Beholder

Beholder é um jogo de estratégia e adventure de 2016 onde você foi instalado por um estado totalitário como um senhorio com ordens de vigiar seus inquilinos e denunciar quaisquer ações subversivas. Mas você irá obedecer?

9 de novembro de 2021

Beholder é um jogo independente de estratégia e adventure cuja temática revolve em torno de um estado policial totalitário. Foi desenvolvido pelos russos da Warm Lamp Games e lançado originalmente em 9 de novembro de 2016.

Publicado pela Alawar Entertainment e disponibilizado para Windows, Mac, Linux, iOS, Android, Switch, PlayStation 4 e Xbox One, o Beholder foi geralmente bem recebido pela crítica, inclusive sendo nominado a vários prêmios e vencendo muitos deles. Além disso, pelo menos até o momento, conta com dezenas de milhares de análises muito positivas no Steam. No GOG, o game é avaliado com 3,9 estrelas de 5.

O sucesso do jogo foi suficiente para justificar uma sequência, Beholder 2, lançada originalmente em 4 de dezembro de 2018 e com versões para as principais plataformas de sua época. Ao que parece, o Beholder 3 já está sendo apressado.

Vídeos

Acima, temos um trailer oficial em português do Beholder.

Já o vídeo anterior mostra a introdução do game.

Apresentação

Você é um senhorio instalado pelo estado de um país totalitário. Coloque aparelhos de escuta, roube e entre furtivamente nos apartamentos de seus inquilinos. Use o que descobrir para denunciar qualquer pessoa capaz de conspirar contra o estado. É seu dever (segundo o estado)! Mas você irá obedecer?

História e gameplay

Carl é um senhorio instalado pelo governo em um estado totalitário, que o nomeia para espionar seus inquilinos. O jogador pode grampear apartamentos enquanto os inquilinos estão fora, revistar seus pertences em busca de qualquer coisa que possa ameaçar a autoridade do estado e traçar os perfis deles. O estado exige que o inquilino denuncie qualquer pessoa capaz de violar a lei ou planejar atividades subversivas.

O jogo oferece a escolha de seguir os comandos do governo ou ficar do lado das pessoas que sofrem com as diretivas opressoras, o que é algo bem difícil de imaginar na vida real, pois todos os parasitas capangas fazem suas maldades e depois falam que estavam apenas cumprindo ordens dos parasitas chefões. Mas isso é outro assunto…

Cada personagem tem sua própria personalidade, circunstâncias e problemas. Cada decisão que o protagonista toma afeta a maneira como a história se desenrola. O Beholder tem vários finais, cada um deles sendo uma soma das decisões tomadas pelo jogador.

DLCs e expansões

Em 18 de maio de 2017, o Beholder: Blissful Sleep, um DLC no qual o jogador tem a oportunidade de aprender mais sobre o mundo do game e os moradores da casa, foi lançado no Steam.

De acordo com o enredo, o governo emite um projeto de lei denominado “Sonho Abençoado”, que impõe a todos os cidadãos que tenham atingido a idade de 85 anos a eutanásia. O nome do administrador da casa é Hector Medina – quem tem cerca de 65 anos, mas, devido a um erro, sua idade foi corrigida para “85 anos”. O jogador tem uma escolha – submeter-se ao destino e adormecer com um “Sonho Abençoado” ou evitar a eutanásia por vários métodos.

Ao contrário do original, o protagonista não tem família, com exceção do gato e do filho de 30 anos, que trabalha na construção de uma ferrovia ao norte. Neste conteúdo adicional ,se tem a oportunidade de descobrir a história dos moradores da casa que o próximo gerente, Carl Stein, encontrará.

Sinopse

Bem-vindo a um futuro sombrio distópico. Um Estado totalitário controla todos os aspectos da vida privada e pública. As leis são opressivas. A vigilância é total. A privacidade morreu.

Destaques

  • Sua rotina diária envolve fazer do prédio um local ideal para os inquilinos, que vêm e vão. No entanto, isso é simplesmente uma fachada que esconde sua verdadeira missão…
  • Sua principal tarefa é vigiar secretamente seus inquilinos e escutar suas conversas. Vasculhe seus apartamentos enquanto eles estão fora por pertences por qualquer coisa que possa ameaçar a autoridade do estado. Profile-os para seus superiores. Você também deve denunciar qualquer pessoa capaz de violar as leis ou tramar atividades subversivas contra o estado.
  • Você é uma engrenagem em uma máquina totalitária! Mas ainda pode escolher se apegar à sua humanidade e ter empatia pelos outros, em vez de ser um parasita capacho de sociopatas.
  • Vai delatar as atividades suspeitas de um pai e deixar seus filhos órfãos? Ou vai esconder os detalhes sobre suas atividades ilegais e lhe dar a chance de consertar as coisas? Você também pode optar por chantageá-lo para obter o dinheiro que sua família precisa desesperadamente.
  • Conforme você joga, interagirá com muitos personagens e completará dezenas de missões. Também tomará decisões que afetarão como a história se desenrola. Isso levará a um de vários finais do jogo.
  • Lembre-se: suas escolhas têm consequências. E você terá que lidar com elas.
  • É. Isso é tudo mais sombrio do que parece à primeira vista.

Curiosidades

  • O Beholder foi desenvolvido sobre o engine Unity.
  • O jogo foi lançado para PCs em 9 de novembro de 2016. Em 17 de maio de 2017, saiu para iOS e Android. Em 16 e 19 de janeiro de 2018, o Beholder estava disponível no PS 4 e Xbox One, respectivamente.
  • Beholder é inspirado pelas obras distópicas de George Orwell, Aldous Huxley e Ray Bradbury.
  • Em 26 de abril de 2016, o jogo apareceu no Kickstarter, onde coletaram US$ 25.000 para financiá-lo. Entretanto, esse valor nunca foi cobrado e optou-se por encerrar o financiamento antes do prazo.
  • O jogo também foi apresentado no Steam Greenlight e, em 9 de maio, alcançou o 10º lugar entre os projetos submetidos à aprovação da comunidade.
  • Durante a criação do Beholder, os desenvolvedores concentraram-se em jogos como Papers, Please e This War of Mine, bem como nas obras de George Orwell e Aldous Huxley.
  • Em 6 de outubro de 2016, a demo do Beholder apareceu no Steam.
  • Os cineastas russos Nikita Ordynskiy e Liliya Tkach lançaram um curta-metragem live action do Beholder, com o ator russo Evgeniy Stychkin no papel de Carl. O filme foi lançado no YouTube em 1º de fevereiro de 2019. O filme, com legendas para vários idiomas (incluindo PT), pode ser assistido logo a seguir:

Screenshots

Sobre o download

O Beholder é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado para PC (Windows, Mac OS X e Linux) no GOG e Steam. O nosso link para download leva à versão do GOG, a qual vem com garantia de satisfação em 30 dias ou seu dinheiro de volta e sem DRM (não precisa ficar online pra jogar e tal). Para outras plataformas, consulte o site oficial.

Idiomas

  • Interface e legendas: português (Brasil), inglês, russo, francês, alemão, chinês simplificado, italiano, chinês tradicional, japonês, polonês, espanhol (Espanha), holandês, turco e coreano.
  • Áudio: português (Brasil), inglês, russo, francês, alemão, chinês simplificado, italiano, chinês tradicional, japonês, polonês, espanhol (Espanha), holandês e coreano.

Requerimentos em sistema

Veja também

Todos os posts relacionados a Sombrio:
autor, site, canal ou publisher Warm Lamp Games tamanho do arquivo 1,6 GB licençaComercial sistemas operacionais compativeisWindows, Mac e Linux download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!