes de cada partida, um load-out pode ser definido com diferentes elementos.

Apresentação

Tomb Raider é uma aventura de ação aclamada pela crítica que explora a história intensa e corajosa da origem de Lara Croft e sua transformação de jovem mulher em sobrevivente implacável. Armada apenas com um instinto brutal e a habilidade de ir além dos limites da resistência humana, Lara deve lutar para desvendar a história sombria de uma ilha esquecida a fim de escapar de seu domínio impiedoso.

A Game of the Year Edition inclui Tomb of the Lost Adventurer, 6 trajes para Lara no modo para um jogador e 4 personagens.

História

Ambientação e personagens

O jogo se passa em Yamatai, uma ilha fictícia perdida no Triângulo do Dragão, na costa do Japão. A ilha – e o reino que existiu lá – está envolta em mistério, dada sua reputação de temíveis tempestades e naufrágios que cobrem seu litoral.

Yamatai já foi governada por uma rainha chamada Himiko, conhecida por seu título honorífico de “Rainha do Sol”, que, segundo a lenda, foi abençoada com poderes xamânicos que lhe permitiam controlar o clima. Muito pouco se sabe sobre a história de Yamatai desde a morte de Himiko, exceto que a infâmia da ilha foi estabelecida logo depois. Ao explorar a ilha, o jogador pode encontrar evidências de que, entre outros, comerciantes portugueses, fuzileiros navais dos Estados Unidos e um projeto militar japonês ficaram presos em Yamatai em vários pontos da história.

No início do jogo, a ilha é povoada exclusivamente pela Irmandade Solarii, um culto violento de criminosos, mercenários e sobreviventes de naufrágios. A Irmandade Solarii estabeleceu sua própria sociedade baseada na adoração de Himiko, completa com uma estrutura social e leis, com seus propósitos e intenções exatos sendo explorados ao longo da história.

O jogador assume o papel de Lara Croft, uma jovem e ambiciosa graduada em arqueologia cujas teorias sobre a localização do reino perdido de Yamatai convenceram a família Nishimura – descendentes do próprio povo de Yamatai – a financiar uma expedição em busca do reino. A expedição é liderada por Dr. James Whitman, um arqueólogo famoso que passou por tempos difíceis e está desesperado para evitar a falência, e é acompanhado por Conrad Roth, um fuzileiro naval amigo íntimo da família Croft que se tornou aventureiro e mentor de Lara; Samantha “Sam” Nishimura, amiga de Lara, representante da família Nishimura e quem filma a expedição para um documentário; Joslyn Reyes, uma mecânica cética, temperamental e m$o; Jonah Maiava, um pescador imponente e plácido disposto a acreditar na existência do paranormal e do oculto; Angus “Grim” Grimaldi, o rude timoneiro do Endurance, e Alex Weiss, um pateta de óculos especialista em eletrônica.

Seguindo o rastro de uma expedição militar japonesa da época da Segunda Guerra Mundial que estava estudando as tempestades, Lara explora uma antiga tumba costeira e descobre os restos mortais do general da Guarda da Tempestade – o Oni defendendo o mosteiro – que cometeu seppuku. Em sua mensagem final, revela que a sucessora de Himiko tirou a própria vida ao invés de receber seu poder, deixando Himiko presa em seu corpo após a morte. Lara conclui que a “Ascensão” é um ritual que transfere a alma de Himiko para um novo corpo, destruindo a alma do hospedeiro no processo.

O espírito de Himiko quer escapar de seu corpo atual, e Mathias planeja oferecer Sam como uma nova hospedeira. Lara retorna aos sobreviventes para descobrir que Whitman os traiu, sequestrando Sam e entregando-a a Mathias. Lara, Jonah e Reyes perseguem-no até o mosteiro, com Lara chegando bem a tempo de ver Whitman ser morto pelo Oni.

Depois de lutar contra os guardas da rainha, Lara chega ao topo do mosteiro a tempo de ver Mathias iniciar o ritual da Ascensão. Ela vai até Mathias, confrontando Solarii e guardas. Lara mata Mathias atirando-o telhado do mosteiro usando seu estilo de dupla empunhadura, antes de destruir os restos mortais de Himiko para salvar Sam.

Com as tempestades dispersas, Lara, Sam, Reyes e Jonah deixam a ilha e são apanhados por um cargueiro. Enquanto ela e seus amigos navegam para casa, Lara decide que há muitos outros mitos a serem encontrados e resolve desvendá-los, afirmando que não está voltando para casa ainda.

Enredo (com spoilers)

Lara parte em sua primeira expedição a bordo do navio Endurance, com a intenção de encontrar o reino perdido de Yamatai. Por sua sugestão e contra o conselho de Whitman, a expedição se aventura no Triângulo do Dragão, onde o navio é atingido por uma violenta tempestade e afunda, deixando os sobreviventes na ilha isolada. Lara é separada dos outros e é forçada a escapar da caverna de um selvagem demente

Conforme localiza os outros sobreviventes, Lara encontra mais evidências de que a ilha é habitada. Ela encontra sua amiga Sam e um homem chamado Mathias, que afirma ser um dos passageiros. Enquanto Sam conta a Mathias as lendas de Himiko, Lara desmaia e, quando acorda, Mathias e Sam se foram. Quando ela se reúne com os outros sobreviventes, Whitman decide romper com Lara e procurar Roth, que ainda está desaparecido, enquanto o resto do grupo (Reyes, Jonah, Alex e Grim) procura por Sam e Mathias.

Enquanto Lara e Whitman exploram, descobrem que os habitantes da ilha estão adorando Himiko, confirmando que a ilha é Yamatai. Os dois são capturados pelos ilhéus e levados para um assentamento junto com outros sobreviventes do Endurance. Quando os sobreviventes tentam escapar, os captores se voltam contra eles. Lara é separada de Whitman e é forçada a matar um de seus agressores. Ela então localiza um Roth ferido e, usando seu equipamento, parte para um relé de comunicação no topo da montanha para entrar em contato com o mundo exterior e pedir ajuda.

Depois de chamar com sucesso um avião em busca do Endurance e colocar um flare para seguirem, Lara testemunha uma tempestade feroz se materializar e destruir o avião. Embora o piloto salte de paraquedas com sucesso, Lara é incapaz de impedir que os habitantes da ilha o matem. Ela é então contatada por Alex e Reyes, que revelam que Sam foi sequestrada pelos habitantes da ilha, um culto violento conhecido como Irmandade Solarii. Lara, mais próxima da posição de Sam, tenta resgatá-la, mas é frustrada por Mathias – revelado ser o líder dos Solarii – que ordena sua morte.

Lara é salva pela intervenção de um samurai apelidado de “Oni” e levada para um antigo mosteiro nas montanhas. Escapando novamente, Ela se depara com uma câmara ritual, onde descobre que um “ritual de fogo” foi usado para escolher o sucessor da Rainha do Sol como parte de uma cerimônia chamada “Ascensão”. Apavorada, Sam consegue entrar em contato com Lara e a informa que os Solarii pretendem colocá-la no ritual do fogo, que a queimará até a morte se não for bem-sucedida.

Lara abre caminho pela fortaleza Solarii com a ajuda de Grim, que é morto depois que os Solarii o capturam. Com a ajuda de Roth, Ela se infiltra no palácio e testemunha Mathias colocando Sam no ritual do fogo. Lara tenta salvar sua amiga, mas é dominada por Mathias e seus homens. Sam não é ferida pelas chamas, que são extintas por um grande vento, o que acaba marcando-a como a legítima sucessora de Himiko.

Lara escapa por pouco do cativeiro mais uma vez e volta para ajudar seus amigos, cujas tentativas de alcançar Sam resultaram captura. Ajudada por Whitman – que conseguiu negociar algum grau de liberdade com os Solarii – Lara retorna ao palácio para resgatar Sam enquanto Roth comanda um helicóptero para tirá-los. Tendo testemunhado a tempestade que forçou o avião de busca a cair, Lara envia Sam para escapar por terra e tenta forçar o piloto a pousar enquanto uma segunda tempestade se forma, atingindo o helicóptero e forçando-o a cair.

Lara quase morre, e Roth é fatalmente ferido por Mathias enquanto a salva. Lara percebe que as tempestades estão sendo geradas magicamente para manter todos presos na ilha. Ela se encontra com os outros sobreviventes, que escaparam dos Solarii por tempo suficiente para garantir um barco que pode ser consertado e usado para escapar. Eles são acompanhados por Whitman, que afirma ter escapado, embora Lara suspeite que ele esteja trabalhando com os cultistas. Lara se dirige aos destroços do Endurance para se encontrar com Alex, que já havia partido arrumar as ferramentas necessárias para consertar o barco. Ela o encontra preso sob os destroços, mas Alex a faz a fugir dos cultistas Solarii e se sacrifica para que Lara possa escapar com as ferramentas.

Edições especiais, DLCs etc.

  • Tomb Raider: Definitive Edition, uma versão atualizada, foi lançada na América do Norte em 28 de janeiro de 2014, na Austrália em 30 de janeiro de 2014 e na Europa em 31 de janeiro de 2014 para PlayStation 4 e Xbox One contendo todos os recursos e DLCs.
  • Exclusiva para a Europa é a Survival Edition, que vem com um mini livro de arte, mapa de dupla face da ilha do jogo, trilha sonora em CD, um pacote de armas exclusivo e uma algibeira de sobrevivência.
  • A Survival Edition do Steam inclui um livro de arte digital de 32 páginas, 10 faixas para download da trilha sonora de Tomb Raider, um mapa digital de dupla face da ilha do jogo, uma história em quadrinhos digital, a roupa de Guerilla Skin e três armas do Hitman: Absolution.
  • A Collector’s Edition para a Europa contém tudo da Survival Edition, juntamente com uma estatueta de 8″ da Play Arts Kai Lara Croft em uma caixa de metal. e uma algibeira de sobrevivência que contém três distintivos de ferro e uma litografia.
  • Uma nova versão do jogo, incluindo gráficos reconstruídos e todos os DLCs, intitulada Definitive Edition, foi lançada no PlayStation 4 e Xbox One em 28 de janeiro de 2014.
  • No Reino Unido, o game oferecia a exclusiva Explorer Edition, que incluía uma Challenge Tomb com tema de exploração e uma atualização de habilidade.
  • Exclusivo da Tesco, uma multinacional varejista britânica, era o Combat Strike Pack, que incluía três upgrades de armamento e um de habilidade.
  • Uma edição limitada sem fio para o controle do Xbox 360 também foi lançada em 5 de março de 2013. Um código de download para um personagem jogável multiplayer de Tomb Raider exclusivo do Xbox também foi incluído.
  • Em 19 de março de 2013, os usuários do Xbox Live tiveram acesso antecipado ao pacote de mapas Caves & Cliffs, que consiste em três novos mapas multiplayer de Tomb Raider, intitulados “Scavenger Caverns”, “Cliff Shantytown” e “Burning Village”. O pacote mais tarde ficou disponível para usuários da PSN e Steam, em 24 de abril de 2013.
  • Em 2 de abril de 2013, o pacote de mapas multiplayer 1939 foi lançado para Xbox 360, PS3 e PC, o qual consistia em dois mapas multiplayer intitulados “Dogfight” e “Forest Meadow”.
  • Em 25 de abril de 2013, a Square Enix lançou um pacote de idioma japonês no Steam.
  • Um DLC multiplayer foi lançado em 7 de maio de 2013, intitulado Shipwrecked ao Xbox Live, PSN e Steam. O pacote oferecia dois mapas multiplayer adicionais, “Lost Fleet” e “Himiko’s Cradle”. Além disso, um pacote de roupa single player foi lançado no Xbox Live com os trajes Demolition, Sure-Shot e Mountaineer.

Curiosidades

  • Este Tomb Raider foi desenvolvido sobre o Crystal Engine, embora algumas fontes citem o nome do motor como Foundation.
  • O filme Tomb Raider de 2018, dirigido por Roar Uthaug e estrelado pela bela magrela Alicia Vikander, é em parte baseado neste game. Esta obra também é um reboot. No caso, da série cinematográfica da franquia.
  • O game foi lançado conforme programado em 5 de março de 2013 para PlayStation 3, Xbox 360 e Windows. No entanto, foi lançado no início da Austrália, estando disponível em 1 de março de 2013. Em 25 de abril de 2013, Tomb Raider foi lançado no Japão, enquanto um port para Mac OS X foi lançada pela Feral Interactive em 23 de janeiro de 2014.
  • O jogo vendeu mais de 1 milhão de cópias em menos de 48 horas após seu lançamento. Em outubro de 2021, essa marca estava em mais de 14,5 milhões.
  • Ao contrário dos jogos anteriores, que receberam uma classificação T, este Tomb Raider é o primeiro da série a receber uma classificação M pelo ESRB, devido a sangue, violência intensa e linguajar pesado.
  • No Reino Unido, estreou em primeiro lugar nas paradas e se tornou o maior lançamento de 2013, superando as vendas de Aliens: Colonial Marines, antes de ser ultrapassado por Grand Theft Auto V.
  • As vendas de Tomb Raider estabeleceram um novo recorde para a franquia, mais do que dobrando as vendas de estreia de Tomb Raider: Legend. Além disso, as versões de Tomb Raider para Xbox 360 e PlayStation 3 bateram recordes na primeira semana como os formatos individuais mais vendidos de qualquer título da franquia até agora, um recorde que anteriormente era de Tomb Raider: The Angel of Darkness.
  • Em abril de 2015, foi anunciou que as vendas atingiram 8,5 milhões, tornando este título o Tomb Raider mais vendido até hoje. Em outubro de 2021, o game já havia vendido mais de 14,5 milhões de cópias.
  • Tomb Raider foi o primeiro jogo da série a receber uma classificação M (Mature 17+) nos Estados Unidos.
  • Em janeiro de 2012, quando perguntado se o jogo estaria disponível ao Wii U, o diretor de marca global da Crystal Dynamics, Karl Stewart, respondeu que não haviam planos de disponibilizar o jogo nessa plataforma da Nintendo, pois “não seria certo” simplesmente portar o Tomb Raider, já que fora construído para ser específico da plataforma antes do anúncio do Wii U. Ainda de acordo com Stwewart, se a equipe tivesse começado a desenvolver o jogo para o Wii U, “o construiriam de maneira muito diferente e com uma funcionalidade única”.
  • O modo multiplayer foi criado pelo estúdio canadense Eidos-Montréal, conhecido por Deus Ex: Human Revolution.
  • Em maio de 2012, foi anunciado por Darrell Gallagher, chefe de estúdio da Crystal Dynamics, que o jogo foi adiado e deveria ser lançado no primeiro trimestre de 2013, afirmando que estavam “fazendo coisas completamente novas para Tomb Raider, e o tempo de desenvolvimento adicional nos permitirá dar os toques finais no jogo e poli-lo a um nível que você merece. Acreditamos que esta é a escolha certa, e garanto que valerá a pena esperar”.
  • A taxa de quadros da Definitive Edition é desbloqueada no PlayStation 4, variando de 32 a 60fps (média de 53,36fps). A versão Xbox One está travada em para 30fps (média de 29,98fps). Ambas as versões do jogo têm uma resolução de 1080p.
  • O modelo de Lara foi animado usando captura de desempenho compilada, uma técnica usada no anterior Tomb Raider: Underworld. O rosto de Lara foi baseado no da modelo Megan Farquhar, e a Lara ficou mais bonita ainda.
  • Em 3 de junho de 2011, o teaser trailer CGI “Turning Point” estreou na Electronic Entertainment Expo 2011, enfatizando que a data de lançamento seria no terceiro trimestre de 2012. O trailer foi produzido pelo estúdio CGI Visual Works da Square Enix.
  • Keeley Hawes não retornou para emprestar a voz à Lara Croft neste Tomb Raider, depois de completar Tomb Raider: Legend, Anniversary, Underworld e Lara Croft and the Guardian of Light. Ela reprisou o papel de Lara no Lara Croft and the Temple of Osiris, lançado a 9 de dezembro de 2014.
  • Em dezembro de 2010, foi dito que a Crystal Dynamics estava testando dezenas de dubladoras para o game. Em 26 de junho de 2012, a dubladora de Lara Croft no idioma inglês foi revelada como Camilla Luddington.
  • Lara é interpretada por Nadine Njeim na dublagem árabe, por Nora Tschirner na dublagem alemã, por Alice David na dublagem francesa, por Karolina Gorczyca na dublagem polonesa, por Yuko Kaida na dublagem japonesa, por Benedetta Ponticelli na dublagem italiano, por Guiomar Alburquerque Durán na dublagem espanhol e por Polina Sherbakova na dublagem russa.
  • Tomb Raider foi oficialmente ao status ouro em 8 de fevereiro de 2013.
  • A trilha sonora de Tomb Raider foi composta por Jason Graves, quem trabalhou também em Dead Space, F.E.A.R. 3 e Star Trek: Legacy, e lançada em 5 de março de 2013, sob aclamação da crítica.

Prêmios e honrarias

O Tomb Raider de 2013 foi indicado a vários prêmios e ganhou alguns deles:

  • (2011) Digital Trends Best da E3 – Best Action Game – Venceu;
  • (2011) GamesRadar Best da E3 – Coolest Character Reinvention – Venceu;
  • (2011) GamesRadar Best da E3 – Most Valuable Game Award – Venceu;
  • (2011) GameSpot Best da E3 – Best Stage Demo – Indicação;
  • (2011) GameSpot Best da E3 – Best Stage Demo (Escolha dos Leitores) – Venceu;
  • (2011) GameSpy Best da E3 – Best Trailer – Venceu;
  • (2011) IGN Best da E3 – Best Action Game – Venceu;
  • (2011) IGN Best da E3 – Best Trailer – Venceu;
  • (2011) Official PlayStation Magazine Best da E3 – Most Valuable Game Award – Venceu;
  • (2011) ShortList Best da E3 – Best Action Game – Indicação.
  • (2012) GamesRadar Best da E3 – Most Valuable Game Award – Venceu;
  • (2012) IGN Best da E3 – Best Overall Game – Venceu;
  • (2012) IGN Best da E3 – Best Trailer – Venceu;
  • (2012) IGN Best da E3 – People’s Choice – Venceu;
  • (2012) Official PlayStation Magazine Best da E3 – Most Valuable Game Award – Venceu;
  • (2012) Official Xbox Magazine Best da E3 – Most Valuable Game Award – Venceu;
  • (2013) Digital Spy – Most Anticipated Game of 2013 (Escolha dos Leitores) – Venceu;
  • (2013) VGX 2013 – Game of The Year – Indicação;
  • (2013) VGX 2013 – Best Action-Adventure Game – Indicação;
  • (2013) VGX 2013 – Best Xbox Game – Indicação;
  • (2013) VGX 2013 – Best PlayStation Game – Indicação;
  • (2013) VGX 2013 – Best Voice Actress (Camilla Luddington) – Indicação;
  • (2013) GameSpot’s Game of the Year 2013 Awards – PS3 Game of the Year – Indicação;
  • (2013) GameSpot’s Game of the Year 2013 Awards – Xbox 360 Game of The Year – Indicação;
  • (2013) GameSpot’s Game of the Year 2013 Awards – PC Game Of The Year – Indicação;
  • (2013) National Academy of Video Game Trade Reviewers (NAVGTR) awards – Control Precision – Venceu;
  • (2013) National Academy of Video Game Trade Reviewers (NAVGTR) awards – Original Dramatic Score, Franchise – Venceu;
  • (2014) 17th Annual D.I.C.E. Awards – Adventure Game of the Year – Indicação;
  • (2014) 17th Annual D.I.C.E. Awards – Outstanding Achievement in Story – Indicação;
  • (2014) 14th Annual Game Developers Choice Awards – Game of the Year – Indicação;
  • (2014) 14th Annual Game Developers Choice Awards – Best Design – Indicação;
  • (2014) 14th Annual Game Developers Choice Awards – Best Narrative – Indicação;
  • (2014) IGN’s Best of 2013 – PS3 Game of the Year – Indicação;
  • (2014) IGN’s Best of 2013 – Xbox 360 Game of the Year – Indicação;
  • (2014) 10th British Academy Video Games Awards – Action & Adventure – Indicação;
  • (2014) 10th British Academy Video Games Awards – Audio Achievement – Indicação;
  • (2014) 10th British Academy Video Games Awards – Game Design – Indicação.

Screenshots

Sobre o download

O Tomb Raider (2013) é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado no Steam e na Epic Store. O nosso link de download leva a esta versão. Já na página oficial, encontram-se links para outras plataformas.

Idiomas

  • Áudio: inglês, italiano, alemão, espanhol (Espanha), árabe, polonês e russo.
  • Interface: inglês, árabe, francês, italiano, alemão, espanhol (Espanha), checo, holandês, chinês tradicional, coreano, polonês, português (Brasil) e russo.

Requerimentos em sistema

Mais informações e Tomb Raider

autor, site, canal ou publisher Crystal Dynamics tamanho 12 GB licençaComercial sistemas operacionais compativeisWindows XP/Vista/7/8 download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!