Tharsis

Tharsis é um jogo de estratégia baseada em turnos de 2016 onde uma tripulação encarregada de investigar um misterioso sinal proveniente de Marte tem sua nave é atingida por uma tempestade de micrometeoróides.

16 de setembro de 2021

Tharsis é um jogo de estratégia baseada em turnos que segue uma equipe de astronautas numa missão a Marte para rastrear um sinal de origem aparentemente extraterrestre. Foi desenvolvido pela Choice Provisions e lançado originalmente em 12 de janeiro de 2016.

Em Tharsis, as partidas são jogadas com dados virtuais simulados e quatro personagens são controlados, tentando consertar problemas com a nave e manter a tripulação viva a cada turno, gerenciando seu cache de dados, saúde e nível de estresse.

Publicado pela própria Choice Provisions e disponibilizado para Windows, Mac OS, Switch e PlayStation 4, o Tharsis foi recebido de divisiva pela crítica. Entretanto, no Steam e no GOG, o game é avaliado de forma ligeiramente positiva por milhares de jogadores.

Vídeos

Acima, temos um trailer oficial do Tharsis.

Já o vídeo anterior é um tutorial básico do Tharsis. Em inglês.

Apresentação

Tharsis é um jogo de estratégia espacial baseado em turnos. Com dados. E canibalismo. O jogo coloca você em controle da primeira missão da humanidade a Marte, assim que ela é atingida por uma tempestade de micrometeoróides. Você deve guiar sua tripulação através de desastres, escassez de alimentos e a natureza imperdoável do espaço, tudo isso enquanto mantém a sanidade em meio a sinais enigmáticos e avisos de Marte.

Desafie as incertezas, faça escolhas difíceis e embarque na mais importante missão da história da humanidade.

Sinopse

Um misterioso sinal proveniente da região de Tharsis, em Marte, nos colocou em uma missão frenética. Quem o enviou? E por quê? Perguntas difíceis, mas nelas reside a solução para a sobrevivência da humanidade.
 
Agora, a milhões de quilômetros de casa, uma tempestade de micrometeoróides nos deixou com uma nave seriamente danificada, dois tripulantes mortos e a suspeita de que esta viagem estava condenada desde o início.

Gameplay

O Tharsis é um jogo de estratégia baseada em turnos que explicitamente usa dados para determinar os resultados das suas ações. Ele permite controlar quatro astronautas com tarefas e habilidades únicas dentro de uma espaçonave fortemente danificada, a Iktomi, após um de seus módulos subitamente explodir. Em todo turno, a situação se deteriora e novos módulos apresentam problemas.

A partida se passa 10 semanas dentro do game, durante as quais o jogador deve tentar chegar a Marte sem que nenhum membro da tripulação morra. No início de cada semana, pelo menos duas partes da nave terão problemas que devem ser resolvidos, caso contrário irão prejudicar a integridade do casco da Iktomi ou a saúde dos tripulantes.

O jogador pode clicar em cada astronauta e designá-los a um determinado módulo para aquele turno e repará-los usando os dados do astronauta. Se um problema não for reparado após todos os membros da tripulação fazerem suas ações, um efeito negativo será desencadeado.

Cada astronauta tem seus próprios pontos de saúde (HP), medidor de estresse e uns poucos dados, que podem ser rolados para reparar um módulo, gerar pesquisa, reunir recursos que dependem do módulo em que está, ou fornecer uma habilidade especial que varia com o membro da tripulação. Cada ação destrói um dado, que pode ser regenerado pelo consumo de alimentos ou por ações especiais. Os problemas só podem ser reparados adicionando dados suficientes para corresponder ao número indicado. No entanto, existem vários tipos de perigos que podem atrapalhar as jogadas, o que só pode ser evitado ganhando “assistências”. Há no máximo três assistências por vez, e uma é consumida para prevenir um perigo.

Além de usar os dados para consertos, cada sala tem um bônus que pode ser ativado fazendo rolagens. Dados extras também podem ser investidos em pesquisas, permitindo que habilidades benéficas sejam usadas posteriormente.

No final de cada turno, você pode escolher projetos para a equipe trabalhar. Normalmente, esses projetos paralelos têm um efeito positivo e negativo. Quanto maior o estresse da tripulação, piores os efeitos negativos, e, se a tripulação ficar louca, eles trabalharão em um projeto paralelo solo com um efeito mais drástico do que o normal, e podem prejudicar a outra tripulação.

A tripulação também pode se alimentar, se houver comida, durante esse tempo. O canibalismo pode ser usado como último recurso caso se esgote o alimento, o que significa que o corpo de um membro da tripulação que morreu no início da partida vai virar rango. No entanto, isso tem consequências negativas significativas para os níveis de estresse e saúde máxima dos personagens, e afeta o final do jogo.

Enredo (com spoilers)

O jogo se passa em um futuro próximo, quando Terra recebeu um sinal misterioso de Tharsis em Marte. Com os cientistas acreditando ser um sinal de vida extraterrestre, a Iktomi é construída, e seus seis tripulantes são enviados ao planeta vermelhopara investigar a anomalia. Dependendo dos personagens usados, a voz do comandante será masculina ou feminina.

No entanto, no meio da missão, a nave é repentinamente atingida por uma tempestade de micrometeoritos que mata dois membros da tripulação, Mapiya Musgrave e J. Cross, e destrói a despensa onde os alimentos são armazenados. Com suprimentos de comida e tripulação limitados, os desastres começam a se espalhar pela Iktomi, e os astronautas são forçados a lutar constantemente para sobreviver.

Apesar de ainda poderem contatar o controle da missão, eles não podem voltar para casa. Durante a viagem, a tripulação decifra os dados enviados de Tharsis e percebe que eles mostram o que parece ser uma cópia exata da tripulação do Iktomi que está em apuros. Sem saber o que fazer com esses dados, conseguem sobreviver até chegar a Marte e lançar a cápsula, enquanto a Iktomi permanece em órbita e é destruída.

A tripulação rastreia o sinal e se depara com um artefato alienígena. De repente, o artefato pisca com uma luz brilhante. Se um ou mais tripulantes da Iktomi estiverem mortos, a liberação de energia do artefato aparentemente mata a todos. Um dos tripulantes consegue sobreviver tempo suficiente para enviar um pedido de socorro, que o artefato envia de volta no tempo, criando um loop causal.

No entanto, se toda a tripulação sobreviver, então um dos membros da tripulação consegue pegar uma pedra e jogá-la no artefato, destruindo-o em uma explosão massiva. O destino final da tripulação fica desconhecido, mas Marte agora fica coberto por uma camada de neve, sugerindo que o planeta agora pode suportar a vida humana.

Destaques

  • Comande a primeira missão tripulada da humanidade a Marte em uma experiência única de estratégia baseada em turnos.
  • Um sistema de eventos dinâmicos que garante que não haja duas partidas de Tharsis iguais.
  • Um modo difícil para aqueles que querem que sua viagem a Marte seja um pouco mais… cheia de morte.

Curiosidades

  • Criado pelo designer Zach Gage e pelo estúdio de desenvolvimento independente Choice Provisions, Tharsis foi criado para imitar a experiência de um jogo de tabuleiro.
  • A mecânica de dados foi usada devido a um percebido ressurgimento da popularidade dos jogos de tabuleiro, bem como devido à singularidade do conceito em videogames. Um desafio notado foi a alta curva de aprendizado da partida, que fez com que as pessoas o abandonassem em vez de assistir ao tutorial ou se aprofundar na mecânica estratégica.
  • Acabou que o Tharsis foi balanceado para fornecer um grau de desafio de forma que os jogadores não pudessem vencer a partida em sua primeira tentativa, mas exigiam tentativas repetidas para conseguir ir mais e mais longe.
  • Este game foi criado sobre o engine Unity, e levou aproximadamente 2 anos para ser concluído.
  • O Tharsis também foi criado a partir do desejo da Choice Provisions de não ser taxado como um estúdio que apenas desenvolveu a série Bit.Trip ou trabalha em um estilo retrô de 8 bits.
  • O estilo de arte de Tharsis foi baseado em designs de ficção científica dos anos 70, como aqueles usados em Space: 1999 e UFO, mas atualizados para serem realistas em um contexto moderno.
  • A trilha sonora do Tharsis consiste em faixas do álbum Half Age EP de Weval.
  • O esquema de cores pastel foi derivado de um xilofone infantil.
  • O lançamento original do jogo, o que se deu a 12 de janeiro de 2016, foi feita para Windows, Mac, PS 4 e Switch.
  • De acordo com uma entrevista com Mike Roush, cofundador da Choice Provisions, a inspiração original para Tharsis foi a história do navio baleeiro Essex, que foi afundado por uma baleia, forçando a tripulação a recorrer a tentativas desesperadas de se manter vivo, incluindo o canibalismo. O game também foi inspirado na missão Apollo 13 e no fato de que eles foram forçados a usar utensílios domésticos incomuns para manter o purificador de ar da espaçonave.

Screenshots

Sobre o download

O Tharsis é um jogo normalmente pago que pode ser obtido para PC nas lojas do GOG e Steam (Windows e Mac) e Epic (Windows). A versão do game que temos disponível para download aqui é a do GOG, que vem sem DRM (dá pra jogar sem precisar de ficar online e tal) e com garantia de 30 dias de satisfação ou seu dinheiro de volta.

Idiomas

  • Áudio: inglês.
  • Interface: inglês, alemão, português (Brasil) e espanhol (Espanha).

Requerimentos em sistema

Veja também

Todos os posts relacionados a Ficção científica:
autor, site, canal ou publisher Choice Provisions tamanho do arquivo 177 MB licençaComercial sistemas operacionais compativeisWindows e Mac (64-bit) download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!